2.5.11

ACS, ACE e Reintegrados

Por Claudia Maria

As três siglas acima são de agentes. Todos eles tem como responsabilidade o combate à endemias, cada um dentro de sua área de atuação. Somados dão quase 2 mil pessoas. Isso nos dá uma idéia de que estamos bem no setor. Ledo engano. Apesar de todos serem trabalhadores, de todos estarem investidos da responsabilidade de servidor (o nome já diz: aquele que serve), não se entedem. As chefias pouco se falam e, o pior, são escolhidas conforme critérios políticos. O pior ainda! Entre eles existe uma rivalidade que beira à ignorância!
Os reintegrados, porque são federais, ganham um salário muito mais alto. Acompanhei a história deles e posso dizer: lutaram muito para conseguir os direitos. Mas, depois de 20 anos de luta parecem ter esquecido o que significa ficar em casa olhando os filhos sem ter como sustentar a família. Poderiam ajudar os colegas de profissão, mas, ao contrário, alguns até atrapalham. Muitos estão trabalhando com políticos e afastados das funções outros só enxergam o próprio umbigo e só alguns ainda têm uma visão de estão todos no mesmo barco.
Esse post pretende chamar atenção, primeiro das autoridades, que deveriam dar mais valor ao agente que está nas ruas, combatendo a dengue e outras pragas e depois aos próprios trabalhadores. Enquanto pensarem separadamente, enquanto não se ajudarem, todos continuam com problemas e a população fica relegada à segundo plano.

3 comentários:

Unknown disse...

Falando nisso....fiquei sabendo hoje de fontes seguras de que a coordenação do CVA vai mudar...ééé quem achou que estava seguro se enganou!!!! Pois está de volta o casal que encomodou muita gente!!!
Tem gente grande brigando por eles...e em breve ...volteiiiiiii!!!!!
Quero ver a cara de quem os tratou mau e quem disse que eles nunca mais voltariam!!! Eu, apoio o retorno pois só com eles o CVA vai andar...vcs tiveram provas disso!!!
Vamos lá moçada...aguardem!!!!

Unknown disse...

Haaaaa esqueci de dizer o nome do casal...
Gilmar Ferreira e Márcia do Gil.
Bôa sorte ao casal!!!

Fernanda Souza disse...

Olá!!

Vale lembrar que os Agentes comunitários e saude, além de auxiliar, no combate a vetores,( pq quem de fato realiza esse trabalho são os aces), também trabalhamos com os grupos específicos:
Diabéticos, hipertensos, gestantes, acamados, pesamos as crianças menores de 2 anos e acompanhamos o cartão de vacina, tb, hanseniano e tantos outros que se considere dentro da promoção em saúde...
INCLUSIVE fazemos o acompanhamento do bolsa família e o PSE (que é programa de saúde na escola).

Temos mesmo que nos unir...

Abraços...