27.5.11

Secretarias "na pista pra negócio"‏

Por Emplumadinho

Depois das notícias da visita de Marcelo Alencar à prefeita Sheila Gama e do oferecimento da Secretaria de Cultura à Professora Marli, resolvi fazer um levantamento sobre as secretarias e autarquias municipais de Nova Iguaçu disponíveis para serem preenchidas por "novos aliados" do governo. Cheguei à seguinte lista:

1)Meio ambiente - a atual titular é Elane Frossard Barbosa. A SEMAM vem sendo muito criticada por quem é do ramo e não possui nenhum partido para protegê-la;

2)Cultura e Turismo - não tem nem secretário efetivo. A atual comandante é Silvia Regina Pereira de Andrade, que foi "designada" para o cargo interinamente. Não à toa foi a primeira pasta oferecida, em troca da confirmação do apoio do PT. A Professora Marli até aceitou, mas não quer sair da Câmara de Vereadores e se dispôs apenas a indicar o novo secretário;

3)Coordenação Política e Institucional - seu secretário atual é Alcemir Gomes Moreira, irmão do Altamir. Como é "da casa", é relativamente fácil nomeá-lo "Assessor Especial do Prefeito", que ainda tem sete vagas a serem preenchidas, ou mesmo "Consultor Geral" ou "Coordenador Geral". Todos estes cargos têm status (e salário) de secretário, e não estão preenchidos. Aliás, pra quem não conhece, a SEMCOPI ocupa apenas uma sala, que não deve ter 10 metros quadrados e possui apenas duas mesas. Agora, cargos para nomear, certamente tem muitos;

4)Obras - quem responde pela pasta atualmente é o secretário de governo, Marcelo de Melo Silva. Esta pata tem poucos cargos e ao contrário da SEMCOPI não tem nem uma salinha. Ela é responsável apenas pelas obras feitas com recursos próprios da prefeitura, ou seja, quase nada. Para se ter uma ideia, o orçamento da secretaria da cidade, responsável pelas obras do PAC, é de quase 235 milhões de reais, enquanto que o da SEMOB é de pouco mais de R$ 1 milhão.

5)CODENI - outra pasta sem titular. Atualmente, o secretário da cidade, José Rogério Bussinger Namen, responde por ela. Só é atrativa pelos cargos que tem, porque não tem mais máquinas, equipamentos, mão de obra nem matérias primas. Tudinho é feito por licitação. Por que será ?

6)EMLURB - apesar de também ter um presidente interino, João Gomes Deiro Duarte, eu não posso incluí-la na lista das secretarias "negociáveis", simplesmente porque ela é a responsável pela atrativíssima licitação (ou não) do lixo, sendo por isso estratégica para o governo.

Por enquanto, os "candidatos" a secretário são a Professora Marli, do PT, e Maurilio Manteiga, do PSDB, que certamente será a indicação de Marcelo Alencar. Como da Professora já falei, agora é a vez de Maurilio.

Pelo perfil do futuro secretário, ele poderia ser o titular da CODENI ou das pastas de Obras e Coordenação Política. Isto vai depender do seu peso político. Se tiver muita força, leva a CODENI e todos os seus cargos; força média, a CODENI com alguns cargos; pouca força, Obras; pouquíssima força, articulação política.

Digo que a Articulação Política é a pasta mais fraca simplesmente porque a sua função já é exercida, e muito disputada, pelos poderosos secretários Marcelo e José Rogério. Com certeza, o novo secretário de articulação política será como Alcemir Gomes: terá a caneta, mas ela não terá tinta.

Senhores, façam suas apostas. Eu já fiz as minhas...

Nenhum comentário: