16.5.11

Email do leitor

Dia 17 de maio é dia internacional de combate a homofobia
Entre 1948 e 1990 a Organização Mundial de saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS, aprovou a retirada do código 302.2 (homossexualidade) da classificação internacional doenças (CID), declarando que a homossexualidade não constitui “doença, distúrbios, ou perversão”. A nova classificação entrou em vigor em 1993. Essa conquista, portanto, foi um marco para a luta contra a homofobia no mundo.
Apesar deste importante reconhecimento da homossexualidade como mais uma manifestação da diversidade sexual, as lésbicas, os gays, os bissexuais, os travestis e os transexuais, ainda sofrem cotidianamente atos de todo tipo de intolerância, que vai desde a impossibilidade de se cadastrar e conseguir os benefícios dos programas sociais, até o cúmulo dos assassinatos, fazendo-nos lembrar que o Brasil bate recorde de assassinatos de homossexuais por motivo de preconceito, crimes estes, que a anistia internacional classifica como “ crimes de ódio”. A homofobia pode ser compreendida como medo, aversão e ódio irracional em razão da orientação sexual e identidade de gênero.
Esta é a realidade em Nova Iguaçu;
1- Adolescentes gays, lésbicas e travestis estão sendo expulsos de casa pelos seus pais/ ou responsáveis os mesmos estão indo direto para as drogas e prostituição.
2- A maioria de mulheres lésbicas não conseguindo um emprego formal por causa da lesbofobia( preconceito ás mulheres lésbicas) restando apenas ser camelô, ou guardete de carro.
3- A Maioria dos homossexuais de Nova Iguaçu não tem casa própria, vivendo de favor, abrigados em casa de amigos, centros espíritas, dentre outros.
4- A comunidade LGBT (lésbicas, gays bissexuais travestis e transexuais ainda são vitimas de discriminação quando procuram os equipamentos de saúde ( posto medico, hospital, etc.
5- No Brasil á cada dois dia uma pessoa é assassinada por causa da homofobia sem que os assassinos sejam punidos.
6- Queremos; 1 a instalação urgente do centro de referencia de nova Iguaçu de combate a homofobia. Segundo o secretario da Semaspv ( Dr Sebastião Berriel e do Superintendente Dr. Claudio Nascimento, a inauguração será no dia 28 de junho.
2- Inclusão dos homossexuais nos projetos sociais do Estado e Município; Minha casa minha vida, pro jovem trabalhador, dentre outros.
3 A criação de uma coordenadoria LGBT dentro da secretaria de saúde de Nova Iguaçu, dentre outras reivindicações. AFETO NÃO É CRIME E O AMOR NÃO MATA
O que mata é a incompetência dos governantes e a inércia da sociedade em continuar fingindo que não sabe e não ver os crimes praticados contra os homossexuais no município de Nova Iguaçu e adjacências.
Grupo 28 de junho de Cidadania LGBT
O
Reunião toda sexta feira 19horas, Centro cultural Sylvio Monteiro – Rua Getulio Vargas 51 Nova Iguaçu centro Tel.; 3628785- 88093507- 93028740- 7136008 Grupo28dejunho@yahoo.com.br, noticiasgrupo28dejunho.blogspot.com/ eugenio28.blogspot.com/

Um comentário:

Elaine Pernambuco disse...

Realmente a criação de um Centro de Referencia de Nova Iguaçu de combate a homofobia e de uma coordenadoria LGBT na Secretaria de Saúde de Nova Iguaçu seria de grande importância, uma demanda realmente urgente. Além disso, o debate deve ser ampliado na sociedade, inclusive fazendo valer a orientação dos parâmetros curriculares que trazem apresentam a necessidade de inclusão do tema de forma curricular em sua transversalidade nas escolas.