18.5.11

"É PRECISO TER ESTÔMAGO"

Por Carlos Gilberto Triel

Na quarta-feira passada, o Senado brasileiro aprovou o decreto legislativo nº 115 que revê o Tratado de Itaipu e que reajusta de 120 para 360 milhões em favor do Paraguai, refazendo o contrato para a construção da usina em que este país não gastou um só centavo.

Sendo assim, o Brasil triplicou a taxa anual paga ao Paraguai pela cessão de energia gerada na usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

O senador Lindberg Farias recorreu ao sentimento de pesar pela tragédia que abateu o Paraguai que teve 75% da população dizimada por Brasil, Uruguai e Argentina, para justificar o seu voto a proposta de conceder os benefícios da receita de Itaipu.

Dava gosto ver o ex-prefeito iguaçuano Lindberg Farias defendendo o direito dos paraguaios em receber o reajuste, e o ponto alto ao dizer que a guerra de 1864 foi uma página triste da história e ele como brasileiro não tinha motivos de se orgulhar dessa época.

Foi preciso que elegêssemos esse danado de cabra bom, sobressaltado pela violência daquela guerra infame, e que agora de consciência cândida se mostra obstinado em reparar os crimes dos nossos antepassados facilitando a vida do sofrido povo paraguaio.

Interessante é que o senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, disse nessa mesma sessão de votação que, o Paraguai não é o país coitadinho que demonstra ser, muito pelo contrário.

E a considerar o seu índice de qualidade de vida atual, segundo o IDH, que tem como objetivo medir o grau de desenvolvimento econômico de regiões, deixa para trás estados como o Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe e, a própria Paraíba do senador do Rio.

Movidos por intenções ainda não totalmente esclarecidas, o governo superpõe essa balinha na boca aos paraguaios à harmonia de convivência com os países do MERCOSUL .

Afinal, uma ninharia que será cobrada nas próximas contas de luz dos brasileiros.

As informações de sua assessoria sobre essa parte da história permitiram a um político do nível de Lindberg Farias todas as macaqueações de pesar aos mortos de 1864 e, nem uma só gota de lágrima aos que estão morrendo com o mal que deixou em Nova Iguaçu.

E esse mal, se junta à subserviência dos Gamas a política rasteira dos que conduzem os postos de saúde. É muita cara de pau se ajoelhar em atitude cristã e, ao mesmo tempo permitir que o único hospital infantil da cidade não atenda suas crianças.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta de segunda a sexta 9:45 da manhã na www.tropical830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.

Um comentário:

Daniel disse...

Dois vídeos de protesto de um agente de saúde NÃO NOMEADO:

http://www.youtube.com/watch?v=r5hllSIsLts

http://www.youtube.com/watch?v=gnlf_Aso5ng