11.5.11

Prorrogação dos contratos temporários

Por Emplumadinho

Ontem, a Câmara de Nova Iguaçu aprovou a prorrogação dos contratos de 830 trabalhadores, entre merendeiras, auxiliares de merendeiras e vigias, que venceriam hoje e agora vão até, pelo menos, 31 de dezembro deste ano. Estes profissionais foram contratados no ano passado, e trabalham nas escolas públicas municipais.

Também ontem foram prorrogados pelos vereadores 3.218 contratos temporários de funcionários da secretaria de saúde, que venceram em 7 de maio e agora irão até 31 de dezembro de 2011.

Lógico que o ideal seria a realização de um concurso público, mas para contratação de funcionários que se tornem EFETIVOS mesmo, não como no concurso da CODENI, o último realizado pela prefeitura. Para quem não lembra, foi feita uma grande publicidade em torno deste concurso, e até agora poucos dos convocados assumiram seus postos, por um simples motivo: eles seriam contratados pela CLT, ou seja, como carteira assinada, sem estabilidade e com os mesmos riscos de demissão que os funcionários da iniciativa privada.

Todos sabemos que o principal atrativo de um concurso público é a segurança que ele pode proporcionar, porque os salários são baixos se comparados à iniciativa privada. Então, quando não há estabilidade, o emprego público deixa de ser atraente.

Basta vermos a quantidade de publicações que aparecem com frequência no diário oficial da prefeitura de professores e concursados da área da saúde de 2007 que pedem exoneração para percebermos que algo está muito errado nestes concursos. Aliás, acho que o que interessa mesmo não é preencher os cargos com concursados, e sim receber a taxa de inscrição...

Um comentário:

jairo-pintor disse...

por falar na codeni, eu passei em 5º lugar para o cargo de pintor predial, e já era concursado no cargo de acs desta prefeitura, fiquei feliz com minha convocação pois tnha a possibilidade de ganhar o dobro do que ganho,mas, a alegria logo se tornou em tristeza quando vi as condições de trabalho o salário era maior,mas não tinha estabilidade pelo regime clt,as condições de trabalho são precárias,imagine que os funcionários são tranportados em caminhões, tipo bóia fria,pau de arara, pelo nr 15 a profissão é insalubre mas eles não pagam,também me disseram que eu tinha, como todos os concursados, que trabalhar mais quatro horas semanais,inclusive tinha que assinar um termo e segundo eles quem não cumprisse seria demitido por justa causa foi o que me disseram e o que me dasanimou,mas no edital dizia "quarenta horas semanais" eu cheguei a assinar e quase abri a conta,mas, aí eu pensei bem " ou eles não querem os concursados, pois nenhum deles eram, ou eles não respeitam um profissional, ou os dois..." então no dia de dar o exercício eu recolhi meus documentos e dei no pé, continuei como acs, melhor o pouco certo do que um pouco mais duvidoso! eu ainda tinha essa opção, e os pais de famílias que ainda estão por lá?!