20.5.11

"TANTOS SONHOS POR NADA"

Por Carlos Gilberto Triel

A presidenta Dilma no último dia 11 falando para uma platéia de prefeitos que foram a Brasília atrás de dinheiro, mostrou-se com um quê de constrangimento e outro de impaciência. Não é para menos, ter que discursar para pessoas assim muito... Espertas.

Aqui em Nova Iguaçu, Sheila Gama dá mostras de que não aprova algumas indicações do seu consorte. Exonerações moralizadoras mostraram que ela não tem mais tanta paciência, contudo, ainda é obrigada a conviver com pessoas assim muito... Ingênuas.

A diferença de Dilma e Sheila é que a primeira assimilou rápido os jargões do seu antecessor: jogador perna de pau, não precisa de marcador, a bola faz o serviço. E Palloci está sendo fritado porque se achou o melhor, ou o mais esperto, do que realmente era.

Em Nova Iguaçu o problema é maior porque o “craque” da Sheila mora no mesmo teto. As indicações do seu prefeito consorte não permitem que ela possa contar com a derrocada da ruindade. Quando sai um, ele põe outro pior ainda.

Sem os recursos de governo estadual e federal, devido o não cumprimento de prestação de contas das obras do PAC, a prefeita se vê engessada e, nem pode por isso pragueja Lindberg, até porque quando vice, ela tacitamente foi governo, mesmo sem nunca ter sido.

Daí não poder dizer que Santo Antônio a enganou porque assim é a regra do jogo político. Embora, se saiba que na prática essa máxima vai até o número X, depois disso, o ventilador está aí mesmo para o que der e vier.

O seu cobertor está ficando cada vez mais curto. As gentilezas das senhoras que dela se aproximam em festas e inexpressivas inaugurações estão sendo substituídas por indiferenças e em manifestações isoladas de apupos.

E uma das decorrências dessa onda que ameaça se espalhar e virar um tsunami de vaias está nas correntes desabonadoras à prefeita feitas pelos agentes de saúde concursados e aprovados desde 2007 e que até hoje sonham ser convocados.

É uma pena que uma moça tão bonita tenha vindo à Nova Iguaçu somente para cuidar da folha do funcionalismo e da limpeza pública. Será que foi só com esse modesto sonho que se deu ao trabalho de vir aqui para ser prefeita?

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta de segunda a sexta 9:45 da manhã na www.tropical830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.