31.5.11

“O LAVADOR DE ALMAS”

Por Carlos Gilberto Triel

Ouvindo Gabriel Barbosa se insurgir pela Rádio Tropical, contra os revoltados pela “incompetência da prefeita de Nova Iguaçu”, têm-se a idéia do que se gasta em promoção pessoal para se manter bom, bonito e feliz diante da opinião pública, no Brasil e nos EUA.

O New York Time tira um milhão de exemplares aos domingos. Não chega nem perto da audiência do comunicador Rush Limbaugh: 20 milhões de ouvintes; o sujeito que ressuscitou o AM nos EUA. Um simples abraço dessa fera nas ondas do rádio custa ao cliente uns 300 mil dólares.

No Brasil, o padre Marcelo Rossi, tem uns 380 mil ouvintes nessa faixa do dial. Mas o santo homem, não faria uma coisa dessas, como disse, é um santo. Talvez, se visse o nobre prefeito consorte, ajoelhado, alma constrita, como no dia da festa da cidade, quem sabe um alô ou mesmo abraço de graça.

Mas, o fato é que Gabriel Barbosa fala nas manhãs da Rádio Tropical ao custo zero. Impassivelmente chapa branca na defesa da prefeita; mantém o prestígio apesar da cara de pau de defender o que só ele vê. Tanto que sua audiência no Ibope bate com sobras os jornais da região, inclusive o Extra.

Guardadas as proporções do Estado em relação à Baixada, fatores como os da Serra do Madureira impede outras rádios, inclusive as FM sejam ouvidas em Nova Iguaçu e, a danada da sorte proporciona ao radialista uma condição privilegiada por essa circunstancia de área de apagão nas suas concorrentes.

E por ironia essa significativa audiência é subestimada no próprio governo. Gabriel consegue dentro do seu espaço de ação neutralizar em diversas ocasiões a militância partidária, porque usa como mecanismo essencial a mesma estratégia dos opositores, ou seja, atemoriza com o igual veneno.

E fica todo o staff da prefeita dando murro em ponta de faca, insistindo em medir forças com o poder substantivo, infiltrado na administração pública que, boicota, exige direitos inexistentes e, que redireciona os insatisfeitos das causas justas, às maria-vai-com-as-outras que se deixam manobrar.

E é aí que o Sr. Aluisio Gama bate cabeça querendo saber onde foi que errou - por que não dá certo aquilo que foi litúrgico em 90? E se pergunta a si e ao pai eterno, pela política trocada em miúdos, dos vereadores subprefeitinhos, do povo bobo interagindo! Aqueles anos foram perfeitos!

Aquilo acabou, senhor. Só se renasce das cinzas, a lenda. Naquela época a direita se gabava que ganhar uma eleição era ter o poder. O tempo passou, e se ganhar fosse mesmo ter o poder, Collor não seria derrubado. Hoje, é essa militância aguerrida do PT que destrona quem quiser e aonde estiver.

Repete com Sheila Gama a mesma coisa da Yeda Crucius no Rio Grande de Sul. A militância do PT saiu da cúpula mas não da administração; e sempre mais atuante. E não vai ser agência de publicidade, para falar de um trem suspenso, como nova imagem de governo que restaurará o estrago.

O último esculacho em frente ao Paço tende a crescer . Quem nesse governo tem peito e disposição para encarar todo esse paradigma das almas de bem e de almas penadas? Vereadores cada vez mais insaciáveis, um executivo omisso e capenga ou uma prefeita a beira de um ataque de nervos? Pensem nisso.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.www.tropical830am.com.br

Pegando fogo

Por Claudia Maria

Há poucos minutos funcionários da Prefeitura sairam com vários documentos do prédio onde funcionava o Direitos Humanos da igreja católica. A informação é de que serão queimados. A notinha é apenas um registro.

A água não tem nada de azul

Por Claudia Maria

Desculpem o trocadilho infame, mas quanto mais fico sabendo mais percebo que nossos políticos estão cada vez piores. Esqueceram o princípio básico da Política: "uma arte que tem como objetivo principal o bem comum" e partiram para o individual. Não é segredo para ninguém que os postos de saúde estão loteados entre os vereadores. Pois bem, outros serviços também estão. Um deles é a iluminação pública. Moradores próximos ao KM 32 contam que quando queima a luz do poste não podem reclamar diretamente no órgão que lhes é de direito, nem falar diretamente com o funcionário que estiver, por acaso, trocando alguma outra lâmpada no bairro. Eles precisam falar com a vereador Wilma Água Azul!!! Isso mesmo, é ela quem tem de autorizar o serviço. Caraaaaca! Esse assistencialismo está cada vez pior. Será que os vereadores não percebem que existem outras maneiras de fazer política? É lamentável!

Valeu, Luisa !‏

Por Emplumadinho

Nossa amiga Luisa tem razão, fui eu quem fez confusão: a prefeita tem 15 dias para se manifestar sobre projeto enviado pela Câmara. Trinta dias úteis quem tem é o presidente da Câmara, para enviá-lo à análise da prefeita.

Obrigado, Luisa, e desculpe a falha...

30.5.11

Sobre o Antonio e o Emplumadinho

Por Claudia Maria

Calma aê que estamos do mesmo lado!!! Por falar nisso, amanhã é dia da vigilia dos servidores em frente à Prefeitura e a turma deve mesmo entrar em greve. O Sindicato enviou ofício à todas as secretarias avisando apenas no Controle de Vetores o documento não foi aceito. O sr. Claudio, responsável pelo setor, mandou devolver. O que é engraçado é que Claudio faz parte dos chamados reintegrados, aqueles que fizeram várias paralisações, correram atrás de ministros, jogaram bolinhas de papel, reivindicaram de todas as formas até que conseguiram seus direitos. Será que agora, que alguns estão no governo, esqueceram o que é Democracia. Aproveito para dar um alô ao vereador Marotte!

Comentando o comentário sobre o comentando...‏

Por Emplumadinho

Acho que não fui bastante claro, assim, pela reação do senhor ANTONIO PERES BARBOSA, parece que o meu comentário sobre a nota do Sindicato não foi compreendida como seria a minha intenção. Não quis ensinar ao ilustre sindicalista , "Servidor concursado no cargo de Administrador", como tramitam as proposições na Câmara, pois sei que ele é conhecedor disto. Meu esclarecimento foi para muitos de nossos leitores, que não sabem que qualquer lei aprovada na Câmara deve ser sancionada ou vetada pela prefeita em 30 dias úteis.

De qualquer forma, parece que ambos concordamos que os servidores da prefeitura merecem o mesmo tratamento que os da câmara.

Quanto ao meu "anonimato", já expliquei aqui mesmo que, sem ele, não teria tanto acesso às informações que neste espaço compartilho. Mas, se alguém se incomoda, pode me chamar de João Pedro, Zé das Couves, Rui das Vassouras ou César Ribeiro. Tanto faz. Tenho um nome comum igual ao teu, senhor ANTONIO.

De qualquer forma, não é o nome que faz a pessoa, são as suas atitudes...

Comentando "PR e Bornier"‏

Por Emplumadinho

Muita gente com quem conversei considera impossível a união de Garotinho e Bornier no ano que vem. Argumentam que Sergio Cabral nunca permitiria que isto acontecesse, em qualquer cidade do estado.

Mas esta aliança pode, sim, ser concretizada, sem que Bornier perca o mandato por infidelidade partidária: bastaria ele sair do PMDB e ingressar no PL, que, conforme eu disse alguns dias atrás, está para ser "recriado" por Garotinho.

Sobre a nota do Emplumadinho

No dia 25/05 o Sr. "Emplumadinho" publicou uma nota sobre a CARTA ABERTA emitida pelo SindSMUNI, sendo assim, como conhecedor do trâmite administrativo que deve percorrer um projeto de lei, achei desnecessária tal nota, e esclareço que: O que me causa revolta e indignação é o fato de a Exma. Sra. Prefeita sancionar um segundo Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores do legislativo iguaçuano em menos de 3 anos.
Enquanto isso, os Servidores do executivo continuam ganhando em sua grande maioria menos que um salário mínimo sem que tenham sequer um pequeno afago do Legislativo no sentido esboçar uma simples recomendação, sugestão ou manifestação de apoio a um reajuste salarial à Sra. Prefeita.
Seria muito digno da parte dos Srs. integrantes do legislativo municipal, em especial da Comissão dos Servidores Públicos da Câmara, que intercedessem em prol dos Servidores do Município e viessem demonstrar seu apoio e solidariedade a nossa causa. O que certamente não ficaria tão ruim para a sua imagem quanto à autorização para contratação de mais de 3.000 servidores SEM CONCURSO PÚBLICO, dada ao executivo no ultimo dia 21.
Não vou me esconder atrás de pseudônimos e nem de anonimato. Chamo-me ANTONIO PERES BARBOSA, sou Servidor concursado no cargo de Administrador, que teve seu pedido de paridade com o Administrador da Camara negado, apesar de possuir a mesma função, exercer as mesmas tarefas, possuir a mesma formação, mas que ganha menos que um salario minimo enquanto que na Câmara de Vereadores se paga mais de R$2.000,00 para o mesmo cargo.

28.5.11

Agora é oficial

Por Emplumadinho

A secretaria de esporte e lazer de Nova Iguaçu foi entregue ao Fausto 100% assim que Sheila Gama assumiu a prefeitura, e ele preferiu nomear sua esposa. Pois no diário oficial de 28 de maio, sábado, foi publicada a troca, e Fausto assumiu oficialmente a sua pasta. A partir de agora, sua campanha para vereador começou. A julgar pelo pouco dinamismo, precisará de ajuda para movimentar a pasta...

Explicando

Por Emplumadinho

Quando falei da aproximação de Lindberg e Crivela, foi por uma simples razão: Lindberg tem que oferecer apoio em 2012 em troca de apoio em 2014, quando virá candidato a governador. Assim, fará uma aliança em que terá que fazer a sua parte primeiro, logo, não pode confiar em quem não costuma cumprir seus compromissos.

Neste contexto, vamos pensar: com quem ele pode contar ? Crivela, Bornier, Rogerio Lisboa, Walney ou Aloisio Gama ? Vocês, que já conhecem a fama de cada um, podem arriscar...

Será. será ?‏

Por Emplumadinho

Ontem, na televisão, no programa do PT, Lindberg Farias (o prefeito eu chamo Lindb-ARGH, mas o senador ainda deve ser avaliado) citou Marcelo Crivela com muita ênfase e carinho. Será o indício de uma aliança em 2012 ?!?!?!?

Código Florestal‏

Por Emplumadinho

Uma vergonha este novo Código Florestal aprovado pelos Deputados em Brasilia. Liberou até plantações e pastos em áreas de preservação ambiental ! Não é à toa que o deputado Marcelo Freixo (PSOL) disse sobre o relator do código, Aldo Rebelo (PCdoB): "Temos o primeiro caso de comunista transgênico: Aldo Rebelo, o garoto-propaganda dos ruralistas brasileiros".

Com a palavra, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Nova Iguaçu, que tem como membro: Fernando Cid, do PCdoB.

Vejamos se o Senado conserta esta pixotada dos deputados...

27.5.11

Faltou dizer‏

Por Emplumadinho

Em "na pista pra negócio" logo ai abaixo, esqueci de uma secretaria: a da Juventude está vaga desde a exoneração do Batata...

Secretarias "na pista pra negócio"‏

Por Emplumadinho

Depois das notícias da visita de Marcelo Alencar à prefeita Sheila Gama e do oferecimento da Secretaria de Cultura à Professora Marli, resolvi fazer um levantamento sobre as secretarias e autarquias municipais de Nova Iguaçu disponíveis para serem preenchidas por "novos aliados" do governo. Cheguei à seguinte lista:

1)Meio ambiente - a atual titular é Elane Frossard Barbosa. A SEMAM vem sendo muito criticada por quem é do ramo e não possui nenhum partido para protegê-la;

2)Cultura e Turismo - não tem nem secretário efetivo. A atual comandante é Silvia Regina Pereira de Andrade, que foi "designada" para o cargo interinamente. Não à toa foi a primeira pasta oferecida, em troca da confirmação do apoio do PT. A Professora Marli até aceitou, mas não quer sair da Câmara de Vereadores e se dispôs apenas a indicar o novo secretário;

3)Coordenação Política e Institucional - seu secretário atual é Alcemir Gomes Moreira, irmão do Altamir. Como é "da casa", é relativamente fácil nomeá-lo "Assessor Especial do Prefeito", que ainda tem sete vagas a serem preenchidas, ou mesmo "Consultor Geral" ou "Coordenador Geral". Todos estes cargos têm status (e salário) de secretário, e não estão preenchidos. Aliás, pra quem não conhece, a SEMCOPI ocupa apenas uma sala, que não deve ter 10 metros quadrados e possui apenas duas mesas. Agora, cargos para nomear, certamente tem muitos;

4)Obras - quem responde pela pasta atualmente é o secretário de governo, Marcelo de Melo Silva. Esta pata tem poucos cargos e ao contrário da SEMCOPI não tem nem uma salinha. Ela é responsável apenas pelas obras feitas com recursos próprios da prefeitura, ou seja, quase nada. Para se ter uma ideia, o orçamento da secretaria da cidade, responsável pelas obras do PAC, é de quase 235 milhões de reais, enquanto que o da SEMOB é de pouco mais de R$ 1 milhão.

5)CODENI - outra pasta sem titular. Atualmente, o secretário da cidade, José Rogério Bussinger Namen, responde por ela. Só é atrativa pelos cargos que tem, porque não tem mais máquinas, equipamentos, mão de obra nem matérias primas. Tudinho é feito por licitação. Por que será ?

6)EMLURB - apesar de também ter um presidente interino, João Gomes Deiro Duarte, eu não posso incluí-la na lista das secretarias "negociáveis", simplesmente porque ela é a responsável pela atrativíssima licitação (ou não) do lixo, sendo por isso estratégica para o governo.

Por enquanto, os "candidatos" a secretário são a Professora Marli, do PT, e Maurilio Manteiga, do PSDB, que certamente será a indicação de Marcelo Alencar. Como da Professora já falei, agora é a vez de Maurilio.

Pelo perfil do futuro secretário, ele poderia ser o titular da CODENI ou das pastas de Obras e Coordenação Política. Isto vai depender do seu peso político. Se tiver muita força, leva a CODENI e todos os seus cargos; força média, a CODENI com alguns cargos; pouca força, Obras; pouquíssima força, articulação política.

Digo que a Articulação Política é a pasta mais fraca simplesmente porque a sua função já é exercida, e muito disputada, pelos poderosos secretários Marcelo e José Rogério. Com certeza, o novo secretário de articulação política será como Alcemir Gomes: terá a caneta, mas ela não terá tinta.

Senhores, façam suas apostas. Eu já fiz as minhas...

PR e Bornier

Por Claudia Maria

O deputado federal Nelson Bornier vai ter uma ajuda extra nas eleições para prefeito. Garotinho já garantiu o apoio. Pelo jeito será a única cidade da região em que o PMDB terá apoio do PR.

Festa

Por Claudia Maria

Ontem foi o lançamento oficial da revista do Extra Baixada. Foi um bom momento no Mont Blanc onde foi possível rever amigos e trocar idéias. A revista Baixada e a página diária sobre a região, demonstram algumas coisas. Uma delas é que o jornal entendeu a importância política e econômica da Baixada. Ontem, a chefia do jornal estava quase completa do Mont Blanc, o que também mostra prestígio. A maioria dos prefeitos compareceu, também o vice-governador Pezão, que aproveitou para falar de investimentos.
O Extra vem ocupar um lugar deixado vago pelo jornal O Dia. Tive o privilégio de trabalhar na empresa na época em que a Baixada tinha 7 páginas diárias e sei que aquele jornalismo fez a diferença. Agora voltamos a ter essa oportunidade com o Extra e esperamos que o pessoal de o Dia entenda que é um mercado interessante para se investir e volte com a sucursal Baixada.
Enfim, foi um dia (ou melhor) uma noite para se comemorar. Passamos a viver novos tempos no jornalismo da região. Desejo muita sorte a equipe: as duas Cintias, Marcos Nunes, Aline Custodio e Elayne Cirne na chefia. Esse blog está à disposição.

26.5.11

Morte no posto de Saúde

Por Claudia Maria

Uma senhora morreu hoje cedo quando tentava atendimento no posto de Saúde do Ouro Fino. Sabemos que lá não é emergência mas esse posto já tem se mostrado problemático. É de lá que surgem várias denúncias dando conta de que tem uma mulher misteriosa que desvia exames e fichas de consulta.

Saúde zero

Por Claudia Maria

Apesar de algumas afirmações ao contrário, o Prontonil continua não atendendo crianças de Nova Iguaçu. Espantosamente parece que o Conselho tomou alguma atitude. Estou checando e depois posto alguma coisa. Mas, o que me intriga é onde está Mauro Terra? Durante algum tempo representou as clínicas e laboratórios conveniados, chegou a dar algumas entrevistas para Imprensa no governo Lindberg sem noção de Farias e agora sumiu. Quando um governo fecha hospital para atendimento de crianças é hora de todos aparecerem. Não é só Mauro Terra que virou Wally. Os vereadores também precisam tomar um posicionamento. A Justiça também precisa se posicionar. Se nada for feito qual será o próximo, o Oncológico, a clínica de doentes renais?

25.5.11

"AMIGOS PARA SEMPRE"

Por Carlos Gilberto Triel

Tem de tudo nessas festas da ACINI, dum renascido Bornier ansioso em se mostrar mais vivo do que nunca, ao aspirante a tribuno Walney Rocha que reinventou a roda revelando a importância do comércio local, do qual ninguém sabia.

O presidente da Câmara sem muito que dizer destacou a presença da companheira do seu novo partido, a deputada Rosangela Gomes, que ao discursar teve piedade para com os presentes não se intitulando a deputada do bispo Crivela.

Anunciada como Sheila “Grama” pelo mestre de cerimônia, a prefeita insistiu no projeto trem suspenso como fato novo, e quem sabe, sua redenção política. Em alusão a Lindberg, disse que se soubesse o que sabe agora, não assumiria o cargo de prefeita.

Lembrou que os assassinos do Carlinhos da Tinguá estão presos; e a meta agora é saber quem foi o mandante. Em resposta ao elogio do radialista Gabriel Barbosa, atribuiu o bom desempenho no discurso ao “segredo”, que é cutucar a onça com a vara curta.

Assim como Artur da Távola, a estranha mistura, esta, humana, que nos faz querendo sempre ser e vacilando a cada momento de realizar, e lá estavam os seus secretários, sentadinhos, certos de que o melhor lugar do mundo era ali, e que fosse eterno aquele agora.

Os oradores condescendentes com a fragilidade do governo abusaram do faço e aconteço, e aí o lobby pessoal fugiu ao controle. Iludira-se tanto com as próprias palavras que só faltou se dizer que o galo canta todas as manhãs em suas homenagens.

Então de forma compulsiva falaram de vitórias e conquistas, coisas muito em voga nas pregações de seus outros colegas, os comerciantes do setor disque-prosperidade, e no final, uma das estrelas da festa não resistiu ao encanto de si mesmo... E cantou.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.www.tropical830am.com.br

Sobre a nota do Sindicato‏

Por Emplumadinho

Em relação à carta aberta do Sindicato dos Servidores, tenho um esclarecimento a fazer: a publicação do Plano de Cargos e Salários DOS SERVIDORES da Câmara, no dia oito de janeiro, não foi nenhum favor da prefeita. O que acontece é que os vereadores aprovaram a lei referente ao plano DOS SEUS SERVIDORES e a Câmara mandou pra prefeita, que tem a OBRIGAÇÃO de sancionar ou vetar qualquer lei em até 30 dias úteis.

Outra coisa: os servidores podem ter absoluta certeza que, no dia em que chegar na Câmara, o seu plano terá aprovação relâmpago.

MANIFESTAÇÃO SERVIDORES DE NOVA IGUAÇU‏

CARTA ABERTA À SOCIEDADE IGUAÇUANA

Após ASSEMBLEIA GERAL realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Iguaçu a categoria resolveu por ACLAMAÇÃO, tornar público as situações enfrentadas pelos SERVIDORES DE NOVA IGUAÇU que há anos lutam pela implantação de Plano de Cargos Carreiras e Salários - PCCS.

Em Agosto do ano passado foi formada uma comissão para estudo e elaboração do PCCS, cujos trabalhos foram encerrados em Novembro de 2010 e dando como concluída proposta do PCCS. Mesmo com sua conclusão o processo não foi enviado para apreciação e votação pela CÂMARA MUNICIPAL.

E para piorar os Servidores tiveram uma grande surpresa ao ver publicado, em Diário Oficial no início de Janeiro de 2011, a APROVAÇÃO da Prefeita para um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários para a CÂMARA MUNICIPAL, sendo este, o segundo em menos de 3 anos. Em maio foi publicada a formação de uma nova comissão para o estudo e elaboração de um NOVO PCCS para os Professores (que, se aprovado, também será o segundo em menos de 3 anos). Sem falar que no dia 21/05 foi autorizada a contratação sem concurso de mais de 3.000 profissionais para a área de saúde.

Enquanto isso, a maioria dos Servidores de Nova Iguaçu possuem como vencimento R$426,00 (quatrocentos e vinte e seis reais), ou seja, menos que um salário mínimo. Esta é mais uma forma utilizada pelo Governo para desmoralizar e humilhar os Servidores e o Sindicato.

Desta forma, tornamos público nossa indignação e COMUNICAMOS a população iguaçuana que no próximo dia 31/05/2011 (terça feira) haverá uma PASSEATA que saíra da PRAÇA RUI BARBOSA às 14h e percorrerá o Centro de Nova Iguaçu até o PAÇO MUNICIPAL, onde ocorrerá um GRANDE ATO PÚBLICO para exigir da Prefeita a imediata implantação do PCCS. Ficou programada também, uma PARALIZAÇÃO de todas as unidades e órgãos públicos pelo período de 24h para o dia 01/06/2011.



Situação Atual dos Funcionários:

· Total defasagem da Tabela Salarial;

· Péssimas condições de trabalho;

· Dificuldade de Progressão de Nível;

· Falta de uma Política de Qualificação e Capacitação;

· Falta de materiais básicos e suporte para prestação de serviços a comunidade;

· Desvalorização e falta de servidores.



Como solução para os problemas apontados, propomos:

· Implantação imediata do PCCS;

· Alteração do Estatuto dos Servidores (proposta já encaminhada à SEMAD);

· Investimento na Qualificação e Capacitação dos Corpo de Servidores;

· Concurso Público para recomposição do quadro de Pessoal.



A carreira dos funcionários vem sofrendo perdas significativas no seu contingente nos últimos anos. E sem uma política salarial compatível com o mercado de trabalho e a falta de concursos públicos corremos sérios riscos de vermos nosso município PARAR por falta de servidores.

Entendemos que os Servidores satisfeitos e remunerados dignamente, são peças fundamentais para o bom desenvolvimento de uma Administração Pública competente e de qualidade.

Sendo assim, solicitamos o apoio do povo iguaçuano, no sentido de estar participando junto conosco nesta luta por melhores condições de trabalho. O que proporcionará uma significativa melhora na prestação dos serviços públicos.

Festa da Acini

Por Claudia Maria

Tenho recebido alguns emails de pessoas que foram à festa da Acine e gostaria de comentar o que mais me chamou atenção de tudo que ouvi e li. Sheila Gama insiste no trem suspenso (ai,ai). Mas, isso não é o pior do discurso. Ela chegou a dizer, em relação ao governo Lindberg, que "se soubesse o que sabe hoje não assumiria o cargo". Ora, bolas!!! Como vice deveria saber! Já que não sabia, que então tome a atitude correta agora. Abra a caixa preta desse governo nefasto e dê ao povo de Nova Iguaçu o direito de saber tudo sobre o que Lindberg 600 processos de Farias fez sentado à mesa de prefeito. A população merece essa demonstração de respeito. No mais, pelo jeito, a festa foi o de sempre, muita bebida cara, muita comida e pouca responsabilidade com o povo de Nova Iguaçu.

24.5.11

Situação insustentável

Por Claudia Maria

Hoje aconteceu uma manifestação inédita em frente à Prefeitura de Nova Iguaçu. As pessoas reclamavam do fechamento de um posto de Saúde no bairro Metropolitano. A situação ficou tão insustentável que não teve mais como manter o posto funcionando. Sinceramente, eu pensei que isso fosse acontecer ainda dentro do governo Lindberg em função da falta de responsabilidade dele. Mas, alguns outros fatores, fizeram com que os postos continuassem. No desgoverno dele, como sempre lembramos, fecharam alguns laboratórios menores e a Associação Caridade Hospital Iguaçu deixou de atender pelo SUS.
Mas, sabia que o que está acontecendo agora era questão de tempo. O pior é que a situação só vai piorar daqui para frente uma vez que esse governo já demonstrou sérios problemas na administração e, além disso, tem o rombo deixado por Lindberg. Mais uma vez chamo atenção das autoridades responsáveis. Alô, Ministério Público! Vamos continuar assistindo essas ações de braços cruzados? Outros postos também podem fechar a qualquer momento.

Possível paralisação

Por Claudia Maria

Servidores da Prefeitura de Nova Iguaçu marcaram ontem de fazer uma vigília no próximo dia 31 em frente à sede da Prefeitura. Eles vão sair em caminhada da Praça Rui Barbosa no centro em direção ao Paço. Depois da vigilia podem entrar em greve. A prefeita Sheila Gama estava no prédio mas não falou com os manifestantes. Como sempre, se escondeu. Que coisa feia, dona Sheila!

Feliz Aniversário

Por Claudia Maria

Marlon Brum, diretor executivo do jornal Extra, faz aniversário hoje. A ele nossos votos de felicidades. O rapaz vai aproveitar e comemorar também com os amigos o nascimento da segunda filha. O blog deseja tudo de bom a toda família.

23.5.11

Email de leitora

Vocês conhecem o largo da Prata? Aqui ,anos atrás, tinha uma industria de papeis, chamada RIVER PAPEIS E BENEFICIAMENTOS...esta empresa faliu e alguns funcionários entraram na justiça para reaver seus direitos.O imóvel aonde era a fábrica é 4 vezes o tamanho da área da prefeitura de Nova Iguaçu...com o predio da industria em condições plenas de uso.
Do outro lado fica uma área que equivale a 3 vezes a prefeitura(para dar a vcs a noção de tamanho), com 3 galpões industriais construidos e mais um sobrado aonde era a sede dos escritórios...pois bem...o caso é que, ESCANDALOSAMENTE, ESSA SEGUNDA ÁREA GIGANTE, FOI arrematada pela fortuna de 25 mil reais.Até aí, uma pulga atrás da orelha...como pode, um lugar como NIGUAÇU que está com um boom imobiliário destes, não ter uma companhia construtora para dar um lance melhor pelos imóveis??? O segundo, questionamneto é que como o andamento do processo demorou anos, uma pessoas ocuparam os terrenos abandonados...tem gente que mora nesses locais há 21 anos e mais...são pelo menos 4 famílias... o que fizeram com aquelas familias foi ultrajante....se era prá vender nesta quantia, oferecessem a elas e elas dariam um jeito de comprar sua moradia... Alguém precisa ajudar aquelas pessoas.

Atos oficiais

Por Claudia Maria

Realmente não dá para entender. Primeiro, quem ganha a licitação para publicar os atos oficiais é o jornal ZM Noticias,ganha mas não leva, depois o Jornal de Hoje passa a publicar e agora está tudo no HORA H. Eta governozinho difícil de entender esse!

Saúde

Por Claudia Maria

A prefeita Sheila Gama já começa a ter que responder pelos desmandos do seu antecessor, Lindberg uruguaio, paraguaio de Farias. Em relação a nota do Emplumadinho (mais abaixo), quero registrar que existem outros inquéritos em andamento. Em nenhum momento do governo Lindberg foram aplicados na Saúde a porcentagem que deveria (15%). O governo federal chegou a autorizar, em todo o Brasil, que os investimentos em rede de esgoto também podem ser levados em conta e mesmo assim a maioria das cidades ficou de fora, inclusive Nova Iguaçu.

Servidores

Por Claudia Maria

Mais tarde os servidores de Nova Iguaçu devem se reunir no pátio da Prefeitura. Eles vão decidir se fazem greve ou não. Em pauta a discussão do Plano de Cargos e Salários que a prefeta Sheila Gama prometeu mas não deu.

Mais um inquérito federal‏

Por Emplumadinho

Quando muda um governo, é normal que aconteça uma espécie de quarentena, de aproximadamente 90 dias. Durante este período, é obrigação do governante que assumiu denunciar todas as irregularidades encontradas. Se não fizer isso, automaticamente assume o problema como sendo seu.

Em Nova Iguaçu, a quarentena já acabou há muito tempo, assim, quem responderá pelo inquérito 1.30.017.000506/2010-25, instaurado pela procuradora federal ANA CLAUDIA DE SALES ALENCAR e publicado no diário oficial da união de hoje será mesmo a prefeita Sheila Gama.

Sabem do quetrata o inquérito ? "Verificação do cumprimento da EC 29 pelo Município de Nova Iguaçu. Aplicação de receita mínima na saúde. Anos 2005 e seguintes. Auditoria DENASUS No- 7710."

E aí, vai ou não pro governo ?‏

Por Emplumadinho

Vejam a capa do Jornal ZM de sábado, dia 21, e respondam: o PSDB vai ou não pro governo ?

21.5.11

Uruguai ou Paraguai?

Por Claudia Maria

Escrevi nota sobre o posicionamento de Lindberg Uruguaio Paraguaio de Farias e troquei os países. Mas, isso não me importa muito na verdade. O que me tira do centro e me dá nos nervos é o cinismo do rapaz. A forma como fala de injustiça como se soubesse o que isso significa. A maneira como ignora o caos em que deixou Nova Iguaçu e age como se nada tivesse acontecido. Portanto, Uruguai ou Paraguai, o cinismo é o mesmo. É isso.

20.5.11

Mais um vereador no PDT‏

Por Emplumadinho

O vereador Marcos Rocha assinou sua ficha de filiação ao PDT. Anotem o que eu digo e me cobrem depois: este partido terá, NO MÍNIMO, cinco vereadores de mandato concorrendo no ano que vem...

Plano B do PDT‏

Por Emplumadinho

Fato 1: os problemas de Nova Iguaçu são imensos, não há perspectiva de melhora da situação nem a médio prazo e a prefeita Sheila Gama já expressou várias vezes a vontade de renunciar ao seu cargo;

Fato 2: o deputado Luiz Martins, ao assumir a função de líder do PDT na ALERJ, ganhou uma expressão que dificilmente alcança um deputado novato em seu primeiro ano de legislatura;

Fato 3: Luiz Martins a cada dia aparece mais na mídia, como agora, por exemplo, com a criação, na ALERJ, da Frente Parlamentar pela Baixada.

Conclusão: não acredito que a prefeita renuncie, mas, caso a situação de Sheila Gama não seja revertida até o início do ano que vem, o deputado Luiz MArtins pode ser a opção do PDT para compor uma chapa na disputa pela prefeitura. A princípio, como candidato a vice, mas, se continuar com este crescimento, quem sabe ?

"TANTOS SONHOS POR NADA"

Por Carlos Gilberto Triel

A presidenta Dilma no último dia 11 falando para uma platéia de prefeitos que foram a Brasília atrás de dinheiro, mostrou-se com um quê de constrangimento e outro de impaciência. Não é para menos, ter que discursar para pessoas assim muito... Espertas.

Aqui em Nova Iguaçu, Sheila Gama dá mostras de que não aprova algumas indicações do seu consorte. Exonerações moralizadoras mostraram que ela não tem mais tanta paciência, contudo, ainda é obrigada a conviver com pessoas assim muito... Ingênuas.

A diferença de Dilma e Sheila é que a primeira assimilou rápido os jargões do seu antecessor: jogador perna de pau, não precisa de marcador, a bola faz o serviço. E Palloci está sendo fritado porque se achou o melhor, ou o mais esperto, do que realmente era.

Em Nova Iguaçu o problema é maior porque o “craque” da Sheila mora no mesmo teto. As indicações do seu prefeito consorte não permitem que ela possa contar com a derrocada da ruindade. Quando sai um, ele põe outro pior ainda.

Sem os recursos de governo estadual e federal, devido o não cumprimento de prestação de contas das obras do PAC, a prefeita se vê engessada e, nem pode por isso pragueja Lindberg, até porque quando vice, ela tacitamente foi governo, mesmo sem nunca ter sido.

Daí não poder dizer que Santo Antônio a enganou porque assim é a regra do jogo político. Embora, se saiba que na prática essa máxima vai até o número X, depois disso, o ventilador está aí mesmo para o que der e vier.

O seu cobertor está ficando cada vez mais curto. As gentilezas das senhoras que dela se aproximam em festas e inexpressivas inaugurações estão sendo substituídas por indiferenças e em manifestações isoladas de apupos.

E uma das decorrências dessa onda que ameaça se espalhar e virar um tsunami de vaias está nas correntes desabonadoras à prefeita feitas pelos agentes de saúde concursados e aprovados desde 2007 e que até hoje sonham ser convocados.

É uma pena que uma moça tão bonita tenha vindo à Nova Iguaçu somente para cuidar da folha do funcionalismo e da limpeza pública. Será que foi só com esse modesto sonho que se deu ao trabalho de vir aqui para ser prefeita?

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta de segunda a sexta 9:45 da manhã na www.tropical830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.

Sobre seminário do PT

Por Claudia Maria

Depois de saber que a vereadora Marli pode ser a próxima secretária de Cultura tenho a dizer o seguinte: Ai, de nós! A Cultura na cidade já não anda muito bem das pernas com Marli por lá vai ficar pior ainda. Quem não se lembra do desastre que foi essa senhora à frente das secretarias de Educação e Saúde? Foi na gestão dela que a Associação Caridade Hospital Iguaçu fechou as portas ao SUS.

Caso grave 2

Para completar olha o que nos escreve a leitora: "Aliás, desculpe por haver cortes em algumas palavras e já iria me esquecendo nossa carga horária é de oito horas diárias etoatalizando 40 horas semanais!! desde já agradeço espaço!".

Isso no meu entender é coisa para o Ministério Público do Trabalho.

Caso grave!

Uma leitora faz um grande desabafo bo texto abaixo. O assunto merece atenção:

"Boa Noite Almeida,venho por meio deste e-mail,relatar as precáriascondi e trabalho dos Adi's(Agente de Desenvolvimento Infantil) começa mais ou menos a quatro anos atras quando a Prefeitura ainda na gestão do Senhor Lindberg Farias fez o concurso para então monitores de creche,exigindo o Ensino Médio,garantindo o Salário Minímo(de R$350,0 vergonhoso por sinal)mais Benefícios e um curso seria oferecido pela tal Funrio (nunca nos deram esse curso) sinal não são mais chamadas assim agora chamam-se Escolas Municipais de Educação Infantil,nosso trabalho é auxiliar o professor em sala de aula,dar banho nos alunos auxiliar na escovação dos dentes,auxiliar nas refeições,inclusive as servindo,administrar remédios receber alunos na entrada e saída ,colocá-los para o repouso..antes disso arrumar salas de aula para tal evento como colocar colchonetes forrar com lençol (antes disso tinhamos que lavar tolhas e lençois muitas vezes na mão toneladas dos mesmos mais com muita luta não fazemos mais)por dia...ahh e sem direito a hora do almoço pois não temos nem esse direito quando almoçamos temos que ficar dentro das salas de aula o tempo todo...não temos hora para descanso.Além disso ainda temos que fazer a função de Professor pois quando os mesmos faltam não se pode mandar os alunos para casa..concorso q lugar de criança é na escola mais em condições próprias,além de fazermos as funções acima temos que Dar "aulas" sozinhas sem ajuda de direção e nem de ninguém tudo isso ganhando um Salário de R$670,00 para fazer função de auxiliar e de Professor!Conseguimos este salário (não sei se foi bom ou não)lembra daquele episodio do reajuste do salário dos professores de Nova Iguaçu em 2009?conseguimos junto com eles esse reajuste pois ganhavamos o salário minímo de R$456,00 para fazer tudo isso citado acima e muito mais as vezes temos que ficar com duas turmas lotadas isso com um profissional colocando e mrisco tbm a segurança dos alunos pois existe em alugma lei não sei uma quantidade de crianças por profissional..as vezes ocorre de ter 35 40 alunos com um Adi e muitos deles não tem especialização nenhuma pois pediu no edital apenas o Ensino Médio Formação Geral!temos um plano de carreira ridiculo( Adi com graduação receberia R$730,oo
pela formação digo recebería ois nem isso acontece o plano é descabido não temos progressão por tempo de serviço e nem ecebos O Fundeb,pois não há nenhum impedimento em receber,pois somos sim porfisionais da educação !!Quero com este desabafo mostrar uma situação que é muitas vezesabafadas pela midía merecemos um minímo de condições de trabalho e um salário digno para as tantas funções que exercemos e isso não para por aqui existe muita coisa ainda ,infelizmente peço que não me identifique nesse páis dar a cara a tapa é sinal de risco de vida,em outro momento mandarei outro e-mail relatando os absurdos q esta prefeitura e seus excelente prefeitos(o Ex-erg e atual Sheila Gama tratam seu funcionários)".


Gente, a situação desta turma está grave. Atenção governo!!!

Quase esqueci 2

Por Claudia Maria

Outro comentário que venho querendo fazer é a respeito do posicionamento do senador Lindberg uruguaio de Farias. Preocupado com o que acontece além de nossas fronteiras e se dizendo "envergonhado" em relação ao que está acontecendo no Uruguai e blá,blá, bla. Ele devia ter vergonha de se olhar no espelho. Deixou Nova Iguaçu com 25 mil crianças fora de sala aula, fechou casa abrigo, maternidade, deixou as clínicas de pires na mão. Até hoje o reflexo do que fez está por todos os lados e ainda tem a cara de pau de fazer esse tipo de pronunciamento. Ele sim é a própria falta de vergonha encarnada.

Quase esqueci

Por Claudia Maria

Há muito tempo quero fazer esse comentário mas sempre me atropelo. Pois bem, algumas pessoas ainda insistem em colocar nos ombros de Aluiso Gama algumas decisões da prefeita Sheila. Quero dar minha opinião sobre isso. A "caneta" está nas mãos dela e não do marido. Que ele influência no governo não é novidade. Mas, toda responsabilidade é dela com ou sem influência dele. Nesse caso, pelo menos para mim, fica ainda a reponsabilidade dela uma vez que se está se deixando influenciar então não devia nem ter sentado na cadeira.
Alguma coisas muito graves estão acontecendo nesse governo e Sheila não pode ficar se escondendo na sombra do marido ou mesmo no fantasma de Lindberg. Já faz mais de um ano que assumiu e algums coisas não dá mais para desculpar. Uma delas é o caos na Saúde, outra as condições de estrutura de algumas escolas e outras tantas que não podemos provar. Portanto, volta a afirmar: se Aluiso Gama é quem está por trás das decisões mais importantes então Sheila precisa ser responsabilizada duplamente. Afinal, não foi nele que o povo de Nova Iguaçu votou.

Marcelo Alencar e Sheila Gama na prefeitura‏

Por Emplumadinho

Já disse aqui que o PSDB de Nova Iguaçu vive uma disputa de poder: de uma lado, o presidente PROVISÓRIO Maurilio Manteiga. De outro, o secretário de administração e procurador do município, Augusto Werneck.

O cerne da disputa são duas questões: em primeiro lugar, Maurilio está decidido a expulsar os vereadores Jorge de Austin e Pastor Laranja do partido, ao que parece porque ele próprio é candidato e quer tirar quem tem mais votos que ele da sua frente. Aliás, se for isto mesmo, vai ter que tirar mais gente, senhor Manteiga. Werneck é contra expulsá-los, porque ele pensa no partido, e sabe que a melhor maneira de fortalecer o PSDB é fazer uma nominata com quem realmente tenha votos e conquistar uma boa bancada na Câmara de Vereadores.

A segunda questão em que Maurilio e Werneck batem de frente é a ida do partido para o governo. Enquanto o primeiro que esperar mais para "valorizar o partido", o segundo acha que já passou da hora.

Mas, por que voltei a esta questão ? Porque estive agora cedo na prefeitura de Nova Iguaçu, revendo amigos, e, como sempre, saí de lá com informações fresquinhas para compartilhar com os amigos.

O último embate entre os dois ocorreu ontem: Maurilio organizou uma reunião do PSDB no Colégio Leopoldo, às 19 horas, e convidou os vereadores, pré-candidatos, lideranças, a secretária do diretório regional Lurdinha, o deputado Luiz Paulo e o ex-governador Marcelo Alencar. Sabem a única pessoa que ele não convidou ? ele mesmo, Augusto Werneck.

Para dar o troco, Werneck marcou uma reunião, no mesmo horário, com Sheila Gama na prefeitura, para a qual foram convidados Marcelo Alencar e os secretários José Rogério, da Cidade, e Marcelo, de Governo. Sabem quem não foi convidado ? Ele mesmo, Maurilio Manteiga.

Claro que a reunião no Leopoldo não poderia começar sem o ex-governador, e tanto Maurilio como Luiz Paulo já estavam aguardando no colégio quando Manteiga recebeu uma ligação informando da reunião na prefeitura. Sabem o que ele fez ? Correu pra lá. Lógico que foi o maior constrangimento. Quando saíram de lá, Werneck fez questão de levar Marcelo Alencar até o Leopoldo, e: foi embora.

Quem vencerá o combate ? simples. Aquele que impor sua vontade nas duas questões levantadas acima.

Deu certo !‏

Por Emplumadinho

Esta também vem direto da prefeitura de Nova Iguaçu: parece que o Seminário do PT, realizado no último sábado e onde os vereadores Ferreirinha e Professora Marli lançaram suas pré-candidaturas à prefeitura em 2012, alcançou um de seus objetivos.

Disposta a não ter adversários em 2012, a prefeita Sheila Gama pretende convidar a Professora Marli para a Secretaria de Cultura. Assim, o PT conquistaria sua segunda secretaria (já tem a de Assistência Social) e fecharia de vez com o governo.

PR desmanchando...‏

Por Emplumadinho

Não é apenas o PR de Nova Iguaçu que está em crise: notícias vindas diretamente de Brasilia dão conta de que Garotinho vai sair do partido, para refundar o antigo PL.

Caso isto realmente aconteça, vai dar brecha para que o vereador Fernando Nagi saia do PR sem perder o seu mandato. Digo isto porque ele demonstrou toda sua insatisfação com os rumos do partido na sessão da última terça-feira da Câmara de Nova Iguaçu.

19.5.11

Aproveitando...

Por Claudia Maria

Já que falei em igreja na nota abaixo aproveito para destacar que o prédio do antigo CDH, onde hoje funciona um setor da Prefeitura, está rachado, cheio de problemas e deveria ser vistoriado pela Defesa Civil, mas do Estado, não a municipal porque, por motivo óbvios, a municipal não veria o perigo que os funcionários estão correndo trabalhando no local.

A coordenadoria da igreja Nossa Senhora da Cabeça

Por Claudia Maria

O Almeida publicou em comentários mas faço questão de ressaltar na tela principal que a coordenadoria da igreja respondeu a nota do leitor dizendo, entre outras coisas, que o padre nunca deixaria de atender por falta de pagamento uma vez que o espaço da igreja é cedido à Prefeitura e reclama que não apuramos antes a informação. Gostaria de dizer que o leitor não diz que o serviço foi suspenso por falta de pagamento, diz que "fico a pensar se não foi por falta de pagamento do aluguel pelo Lindinho". Na verdade o leitor não sabia o motivo da falta de atendimento e como o ex-prefeito deixou de pagar vários aluguéis a imóveis que pertencem à igreja então ele pensou que poderia ser esse o motivo. A resposta da igreja foi boa porque esclareceu. Quanto ao fato desse blog fazer jornalismo ou não volto a dizer que se trata de uma página na internet de opinião, é isso que fazemos aqui, nos mostramos e damos nossa opinião, sempre com base em fatos. Quanto ao anonimato do leitor, nós nos responsabilizamos por quem quiser se manter no anonimato.

Respondendo a Nanda

Por Claudia Maria

Em resposta a um comentário da Nanda sobre atenção básica, não sei quem é o coordenador mas vou descobrir, porque deve ter um mesmo nessa bagunça de governo. Mas, o secretário de Saúde também é responsável e acredito que as denúncias devem ser encaminhadas a ele e a prefeita que está fazendo de conta que não vê.

E-mail do leitor

"AMIGO ALMEIDA NÓS SERVIDORES DA PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU , GOSTARIAMOS DE SABER DA SENHORA PREFEITA SHEYLA GAMA , QUANDO É QUE NA VERDADE SERAR ENVIADO PARA CAMARA DE VEREADORES , PARA SER APROVADO O PLANO DE CARGOS E SALARIOS DOS SERVIDORES DA PREFEITURA , PORQUE OS SERVIDORES TEM QUE FICAR NESSA AGONIA , SEM SABER OQUE ESTÁ ACONTECENDO DE FATO. PORQUE SENHORA PREFEITA ? NÓS SERVIDORES TEMOS TANTO RESPEITO PELA SENHORA , OQUE É QUE ESTÁ FALTANDO PARA O PLANO DE CARGOS IR PARA CAMARA DE VEREADORES , TODOS OS VEREADORES SÃO A FAVOR DOS TRABALHADORES DA PREFEITURA OS SERVIDORES , COM CERTESA OS SENHORES VEREADORES IRÃO APROVAR O PLANO DE CARGOS , SENHORA PREFEITA ESSE PLANO É UM SONHO ANTIGO DE TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS , FAÇA A JUSTIÇA QUE OS OUTROS PREFEITOS QUE AI ESTIVERAM NÃO A FIZERAM , MANDE IMEDIATAMENTE PARA CAMARA DE VEREADORES O PLANO DE CARGOS E SALARIOS DOS SERVIDORES , OS SERVIDORES MERECEM ESSA FELICIDADE. NOS DE ESSA FELICIDADE", (sic).

Impasse

Até o momento não foram escolhidos os membros das comissões temáticas da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu. Também não existe líder de governo na Casa. Isso é um fato inédito.

Apanha, governador...

Por Emplumadinho

Na mesma sessão de ontem da ALERJ, onde ocorreu o bafão abaixo, o Paulo Ramos ainda denunciou um esquema de fraude na distribuição de senhas para requerimentos de CPI, para que nunca seja instalada uma CPI que não seja de interesse do governo.

E agora, governador ?

Por Emplumadinho

Ontem, na ALERJ, o deputado Paulo Ramos bateu forte novamente no Sérgio Cabral, ainda por conta de suas atitudes em relação aos bombeiros. Só para que vocês tenham uma ideia, vou reproduzir um trecho do seu discurso, no ponto em que ele se refere à seguinte frase, dita por Cabral: “Estamos oferecendo aos militares estaduais a oportunidade para que eles saiam do armário”.

O comentário de Paulo Ramos: "E aí, me assaltou uma dúvida. E venho a esta tribuna para cobrar do Governador: da mesma forma que ele está incentivando os militares estaduais a manifestação sobre a opção sexual, que ele tenha a oportunidade de fazê-lo. Afinal de contas, qual a opção sexual do Governador Sérgio Cabral? O Governador Sérgio Cabral é homossexual? Ele é bissexual? Ele é heterossexual? Já que ele está dando oportunidade para que os outros saiam do armário, afinal de contas, quando é que ele próprio vai sair do armário? É a indagação que fica. Quando é? Aliás, nós que convivemos no Poder Legislativo Estadual ao longo dos últimos anos e que aqui estávamos quando o Governador presidia a Casa, tomamos conhecimento de que as vozes do corredor falavam sobre as preferências do então Deputado e agora Governador."

E finalizou dizendo: "Governador Sérgio Cabral, nós esperamos que na próxima manifestação com a presença de V.Exa., do Deputado Carlos Minc, hoje Secretário, do seu secretariado, V.Exa. possa estar trajado, vestido de acordo com a sua opção sexual."

Minha opinião ? As preferências sexuais do cidadão Sérgio Cabral, governador ou não, são irrelevantes para o bem da administração pública, mas este fato demonstra que o clima na ALERJ não está nada bom pra ele.

Aliás, apenas o deputado Domingos Brazão o defendeu do ataque, mas muito timidamente...

É, né!!!

Como governador do Rio de Janeiro o Sérgio Cabral (PMDB) parece mais o prefeito da cidade do Rio. Nossas estradas estaduais estão abandonadas e, ele, é mais preocupado com París.

Presidente

Xandrinho é o novo presidente do PV iguaçuano e foi escolhido pela legenda para ser candidato a prefeito de Nova Iguaçu. Inclusive com a participação de Marina Silva em sua campanha.

18.5.11

"É PRECISO TER ESTÔMAGO"

Por Carlos Gilberto Triel

Na quarta-feira passada, o Senado brasileiro aprovou o decreto legislativo nº 115 que revê o Tratado de Itaipu e que reajusta de 120 para 360 milhões em favor do Paraguai, refazendo o contrato para a construção da usina em que este país não gastou um só centavo.

Sendo assim, o Brasil triplicou a taxa anual paga ao Paraguai pela cessão de energia gerada na usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

O senador Lindberg Farias recorreu ao sentimento de pesar pela tragédia que abateu o Paraguai que teve 75% da população dizimada por Brasil, Uruguai e Argentina, para justificar o seu voto a proposta de conceder os benefícios da receita de Itaipu.

Dava gosto ver o ex-prefeito iguaçuano Lindberg Farias defendendo o direito dos paraguaios em receber o reajuste, e o ponto alto ao dizer que a guerra de 1864 foi uma página triste da história e ele como brasileiro não tinha motivos de se orgulhar dessa época.

Foi preciso que elegêssemos esse danado de cabra bom, sobressaltado pela violência daquela guerra infame, e que agora de consciência cândida se mostra obstinado em reparar os crimes dos nossos antepassados facilitando a vida do sofrido povo paraguaio.

Interessante é que o senador José Agripino Maia, do Rio Grande do Norte, disse nessa mesma sessão de votação que, o Paraguai não é o país coitadinho que demonstra ser, muito pelo contrário.

E a considerar o seu índice de qualidade de vida atual, segundo o IDH, que tem como objetivo medir o grau de desenvolvimento econômico de regiões, deixa para trás estados como o Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Sergipe e, a própria Paraíba do senador do Rio.

Movidos por intenções ainda não totalmente esclarecidas, o governo superpõe essa balinha na boca aos paraguaios à harmonia de convivência com os países do MERCOSUL .

Afinal, uma ninharia que será cobrada nas próximas contas de luz dos brasileiros.

As informações de sua assessoria sobre essa parte da história permitiram a um político do nível de Lindberg Farias todas as macaqueações de pesar aos mortos de 1864 e, nem uma só gota de lágrima aos que estão morrendo com o mal que deixou em Nova Iguaçu.

E esse mal, se junta à subserviência dos Gamas a política rasteira dos que conduzem os postos de saúde. É muita cara de pau se ajoelhar em atitude cristã e, ao mesmo tempo permitir que o único hospital infantil da cidade não atenda suas crianças.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta de segunda a sexta 9:45 da manhã na www.tropical830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.

Reunião do conselho

Por Claudia Maria

Amanhã, às 18h, tem reunião do conselho de Saúde. Em pauta o fechamento do Prontonil. A informação que tenho é de que a Prefeitura pagou sexta-feira os meses de junho e julho do ano passado de algumas clínicas e o Prontonil recebeu alguma coisa, mas a dívida ainda é muito grande. Vamos ver o que o conselho vai fazer dessa vez.

A bem da Justiça‏

Por Emplumadinho

Ainda em relação aos projetos da Rosa Fernandes (DEM) e do Ferreirinha (PT), se houve cópia foi da vereadora do Rio em relação ao parlamentar iguaçuano, pois o projeto do Ferreirinha (de número 203/2010) foi apresentado na Câmara de Nova Iguaçu em 9 de novembro de 2010, enquanto que o da Fernandes (943/2011) foi apresentado na Câmara do Rio em 27 de abril de 2011.

Posso garantir que as ementas (resumo que é lido em Plenário) são EXATAMENTE iguais. Para ter certeza mesmo se a vereadora carioca copiou o projeto do petista, basta comparar os dois textos. O de Rosa Fernandes já tenho, falta agora o do Ferreirinha ser publicado no diário oficial.

Depois que comparar a íntegra dos projetos eu digo aqui o que constatei...

"Estamos vivendo no Estado do Rio de Janeiro uma espécie de cinismo governamental patrocinado pelo governador"‏

Por Emplumadinho

Sabem quem disse isso: o deputado Paulo Ramos, ontem, na tribuna da ALERJ.

Realmente, Sergio Cabral é "engraçadalho pra carinho": os bombeiros que ousam gritar por melhores condições de trabalho e salário são presos. Outros, que não tocam a corneta na hora da troca do turno como protesto, são esculhambados. Quer dizer: bombeiro não pode falar nem ficar calado.

Mas sabem o que o Sergio Cabral disse que eles podem fazer ? ir à passeata gay com uniforme e carro oficial e cantar músicas da Lady Gaga a plenos pulmões.

Cuidado: os "objetos circulantes não identificados" chegaram a Nova Iguaçu !!!‏

Por Emplumadinho

Esta semana, a coluna Extra Extra, da Berenice Seara, falou sobre um projeto da vereadora do Rio Rosa Fernandes (DEM) que propõe que nas vias com características de ruas sem saída seja proibido o tráfego de veículos estranhos aos moradores.

Na nota, Berenice especulou quais veículos pareceriam estranhos aos moradores: fuscas cor de rosa ou chevettes verde neon, por exemplo ?

Pois bem: ontem, a Câmara de Nova Iguaçu aprovou, em segunda discussão, um projeto do vereador Ferreirinha (PT) que agora vai à sanção da prefeita Sheila Gama, exatamente com o mesmo teor.

Cuidado, demais municípios: parece que os tais objetos circulantes não identificados estão invadindo a região metropolitana !!!

Email de leitora

Olá,leitores deste blog.

Recentemente eu postei sobre o empreendimento imobilário do Sr.Cornélio Ribeiro e da Patrimóvel, aqui na Prata, estão lembrados?
Pois é gente, eu reclamei que as ruas ainda sofriam com o problema das enchentes...e alguns até me criticaram, por falar a verdade e alertar os compradores...
Sabem qual será o nome do condomínio com 80 apertamentos????
Contenham-se, por favor.... BOSQUE DAS ÁGUAS RESIDENCIAL....KKKKKKKKKKKKKKKKK
SERÁ QUE É PROPOSITAL??????????????????????

17.5.11

Absurdo

Por Claudia Maria

Há poucos dias escrevi dizendo que ainda acredito na sensibilidade da prefeita Sheila Gama e espero que ela resolva problemas importantes como o encerramento do atendimento para crianças iguaçuanas no Prontonil. Mas, a situação está cada vez pior. Há poucos minutos a mesma mulher que vinha retirando medicamentos do posto de Saúde no bairro Ouro Fino esteve lá levando outras caixas. Já denunciamos isso aqui várias vezes e não foram tomadas providências. O Ministério Público está de olhos abertos e quando a coisa estourar os assessores da prefeita não poderão dizer que não sabiam de nada. O vereador "responsável" pelo posto é Wilson de Carvalho. Atenção dona Sheila!

Email de leitor- Sobre Igreja Nossa Senhora da Cabeça

Fui de madrugada pegar numero para marcar uns exames no postinho da igreja que fica no morro e escutei de varias pessoas que o padre esta pedindo a prefeitura para devolver o local fiquei a pensar sera que e mas uma do lindinho que nao pagou o aluquel . ao entrar em uma das salas vi que estava cheia dagua pergutei ok era aquilo a moça falou que estava minando agua toda vez que chove e isso sera que ninguem toma providencia

16.5.11

Mais sobre a reunião do PR‏

Por Emplumadinho

Depois de conversar com algumas pessoas que estiveram na reunião do PR no Colégio Leopoldo, segue abaixo o que ouvi de comum em todos os relatos:

1)Quem organizou a reunião foi Altamir Gomes. O vereador Fernando Nagi não foi, o que faz com que aumentem as especulações de que Altamir é o futuro presidente do PR em Nova Iguaçu;

2)Garotinho não foi. Avisaram que ele teve de retornar do meio do caminho, devido a um contratempo;

3)Alguns membros do PT compareceram, mas nenhum que pudesse falar pelo partido;

4)Alguns aliados de Walney Rocha compareceram, mas também sem poder para representá-lo;

5)Rogério Lisboa disse que havia conversado com Garotinho sobre o seu apoio para prefeito, mas, como eu disse, o próprio não estava lá para confirmar;

6)Rogério Lisboa, em sua fala, disse também que havia conversado com Marcelo Alencar, que teria lhe dito que o caminho natural do PSDB seria se coligar com o DEM;

7)Falando depois de Rogério, pastor Laranja justificou a sua presença não como representante do partido, mas sim pela sua amizade com Garotinho. Sobre a fala de Rogério, o pastor demonstrou desconhecimento do tal encontro com Marcelo Alencar, mas disse que, em todo relacionamento, existe "namoro, noivado e casamento", deixando claro que achava prematuro tratar deste assunto;

Sobre a ausência do Garotinho, tenho o meu palpite: ele próprio assinou, juntamente com Fernando Peregrino, o convite para o que seria um "Seminário Regional de Organização Partidária" (veja o convite em http://blogdogarotinho.com.br/lartigo.aspx?id=7873). Ora, que seminário de organização partidária é este com a presença de tantos partidos ? Pra mim, Garotinho não gostou nada desta história, afinal, não faz o menor sentido ele convocar uma reunião e não comparecer. Se estava no meio do caminho, como disseram, não custava nada pelo menos abrir a reunião.

Afinal, em resumo, o principal assunto do "Seminário Regional de Organização Partidária" do PR foi a candidatura a prefeito de Rogério Lisboa, do: DEM !!!

E eles ainda queriam que o Garotinho fosse ?!?!?!
2

Nota do Emplumadinho

Por Claudia Maria

Alguns leitores dão conta de que o tal representante que foi ao encontro do PR e PSDB foi o vereador Laranjo. A verdade é que ainda vai ar muito pano para mangas e a prefeita Sheila vai ter que fazer alguma coisa para brecar essas iniciativas descontroladas de alguns. Rogerio Lisboa está acertando com quem pode, Marcos Chaves Fernandes, cada vez mais assanhado, sem falar em outras iniciativa que sempre surgem de dentro do governo.

Reunião do PR‏

Por Emplumadinho

Na última sexta-feira, 13 de maio, foi realizada no Colégio Leopoldo uma reunião que seria, a princípio, apenas entre membros do PR, marcada pelo próprio Antony Garotinho. Estiveram presentes Rogério Lisboa e representantes do PT. Um dos assuntos tratados foi uma possível união do DEM, PT, PR e PSDB em torno da candidatura de Rogério à prefeitura de Nova Iguaçu.

Fiquei sabendo que o candidato a candidato a vice prefeito de Rogério, Maurilio Manteiga, mandou um representante, que ainda não sei quem é, que disse estar falando em nome do PSDB PROVISÓRIO municipal e garantiu que o "casamento" (esta foi a palavra que ele usou) do partido com Rogério já está decidido. Mas parece que o restante do PSDB não sabia de nada disso, e quem REALMENTE manda no partido em Nova Iguaçu está um pouquinho p&*%$#$o da vida com seu presidente.

Ah, esqueci de dizer: este mesmo presidente PROVISÓRIO que não dá satisfações de suas atitudes ao partido anda querendo expulsar vereador alegando infidelidade partidária...

Bola da Vez

Por Claudia Maria

Depois de muitos problemas na Vigilância Sanitária, a prefeita Sheila Gama, rsolveu exonerar o responsável pelo setor. Lourival deve ser exonerado nos próximos dias. Pelo menos é o que se fala nos bastidores. Vamos aguardar.

Fazendo política

Por Claudia Maria

O deputado federal Nelson Bornier não perde tempo. Sábado,por volta das 21h, estava na Estrada de Madureira, altura do bairro Valverde, fazendo política. Também, com tanta gente "sobrevoando" a cidade, ele precisa marcar território.

Email do leitor

No sabado dia 7 de maio 2011 por volta de 9 horas da manha uma moradora de nova iguaçu foi ao posto levar sua sobrinha de 21 anos para ser atendida pela medica que estava de plantao ao chegar la a medica falou que nao ia atender o paciente porque ja tinha 30 pessoas que nao ia cilocar mas ninquem conclusao dois fatos a jovem foi internada no hospital da pm e de la transferida para um hospital pisiquiatrico em jacarepagua de onde esta ate hoje .quero saber da prefeita aonde vamos parar com estes descaso de medicos que nao gosta de atender os pacientes e tem mas tem posto de saude que tem que chegar de madrugada para pegar numero e lugar de dificil acesso como e do posto que fica no morro perto da pedreira antes era 25 numeros agora o medico so quer atender 15 pessoas e olhe la daqui uns dias so vai atender as pessoa pela cara

Email do leitor

Dia 17 de maio é dia internacional de combate a homofobia
Entre 1948 e 1990 a Organização Mundial de saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS, aprovou a retirada do código 302.2 (homossexualidade) da classificação internacional doenças (CID), declarando que a homossexualidade não constitui “doença, distúrbios, ou perversão”. A nova classificação entrou em vigor em 1993. Essa conquista, portanto, foi um marco para a luta contra a homofobia no mundo.
Apesar deste importante reconhecimento da homossexualidade como mais uma manifestação da diversidade sexual, as lésbicas, os gays, os bissexuais, os travestis e os transexuais, ainda sofrem cotidianamente atos de todo tipo de intolerância, que vai desde a impossibilidade de se cadastrar e conseguir os benefícios dos programas sociais, até o cúmulo dos assassinatos, fazendo-nos lembrar que o Brasil bate recorde de assassinatos de homossexuais por motivo de preconceito, crimes estes, que a anistia internacional classifica como “ crimes de ódio”. A homofobia pode ser compreendida como medo, aversão e ódio irracional em razão da orientação sexual e identidade de gênero.
Esta é a realidade em Nova Iguaçu;
1- Adolescentes gays, lésbicas e travestis estão sendo expulsos de casa pelos seus pais/ ou responsáveis os mesmos estão indo direto para as drogas e prostituição.
2- A maioria de mulheres lésbicas não conseguindo um emprego formal por causa da lesbofobia( preconceito ás mulheres lésbicas) restando apenas ser camelô, ou guardete de carro.
3- A Maioria dos homossexuais de Nova Iguaçu não tem casa própria, vivendo de favor, abrigados em casa de amigos, centros espíritas, dentre outros.
4- A comunidade LGBT (lésbicas, gays bissexuais travestis e transexuais ainda são vitimas de discriminação quando procuram os equipamentos de saúde ( posto medico, hospital, etc.
5- No Brasil á cada dois dia uma pessoa é assassinada por causa da homofobia sem que os assassinos sejam punidos.
6- Queremos; 1 a instalação urgente do centro de referencia de nova Iguaçu de combate a homofobia. Segundo o secretario da Semaspv ( Dr Sebastião Berriel e do Superintendente Dr. Claudio Nascimento, a inauguração será no dia 28 de junho.
2- Inclusão dos homossexuais nos projetos sociais do Estado e Município; Minha casa minha vida, pro jovem trabalhador, dentre outros.
3 A criação de uma coordenadoria LGBT dentro da secretaria de saúde de Nova Iguaçu, dentre outras reivindicações. AFETO NÃO É CRIME E O AMOR NÃO MATA
O que mata é a incompetência dos governantes e a inércia da sociedade em continuar fingindo que não sabe e não ver os crimes praticados contra os homossexuais no município de Nova Iguaçu e adjacências.
Grupo 28 de junho de Cidadania LGBT
O
Reunião toda sexta feira 19horas, Centro cultural Sylvio Monteiro – Rua Getulio Vargas 51 Nova Iguaçu centro Tel.; 3628785- 88093507- 93028740- 7136008 Grupo28dejunho@yahoo.com.br, noticiasgrupo28dejunho.blogspot.com/ eugenio28.blogspot.com/

13.5.11

Agentes de endemia

Por Claudia Maria

Os agentes municipais de endemias continuam esperando uma resposta da prefeita. Eles são os mais prejudicados no processo. Não têm dinheiro para almoço, não ganham insalubridade e acabam trabalhando dobrado por aqueles que estão cedidos em outros órgãos. Além disso, ainda esperam pelo famoso Plano de Cargos e Salários prometido por ela desde o ano passado. Atneção dona Sheila.

Prontonil

Por Claudia Maria

Fiquei sabendo que a dívida com o Prontonil é de, aproximadamente, R$ 2 milhões. A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o assunto. Mas, ainda espero uma reação da prefeita.

Fora do ar

Por Claudia Maria

O blog esteve fora do ar desde ontem por problemas com o gmail. Por isso, a nota abaixo foi escrita ontem mas não podia ser vista. Hoje, o jornal Extra tem matéria sobre o assunto.

É normal, afinal, lixo fede mesmo !‏

‏Por Emplumadinho

Finalmente, foi publicado hoje no diário oficial de Nova Iguaçu, COM DATA RETROATIVA A 12 DE ABRIL (pra variar, ferindo novamente a Lei das Licitações, que obriga a publicação em cinco dias), o contrato emergencial para coleta de lixo e limpeza das ruas. A Delta Construções S/A vai receber, por seis meses, pouco mais de R$21 milhões, ou quase R$ 3,6 milhões por mês.

Em primeiro lugar, como o contrato foi firmado de forma ilegal, imagino que a Green Life e a LIPA têm todos os motivos pra recorrer à justiça e melar o lixo todo. Afinal, a prefeitura até pode argumentar que errou em UMA publicação, o que já seria inaceitável, mas errar em TODAS ?!?!?!

Eu, inocente que sou, interrompi minha leitura neste ponto e pensei: "Ué, ué, mas porque assinaram por seis meses e convocaram a licitação para 13 de maio, praticamente um mês depois ? ué, ué...'

Ainda sem encontrar uma explicação, decidi continuar a leitura do diário oficial, e aí, aí, aí, sabem o que eu li ? O edital de adiamento da licitação, por tempo indeterminado. Querem saber a razão do adiamento ?

Não interessa se querem saber, vou dizer assim mesmo: "...tendo em vista manifestação por parte do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TCE/RJ".

Ao final de minha leitura, cheguei a uma conclusão mais inocente do que a pergunta anterior: "Ué, ué, puxa vida, o TCE é tão legal !!!"

Mas tudo bem, afinal, como diz o título do post, lixo é fedorento mesmo.

Minha última pergunta inocente: "Ué, ué, mas quem fiscaliza o TCE ?"

É normal, afinal, lixo fede mesmo !‏

Por Emplumadinho

Finalmente, foi publicado hoje no diário oficial de Nova Iguaçu, COM DATA RETROATIVA A 12 DE ABRIL (pra variar, ferindo novamente a Lei das Licitações, que obriga a publicação em cinco dias), o contrato emergencial para coleta de lixo e limpeza das ruas. A Delta Construções S/A vai receber, por seis meses, pouco mais de R$21 milhões, ou quase R$ 3,6 milhões por mês.

Em primeiro lugar, como o contrato foi firmado de forma ilegal, imagino que a Green Life e a LIPA têm todos os motivos pra recorrer à justiça e melar o lixo todo. Afinal, a prefeitura até pode argumentar que errou em UMA publicação, o que já seria inaceitável, mas errar em TODAS ?!?!?!

Eu, inocente que sou, interrompi minha leitura neste ponto e pensei: "Ué, ué, mas porque assinaram por seis meses e convocaram a licitação para 13 de maio, praticamente um mês depois ? ué, ué...'

Ainda sem encontrar uma explicação, decidi continuar a leitura do diário oficial, e aí, aí, aí, sabem o que eu li ? O edital de adiamento da licitação, por tempo indeterminado. Querem saber a razão do adiamento ?

Não interessa se querem saber, vou dizer assim mesmo: "...tendo em vista manifestação por parte do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - TCE/RJ".

Ao final de minha leitura, cheguei a uma conclusão mais inocente do que a pergunta anterior: "Ué, ué, puxa vida, o TCE é tão legal !!!"

Mas tudo bem, afinal, como diz o título do post, lixo é fedorento mesmo.

Minha última pergunta inocente: "Ué, ué, mas quem fiscaliza o TCE ?"

12.5.11

Desculpem, mas olhem o contrato de mer...

PGM


OMITIDO DA PUBLICAÇÃO DO DIA 26/02/2011
EXTRATO DE TERMO ADITIVO
PROCESSO: 2009/178200
CONTRATO: 001/PGM/2010
TERMO: 01/PGM/2011
PARTES: MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU E CLARO S/A.
OBJETO : Formalizar a prorrogação do Cont rato n . º 001/
PGM/2010, referente ao Serviço de Telefonia Móvel Pessoal com
fornecimento de até 20 (vinte) aparelhos em regime de comodato
pelo período de 12 (doze) meses.
PRAZO: 12 (doze) meses.
VALOR: 41.618,80 (quarenta e um mil seiscentos e dezoito
reais e oitenta centavos)
PROGRAMA DE TRABALHO: 09.002.04.122.5001.2004
ELEMENTO DE DESPESA: 3.3.90.39.26
NOTA DE EMPENHO: 2011/100179
DATA DA ASSINATURA: 26 de fevereiro de 2011.
AUGUSTO HENRIQUE PEREIRA DE SOUSA WERNECK
MARTINS
Procurador Geral do Município

11.5.11

Desabafo!!!

Estou com um filho e a mulher precisando de exames, mas em Nova Iguaçu está impossível encontar. Pagarei do meu bolso. Vou começar a ver a vida de um Cláudio Cianni e outros donos de laboratórios. Mostrarei os "anjos que se disfançam de carneirimhos". Não há mais como o povo aguentar isso!!! Nós pagamos impostos e somos impostos a viver essa situação...

Ministério Público

Por Claudia Maria

Sempre defendi aqui a postura do Ministério Público e ajuda que deu quando enfrentamos o tsunami Lindberg. Mas, nesse momento, vejo esse mesmo Ministério Público muito parado quando a situação da Saúde está cada vez pior. A lei precisa ser cumprida. Alguém precisa tomar uma providência e obrigar o governo a pagar o que deve às clínicas, laboratórios e hospitais. Já que a Câmara de Vereadores é apenas enfeite, uma espécie de ilusão de ótica, pelo menos o Ministério Público precisa fazer alguma coisa.

Prontonil

Por Claudia Maria

Acabei de fazer um apelo à prefeita Sheila Gama no sentido de tentar evitar que o Prontonil continue com as portas fechadas para nossas crianças. Mas, gostaria de lembrar também que temos um MAB, um conselho de Saúde, conselho da criança e do adolescente, Câmara de Vereadores e outras entidades que precisam fazer alguma coisa. Já cruzamos os braços quando o governo Lindberg fechou a única maternidade no centro, o hospital iguaçu e agora assistimos de novo nossas crianças serem jogadas de lado. O hospital vai continuar atendendo crianças de outras cidades e as nossas terão o portão fechado para elas.
Espero que, pelo menos nesse momento, representantes dessas instituições parem de pensar apenas em si e pensem um pouco: se fossem os filhos de vocês?

Vergonha e tristeza

Por Claudia Maria

Soube hoje que perdemos mais um patrimônio da cidade. O Hospital Infantil, Prontonil não está mais atendendo nossas crianças. Depois de mais de 40 anos a unidade resolveu parar o atendimento pelo SUS de crianças de Nova Iguaçu. Isso porque estão sem receber o repasse do Ministério da Saúde há 8 meses!!! Dessa maneira, argumentam que não têm mais condições de atender nossas crianças que tinha no hospital a única unidade credenciada para internação. O ambulatório também parou de atender.
É uma tragédia anunciada já que sabíamos do rombo deixado por Lindberg irresponsável de Farias. Mas, sinceramente, eu tinha a esperança que Sheila Gama fizesse alguma coisa no sentido de não deixar uma unidade tão importante como essa fechar. Bater a porta na cara de nossas crianças. Portanto, ainda faço um apelo à prefeita: pense na sua filha sem atendimento adequado, a noite, quando for dormir, tenha na cabeça a imagem de uma mãe que pediu carona no ônibus para chegar ao Prontonil com sua criança nos braços e teve que voltar, desesperada, a pé, sem atendimento e sem ter a quem recorrer.
Sei que essa imagem não significava nada para Lindberg mas ainda tenho a esperança que signifique para senhora. Ainda dá tempo de fazer alguma coisa.

Começou bem...‏

Por Emplumadinho

Ainda ontem, na sessão da câmara de vereadores de Nova Iguaçu, o comandante do 20º BPM, Coronel Sérgio Luiz Mendes Afonso, fez uma visita para se apresentar ao poder legislativo da cidade. Ele informou que pretende fazer o mesmo com os poderes executivo e judiciário, como sempre fez nos batalhões em que comandou.

Para se ter uma ideia do que representa esta iniciativa, foi a primeira vez que um comandante do 20º BPM apareceu espontaneamente na Casa, o que por si só já é um bom sinal de que o relacionamento da polícia com os poderes constituídos, e por conseguinte com o povo, tem tudo para ser melhor do que era antes.

Apesar de toda a cortesia do Cel. Mendes, que não se iludam os marginais: nos bastidores, ele deixou claro que sua linha de atuação é aquela elogiada pelo Wagner Montes: apoiar os policiais e escrachar a bandidagem.

Seu último trabalho foi à frente do 15º BPM (Duque de Caxias), onde obteve simplesmente o PRIMEIRO lugar na redução dos índices de criminalidade em todo o Estado.

Aliás, como ele mesmo disse, se alguém profetizasse que um batalhão da PM da Baixada Fluminense teria os melhores números do Rio de Janeiro, seria no mínimo chamado de alienado.

Seja bem vindo, Cel. Mendes. O senhor tem muito trabalho pela frente...

Prorrogação dos contratos temporários

Por Emplumadinho

Ontem, a Câmara de Nova Iguaçu aprovou a prorrogação dos contratos de 830 trabalhadores, entre merendeiras, auxiliares de merendeiras e vigias, que venceriam hoje e agora vão até, pelo menos, 31 de dezembro deste ano. Estes profissionais foram contratados no ano passado, e trabalham nas escolas públicas municipais.

Também ontem foram prorrogados pelos vereadores 3.218 contratos temporários de funcionários da secretaria de saúde, que venceram em 7 de maio e agora irão até 31 de dezembro de 2011.

Lógico que o ideal seria a realização de um concurso público, mas para contratação de funcionários que se tornem EFETIVOS mesmo, não como no concurso da CODENI, o último realizado pela prefeitura. Para quem não lembra, foi feita uma grande publicidade em torno deste concurso, e até agora poucos dos convocados assumiram seus postos, por um simples motivo: eles seriam contratados pela CLT, ou seja, como carteira assinada, sem estabilidade e com os mesmos riscos de demissão que os funcionários da iniciativa privada.

Todos sabemos que o principal atrativo de um concurso público é a segurança que ele pode proporcionar, porque os salários são baixos se comparados à iniciativa privada. Então, quando não há estabilidade, o emprego público deixa de ser atraente.

Basta vermos a quantidade de publicações que aparecem com frequência no diário oficial da prefeitura de professores e concursados da área da saúde de 2007 que pedem exoneração para percebermos que algo está muito errado nestes concursos. Aliás, acho que o que interessa mesmo não é preencher os cargos com concursados, e sim receber a taxa de inscrição...

Uma ALERJ diferente.‏

Por Emplumadinho

Desde o início da atual legislatura, o presidente Paulo Melo vem imprimindo um estilo próprio, totalmente contrastante com o de seu antecessor, Jorge Picciani. Em primeiro lugar, dificilmente não preside uma sessão, ao contrário de Picciani, que só conduzia as sessões de interesse do governador Sérgio Cabral. Além, disso, Melo demonstra um profundo conhecimento técnico, dando um show de conhecimento do regimento interno, superando, em algumas ocasiões, o Luiz Paulo neste aspecto.

Mas não é apenas isso. A ALERJ vem demonstrando uma independência muito maior em relação ao executivo, e na sessão de ontem ficou claro que mesmo os deputados governistas, antes de serem governo, são Paulo Melo.

Ocorreu o seguinte: havia três vetos do governador a serem apreciados pelos deputados.

O primeiro, a um projeto do ex-presidente Jorge Picciani que criava a Delegacia Especial da Criança e do Adolescente Desaparecidos. Sem maiores satisfações, Paulo Melo retirou a apreciação deste veto da pauta. O terceiro veto, a um projeto do ex-deputado Jorge Babu, foi mantido por 41 x 14.

O segundo veto era a um projeto do próprio Paulo Melo, que criava a Delegacia Especial da Criança e do Adolescente Vitimizados. Como se vê, praticamente o mesmo teor do projeto do Picciani. Rafael Picciani e Luiz Martins declararam imediatamente serem favoráveis à manutenção do veto, assim como o líder do governo, Andre Correa, que solicitou a todos os governistas o voto a favor do governador. Sabem o resultado ? Rafael Picciani se absteve, 12 deputados votaram pela manutenção do veto (Luiz Martins entre eles) e 39 deputados (como Xandrinho) votaram a favor de Paulo Melo, derrubando o veto do governador. Rosângela Gomes não estava presente.

Senhor governador Sérgio Cabral, o recado está dado...

Atenção leitor

Por Claudia Maria

Não publicamos um comentário sobre o título Fritura por não ser possível provar. Se tiver mais alguma coisa nos envie, por favor. Obrigada pela confiança.

10.5.11

Licitação do Lixo

Por Emplumadinho

Está marcada para as 10 horas da próxima sexta-feira 13 (não sei se por acaso) a chamada "licitação do lixo", para escolher a empresa que fará a coleta residencial em Nova Iguaçu. A Delta assumiu o serviço, em caráter emergencial, mas até hoje, 10 de maio, não foi publicada a rescisão do contrato com a Green Life, muito menos o contrato emergencial com a Delta.

O último contrato emergencial, feito com a Green Life, foi publicado em 19 de março, com a expressão "omitido de 03/01/2011". A justificativa legal para a sua contratação foi o artigo 24 da Lei 8.666/93 (Lei das Licitações). Só que o artigo 26 da mesma lei determina que os contratos emergenciais devem ser publicados no prazo de cinco dias, "como condição para eficácia dos atos".

Quer dizer: foi firmado um contrato IRREGULAR com a Green Life, que o governo diz ter rompido, mas cuja rescisão até hoje não publicou no diário oficial. Aí, foi assinado outro contrato IRREGULAR com a Delta, uma vez que até hoje também não foi publicado.

Perguntar não ofende: o que será que o TCE vai dizer disso tudo ?

Aliás, perguntei por perguntar, porque todos sabemos que o TCE não vai dizer nada !!!

Mais uma da Elaine

PROCESSO: 2011/005249
TERMO: NOTA DE EMPENHO
PARTES: MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU E LFC DE SOUZA BAZAR.
OBJETO: Adesão a Ata de Registro de Preço nº. 002 C SEMAD/2010,
Processo administrativo nº. 2009/151177, da SEMAD, que tem como
objetivo o fornecimento de material de limpeza.
VALOR: R$ 93.697,00 (Noventa e três mil, seiscentos noventa e sete reais)
Programa de Trabalho: 07.001.12.365.5011.2.015
Elemento de Despesa: 3.3.90.30
Nota de Empenho: 2011/100480
Prazo de entrega: 15 (quinze) dias
Fundamento: Lei 10.520/2002 c/c art. 23, inciso II, alínea “b” e o art. 62
§4º ambos da Lei 8666/93.
Data da retirada do Empenho: 02 de maio de 2011.

92.500,00 REAIS GASTO COM
Essência de eucalipto
pura na embalagem
lacrada deverá constar
a data de fabricação,
da validade. Número
do lote, informações
e advertências, frasco
com 500ml.

Nossa leitora Elaine manda ficar atentos

EXTRATO DE NOTA DE EMPENHO DE DESPESA
PROCESSO: 2011/005249
TERMO: NOTA DE EMPENHO
PARTES: MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU E DAMARC’S COMÉRCIO
LTDA. ME.
OBJETO: Adesão a Ata de Registro de Preço nº. 002 B/ SEMAD/2010,
Processo administrativo nº 2009/151177, da SEMAD, que tem como objetivo
o fornecimento de material de limpeza.
VALOR: R$ 158.000,00 (Cento e cinquenta e oito mil)
Programa de Trabalho: 07.001.12.365.5011.2.015
Elemento de Despesa: 3.3.90.30
Nota de Empenho: 2011/100479
Prazo de entrega: 15 (quinze) dias
Fundamento: Lei 10.520/2002 c/c art. 23, inciso II, alínea “b” e o art. 62
§4º ambos da Lei 8666/93.
Data da retirada do Empenho: 02 de maio de 2011.


GASTAR 157.800,00 REAIS COM COPO DESCARTÁVEL JÁ É MUITA SACANAGEM

9.5.11

PV também vai lançar candidato‏

Por Emplumadinho

A coluna da Berenice Seara no Extra de sábado noticiou que a direção regional do PV já bateu o martelo, e Xandrinho será o candidato do partido a prefeito de Nova Iguaçu. Aliás, informações dão conta de que o deputado estadual já está em campanha, e buscando apoio inclusive de aliados da prefeita Sheila Gama. Será que eles vão abandonar a prefeita ?

Dizem ainda que Xandrinho está muito animado com as suas chances no pleito, uma vez que a direção regional do partido está batalhando para ter Marina Silva em Nova Iguaçu, junto com Fernando Gabeira, fazendo campanha para o verde.

No meu entender

Em uma pequena análise que se faça sobre os nomes que estão nessa antecipada disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu, percebesse que a variedades de nomes se dá em razão do governo Sheila Gama ainda não passar a necessária musculatura que necessita para a população. Ela está com a máquina administrativa, mas até hoje existe morador de Nova Iguaçu que ainda pensa que Lindberg Farias é o prefeito. Alguns sabem que ele não é mais prefeito, mas também não sabem que Sheila Gama é a nova administradora do Poder Executivo Municipal. Isso implica muito nesta antecipada disputa pelo poder.
Sheila Gama é uma mulher discreta que, de tão discreta, provoca o seu distanciamento do povo, exceto quando o período é eleitoral. Como diversas vezes a Cláudia Maria postou neste blog, por muito tempo a prefeita ficou encastelada, justo no momento onde deveria mostrar que houve uma mudança no município. Antes de Dilma Rousseff se eleger a primeira presidenta do Brasil, Sheila não utilizou o argumento de ser a primeira prefeita da história de Nova Iguaçu. Se houve feito isso, em caminhadas pelos bairros e até mesmo aparecendo nas campanhas televisivas dos candidatos de sua simpatia, teria aproveitado melhor essa transição de governo.
Voltando a falar sobre essa antecipação eleitoral, ela se dá, como disse, pela fragilidade do nome Sheila Gama e, principalmente, por ela não buscar organizar suas bases aliadas antecipadamente. Diria que, hoje, o governo é uma “colcha de retalhos”. Há na base do governo partido será seu adversário amanhã. Um exemplo: Wlaney Rocha (PTB) teve a projeção de votos que teve graças à máquina governamental. Agora surgi o nome de Walney como um dos pré-candidatos. Esse é apenas um exemplo. O PCdoB ocupa uma das pastas mais importante para a gestão municipal, que é a Educação. Contudo, o que se escuta é que Neguinho da Beija-Flor poderá candidato á prefeitura pela legenda. Assim fica difícil entender.
Para finalizar é preciso dizer que enquanto Sheila Gama não impor a sua imagem de que é ela que administra Nova Iguaçu, será ela uma das mais fracas candidatas. Adversária de si própria e cabo-eleitoral dos seus ocupantes do governo. Pelo menos, isso é o que penso.

"SEM MEDO DE SER"

Por Carlos Gilberto Triel

Sabem do velho ditado de receber um limão? Digam o que for do paraibano, com ele todo RJTV virava limonada. Tinha-se a impressão de que entupia canos, esgotos, ruas, tudo de propósito, só para a Globo vir à Nova Iguaçu.

Foi arroz de festa durante um bom tempo na hora do almoço. Toda vez que a reportagem baixava por aqui cobrando uma ou outra reclamação de moradores, lá vinha o filho de mainha falando bonito, preparando sua cama para o governo do Estado ou o Senado.

O senso de distinção entre o lúcido e a loucura era o que menos importava. Seu objetivo era aparecer, se gabar como o prefeito, coisa que nunca foi de verdade, mas que se mostrou, e muito bem, para o desespero de Sérgio Cabral.

De lá pra cá pouco mudou. A TV Globo está oferecendo a Sheila Gama às mesmas oportunidades que o agora Senador teve em se promover, basta que se assumam as responsabilidades pelas cobranças dos cidadãos, nada mais justo e razoável.

E o que faz o seu staff? Em vez de traduzir o estardalhaço das queixas em peças promocionais para a prefeita, manda em seu lugar como bucha de canhão, um secretário de pouca afinidade no traquejo com a imprensa.

E por que Sheila Gama, não está diante das câmeras se mostrando e agindo como prefeita? As restrições ao seu governo, não são motivos para se esconder e dizer que não está. Talvez esperem chegar o trem suspenso para que a moça apareça com o seu tão belo sorriso.

O que se sabe em termos desse ferrorama é de que auxiliares mais próximos juram de pés juntos que essa maravilha do admirável mundo novo é uma realidade fora do controle, até porque será obra da iniciativa privada. Que coisa!

Iniciativa privada neste país é quando o BNDES abre o cofre da viúva, e empresários de lojinhas, de modestos capitais, mas com muitos documentos, se arvoram em poses de empreendedores e escapelam o que vêem pela frente.

De volta à terrinha, muitos acham que o cabra ainda é o prefeito daqui. Especialistas em generalidades ou não sei do quê do governo Gama, discordam dessa bobagem, até porque não se dispõe de opinião pública sobre o assunto.

Exatamente, na mosca! Um governo que não pesquisa nada, não sabe realmente de nada.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta 9:45 da manhã na www.tropical830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.

Obrigado!

O blog ultrapassou 250 mil acessos. A quipe do blog agradece!!!

Vai dar melelê!

Um leitor denunciou que um determinado posto de saúde municipal está cobrando por determinados serviços. Como não temos como provar, pedimos para que a prefeita apure o caso. A moralidade ficará grata!!!

Reclamação

Uma leitora enviou e-mail para este blog denunciando o estado precário da praça no K-32. Ela reclama que os brinquedos foram sucateados e que a praça só serve agora para fins comerciais. Atenção, prefeita, a leitora tem razão.

Atenção!!!

Dois bueiros na Estrada da Palhada estão sem tampas. Um próximo à entrada do condomínio Residencial da Palhada e outro próximo à Padaria Alfa. Já aconteceram diversos acidentes na localidade. Sabemos que a administração da Estrada da Palhada é de competência do governo estadula. Contudo, não seria nada para a Prefeitura de Nova Iguaçu resolver o problema, já que o governador Sérgio Cabral (PMDB), que foi apoiado pela prefeita Sheila Gama (PDT), sequer está preocupado com as rodovias estaduais e a rodoviárias do município. Quem andar pela antiga Estrada de Madureira ou precisar embarcar no terminal rodoviário de Nova Iguaçu vai perceber o descaso do "parisiense" Cabral com o povo iguaçuano. Não só ele: o secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, é outro que não está nem aí!

Uns e outros

Por Claudia Maria

Como antecipamos, a prefeita Sheila Gama já mandou afastar uns e outros. Mas, pelo jeito, afastou mais uns que outros, se é que vocês me entendem. Mesmo assim, ainda tem muita coisa para acontecer.

Já dissemos isso!

Um levantamento feito pelo Congresso em Foco, um dos sites mais respeitado sobre a cobertura política em Brasília, disse que o ex-prefeito Lindberg Farias (PT) é o senador com mais processos por crimes de responsabilidade, crimes contra a ordem tributária e improbidade administrativa, todos no Supremo Tribunal Federal. Como se vê, a tal da lei de ficha-limpa virou "ficha-brinca".

Fritura

Por Claudia Maria

Parece que tem alguém querendo fritar o secretário das Cidades em Nova Iguaçu, José Rogério. Há poucos dias andaram distribuindo na Câmara processos em que o rapaz teria envolvimento. Mas, quem viu de perto garante que se trata apenas de conjecturas (diferente do que existe sobre Lindberg Farias). A interpretação é de que o secretário está atrapalhando alguém e por isso precisa ser fritado. Há quem diga que tem outro secretário municipal por trás disso.

Alguma coisa acontece...

Por Claudia Maria

Alguma coisa está acontecendo pelos lados da Vigilância Sanitária de Nova Iguaçu. Dizem até que a prefeita Sheila Gama já mandou afastar uns e outros.

Posicionamento

Por Claudia Maria

Muitos leitores têm postado opiniões sobre a possível candidatura de Neguinho da Beija Flor à Prefeitura de Nova Iguaçu e quero deixar claro a minha. Ser de fora não é problema para mim. Como disse Tigu em um comentário, muita gente de "dentro" deixou a desejar e feio!!! A questão é o comprometimento. Lindberg foi trazido exatamente pelos locais e foi uma péssima experiência. Já tinha um passado e a classe política "se enganou" porque quis. Já Neguinho, é um ótimo interprete, excelente cantor, mas politicamente quem é? Não dá para arriscar assim depois do caos instalado por Lindberg. Concordo que o nosso cenário não está lá grandes coisas. Mas, vamos esperar e rezar!

6.5.11

Definido

Por Emplumadinho

Foi batido o martelo. Depois de convidado pelo PR, PDT e PSB, ser rejeitado pelo PSDB PROVISÓRIO de Nova Iguaçu e esnobado pelos conselheiros políticos da prefeita Sheila Gama, o presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Marcos Fernandes, acertou a sua ida para o PRB da deputada Rosângela Gomes. Parece que o anúncio oficial será feito em breve. Como disse o Almeida no post "Jogo", neste momento há muita especulação. O fato é que, com mais algum tempo, saberemos se estavam certos o PSDB PROVISÓRIO, o governo ou os partidos que disputaram Fernandes.

Em que ponto chegamos

Por Claudia Maria

Já colocamos nesse blog informações sobre a Escola Municipal Barão de Guandu. A unidade está precisando de reforma e, algumas vezes, as crianças assistem a aula ambaixo de uma árvore porque o telhado está caindo. Pois bem, sensibilizado com isso, Vicente Loureiro, que trabalha no Estado e é um dos responsáveis pela implantação do Arco Metropolitano, conseguiu a reforma do telhado. Portanto, uma iniciativa pessoal de Vicente que é morador de Nova Iguaçu e já foi secretário de Meio Ambiente. Foi preciso a intervenção dele para conseguir o básico: um telhado. É uma vergonha!

Jogo

Nesse momento há muita especulação sobre os possíveis candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu. Sempre disse para as pessoas que candidaturas só após homologadas. Nesse momento o que existe é o jogo de interesses.

5.5.11

Prefeitura x CTR‏

Por Emplumadinho

Para atualizar: a Prefeitura de Nova Iguaçu impetrou recurso em 29 de abril contra a cassação da liminar que proibia o despejo do lixo de outros municípios em Nova Iguaçu, mas o desembargador relator, HORACIO S RIBEIRO NETO, negou o recurso e, em resumo, o lixo é nosso !

Chega de forasteiro

05-05-2011 - Por Emplumadinho

Ano passado, logo depois das eleições, falei que acompanharia de perto a atuação em prol de Nova Iguaçu dos candidatos de fora da cidade que obtiveram votação expressiva por estas bandas.

Pois bem, agora eu pergunto: o que fizeram em defesa de Nova Iguaçu os senhores deputados estaduais Wagner Montes (40.926 votos na cidade), Clarissa Garotinho (10.508) e Pedro Augusto (8.218) quando Sérgio Cabral tentou despejar o lixo do Estado inteiro em Nova Iguaçu ? Apenas os deputados de Nova Iguaçu, Rosângela Gomes e Xandrinho, se juntaram aos vereadores Marcos Fernandes, Fernando Cid, Marcos Rocha, Anderson Santos, Daniel da Padaria, Wilson de Carvalho e Denilson Ambrosio na luta contra a CTR.

E qual a ajuda que os deputados federais Garotinho (61.242 votos aqui) e Vitor Paulo (8.871) deram quando o IBGE apresentou o seu esdrúxulo resultado para o Censo 2010 ? O deputado Bornier e o vereador Thiago Portela eu sei o que fizeram: foram pressionar o presidente do Instituto em seu próprio gabinete, e estão até hoje brigando para devolver os recursos tirados da cidade.

Sabem porque os políticos de nossa cidade brigam por ela ? Porque é aqui que suas famílias e a maior parte de seus amigos vivem, é aqui que exercem sua influência política, e é aqui que todos que citei, sem exceção, são cobrados por suas atitudes, ou pela falta delas.

Será que alguém já encontrou, depois das eleições, alguns dos "forasteiros" pelo menos uma vez em nossa cidade ?

Todo este desabafo é em função do anúncio da intenção do Neguinho da Beija-Flor em ser candidato a prefeito de Nova Iguaçu.

Quero que alguém me diga uma, APENAS UMA ação do Neguinho em defesa de Nova Iguaçu. Ele nasceu aqui, é verdade, mas a sua única ligação com a cidade é que em 1970 (41 anos atrás) ele estreou como puxador de samba na Leão de Iguaçu. Cinco anos depois, foi para a Beija-Flor e por lá está até hoje.

Pretensão política, qualquer um pode ter. Mas peralá: estrear logo como prefeito de uma das maiores cidades do Brasil ? que venha a vereador, trabalhe muito, demonstre amor pela cidade e faça por onde ser candidato a prefeito.

O que Neguinho da Beija-Flor conhece de Nova Iguaçu ? qual o vínculo que ele tem com o PCdoB do vereador Fernando Cid ? Ele nunca foi militante histórico do partido, aliás, de nenhum partido. O que o impede de ganhar as eleições e virar as costas para o partido, o vereador e a cidade ? Nadica de nada !

Nós já vimos este filme com o Lindb-AARGH, e, sinceramente, neste caso NÃO vale a pena ver de novo.

Email da leitora Eliane

A Prata definitivamente entrou na listagem do boom imobiliário de Nova Iguaçu...
Estão fazendo um superlançamento imobiliário aqui na Prata, na Av Plinio Casado, com lançamento da Patrimóvel empreendimentos...
Será construído um super condomínio no imenso terreno que era do empresário Augusto Flores, falecido meses atrás...quem está a frente dos trabalhos é nada mais, nada menos que Cornélio Ribeiro... a coisa tá bombando....
Só espero que eles avisem a quem está comprando as unidades imobiliárias, que no Posto 13 a enchente continua, que agora nem o caminhão do lixo passa pelo bairro com a periodicidade de antes, que o posto de saúde não tem médico, que nós não temos infraestrutura básica mas que o IPTU da Prata é caro à beça....rsrsrsrbjks Eliane

Partido 3

Por Claudia Maria

Minha opinião sobre a possível candidatura de Neguinho da Beija Flor à Prefeitura de Nova Iguaçu pelo PCdoB é de que a situação demonstra, primeiro: uma fragilidade do partido que, dentro do governo, se assanha a apoiar uma pessoa de fora. Segundo: mesmo que não estivesse no governo, antes de pensar em trazer gente de fora dentro do próprio partido deveria ter algum nome. Afinal, o PCdoB está no cenário político da cidade há muito tempo. Enfim, continuamos "batendo palma para maluco dançar".

Partido 2

Por Claudia Maria

Em Nova Iguaçu a repercussão de que Neguinho pode vir candidato à prefeito pelo PCdoB na cidade caiu como uma bomba para alguns membros. Eles já se preparam para falar com Sheila Gama e afirmar que apóiam a entrada do sambista no partido mas não sua candidatura. Vale lembrar que o PCdoB está muito bem no governo Sheila, inclusive conta com a secretaria de Educação, sem falar nos cargos na Saúde. A pergunta é se vale a pena largar tudo isso para apoiar uma candidatura que pode não dar certo.

Partido

Por Claudia Maria

Pelo jeito o PCdoB está mesmo muito partido na essência da palavra. Nota hoje na coluna da Berenice no Extra dá conta de que Neguinho da Beija Flor está filiado ao partido e vai concorrer à Prefeitura. A informação que chegou ao blog é de que Neguinho teve uma reunião ontem com a cúpula do partido e hoje almoçou com outras pessoas importantes do PCdoB no Rio. Mas, as fontes dão conta de que a filiação ainda não aconteceu. Mas a nota por si só já deu o que falar, principalmente entre os membros de Nova Iguaçu.

4.5.11

Fazendo Justiça

Por Emplumadinho

Outro dia falei aqui do dinamismo do vereador Denilson Ambrosio. Para não ser injusto, tenho que citar outro vereador que veste a camisa na defesa de Austin, que é o Jorge de Austin. Acompanho seu trabalho há muitos anos, e ele nunca se afastou das ruas, não importando se era governo ou oposição. Sei o quanto defende o seu bairro, conheço bem o atendimento diário que presta à população, e quero frisar que mesmo nos piores momentos na sua relação com o governo manteve a sua postura de ouvir a voz do povo nas ruas, e esta é uma das características mais importantes em um político.

3.5.11

Política

Por Claudia Maria

Já postei aqui sobre Marcelo Lessa e dei minha opinião sobre sua candidatura. Pois bem, soube há poucos dias que Nagi Almawi pretende sair vice na chapa do Lessa. Continuo não acreditando que essa chapa vá até o fim, mas, com Nagi no processo o cenário muda um pouco de figura. Dizem que Nagi não anda satisfeito com a maneira como filho, vereador, vem sendo tratado pelo governo. Estamos de olho.

2.5.11

“O QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO”

Por Carlos Gilberto Triel

No último sábado o comunicador Marcos Mendonça disse em seu programa esportivo na Rádio Tropical que em sua opinião Lula foi o melhor presidente do Brasil, devido a sua preocupação com os pobres e menos favorecidos.

Há uns sete anos, FHC em artigo no O Globo chamava atenção de Lula para que aproveitasse as condições internacionais dos preços favoráveis as nossas principais exportações e, sobretudo, as baixas taxas de juros nos mercados financeiros para investir na infra-estrutura.

Os assessores devem tê-lo mostrado dois vieses:- Lula, ou você parte para oferecer tudo àquilo que o povo não teve em toda a sua história, ou siga o conselho de FHC e prepare o Brasil para agüentar o tranco que se sucede após a bonança.

Ora, até o escândalo do mensalão Lula foi levando o governo com um olho no padre e outro na missa, que nada mais era do que acompanhar os dividendos eleitorais do bolsa família, ao mesmo tempo em que seguia a receita do bolo deixada pelo próprio FHC.

Lembro-me que Elio Gaspari chegou a usar mais ou menos a seguinte expressão:- “Incrível! 11 meses de governo e esse pessoal do PT não sabe o caminho a seguir”.

Foi quando Roberto Jefferson descobriu indignado a corrupção e as coisas feias praticadas pelos homens maus, e quando tudo parecia acabado para o PT e para o próprio Lula veio à infeliz frase da oposição: - Vamos deixar Lula sangrar até morrer.

Dona Adélia que morou na Rua Santa Luzia, dizia que o mal do urubu é achar que o boi está morto. E no desespero, Lula mandou as favas os investimentos adequados ao Brasil a longo prazo e, transformou todo o país da noite para o dia nisso que o Marcos Mendonça viu.

Em vinte anos o PT disseminou no Congresso e na imprensa as mais tórridas denuncias contra o sistema vigente. Nada do que disseram se comparou ao que se fez e, graças a eles, hoje o Brasil se confunde entre o cínico, a cara de pau e o homem de Deus.

A China e a Europa pisaram no freio e estão aperfeiçoar seus comércios, daí o capital especulativo das matérias primas migrar-se-á para outros paraísos, e com as exportações desvalorizadas anuncia-se um quadro de escassez incompatível com que se gasta hoje no Brasil.

E aqui em Nova Iguaçu um senhor que conseguiu a proeza de ganhar um governo com o prestígio do seu aval, esgota perdulariamente seus meses de gestão com realizações toscas, gerenciadas por burocratas de outras cidades sem nenhum compromisso com o eleitor.

E o municipio segue a espera de novos acordos do é dando que se recebe para que se estabeleça o que pode e o que não se pode fazer. E estão a postos às mesmas caras de sempre, prontas para um revival de denúncias, a quem se achou esperto e levou a prefeitura na caneta.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta 8:45 da manhã na www.tropical 830am.com.br “Se é Sucesso eu Toco” no programa do Hugo Alves. E a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.

Convênio em risco

Por Claudia Maria

A clínica Central em Nova Iguaçu está prestes a parar de fazer atendimento oftalmológico para outros municípios. O motivo é que o dinheiro vai direto para Nova Iguaçu e não é repassado há vários meses pela Prefeitura. A direção da clínica não aguenta mais o prejuízo e já avisou aos municípios vizinhos que vai parar. Mais uma vez a população mais pobre será prejudicada e dessa vez até quem é de fora da nossa cidade vai pagar o pato.

Bate-boca na reunião do conselho

Por Claudia Maria

Na reunião do conselho de semana passada o clima ficou quente. Uma conselheira chegou a bater boca com o secretário. Ela disse que estão faltando médicos e ele chegou a chamá-la de mentirosa. Reconhecemos aqui várias vezes que o conselho não tem feito o dever de casa mas, dessa vez, Josemar passou do limite. Atenção secretário, faltam médicos sim, e alguns até vendem o plantão para não trabalhar! Se o conselho trabalhar direito pode ser um aliado.

ACS, ACE e Reintegrados

Por Claudia Maria

As três siglas acima são de agentes. Todos eles tem como responsabilidade o combate à endemias, cada um dentro de sua área de atuação. Somados dão quase 2 mil pessoas. Isso nos dá uma idéia de que estamos bem no setor. Ledo engano. Apesar de todos serem trabalhadores, de todos estarem investidos da responsabilidade de servidor (o nome já diz: aquele que serve), não se entedem. As chefias pouco se falam e, o pior, são escolhidas conforme critérios políticos. O pior ainda! Entre eles existe uma rivalidade que beira à ignorância!
Os reintegrados, porque são federais, ganham um salário muito mais alto. Acompanhei a história deles e posso dizer: lutaram muito para conseguir os direitos. Mas, depois de 20 anos de luta parecem ter esquecido o que significa ficar em casa olhando os filhos sem ter como sustentar a família. Poderiam ajudar os colegas de profissão, mas, ao contrário, alguns até atrapalham. Muitos estão trabalhando com políticos e afastados das funções outros só enxergam o próprio umbigo e só alguns ainda têm uma visão de estão todos no mesmo barco.
Esse post pretende chamar atenção, primeiro das autoridades, que deveriam dar mais valor ao agente que está nas ruas, combatendo a dengue e outras pragas e depois aos próprios trabalhadores. Enquanto pensarem separadamente, enquanto não se ajudarem, todos continuam com problemas e a população fica relegada à segundo plano.