8.1.13

Mais da Assessoria de Imprensa

"Bornier cria Força Tarefa para
desobstruir a Estrada de Madureira
Uma força tarefa envolvendo a prefeitura e o governo do Estado está mobilizada, desde esta terça-feira (8), para acabar com os transtornos provocados por verdadeiras crateras e pista escorregadia que os motoristas vêm enfrentando na RJ-105 (Avenida Abílio Augusto Távora), também conhecida como Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu.
O mutirão, em caráter emergencial, tem a participação da Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e Cedae, que disponibilizaram operários, caminhões, retroescavadeiras e rolos, a pedido do novo prefeito eleito, Nelson Bornier.
O início da ‘operação resgate’ chegou a provocar congestionamento de cerca de sete quilômetros nos dois sentidos da rodovia estadual. O trecho em obras só foi liberado pelos agentes de trânsito da prefeitura, no final da tarde.
O trecho mais crítico ficava na altura da Estrada da Palhada. Mas o problema atinge cerca de dois quilômetros de extensão, entre os bairros Danon e Valverde. Ali, os motoristas não estavam conseguindo dirigir a mais de 20 quilômetros por hora. A situação se agravou ainda mais com as chuvas de Verão que têm castigado a Baixada Fluminense, no final do dia.
O problema, segundo Abílio Quintal, do Gabinete de Crise, criado pelo prefeito Nelson Bornier, se deve a obstrução da rede de esgoto. Segundo ele, o sistema já não suporta mais a demanda de água da chuva e detritos domésticos, que escoam, sobretudo, da Estrada da Palhada e as ruas Rosana Reina, Paulo Reina e José Augusto Lameira.
A operação envolve ainda caminhões flex e a vácuo, que estão fazendo sucção e lavagem da lama em galerias, bueiros e caixas de esgoto, com a ajuda de operários e técnicos da Cedae. “A situação é bastante complicada, aqui na Estrada de Madureira. O prefeito Nelson Bornier nos pediu o máximo de celeridade. Nesta quarta (9) e quinta-feira (10), vamos chegar ao trecho da Mangueira e do Marco II”, anunciou Quintal.
O trabalho de recuperação da malha viária, com o recapeamento asfáltico, está sendo realizado pela empresa IP Engenharia, que presta serviços para o DER. “Já consumimos cerca de 60 toneladas de asfalto, desde o quilômetro 32, até este trecho da Estrada da Palhada. Mas a operação vai se estender até o início da Estrada de Madureira, próximo ao Centro de Nova Iguaçu”, explicou Mário de Andrade, encarregado da usina de asfalto.
Comerciantes da região festejaram a postura do prefeito Nelson Bornier. “Já estávamos ficando desesperado com esta situação. A minha loja vendia em torno de R$ 3 mil a R$ 4 mil, diariamente. Com a Estrada de Madureira intransitável, o meu faturamento caiu em mais de 60%”, queixou-se um comerciante, que não quis se identificar.
Márcio Andrade, da IP Engenharia, disse que o governo do Estado e a prefeitura de Nova Iguaçu devem realizar um estudo técnico para mudar o sistema de escoamento de água e esgoto da Estrada de Madureira, de forma a evitar, em breve, novos transtornos para os motoristas".

5 comentários:

Unknown disse...

Até que fim, eles começaram a trabalhar

Alcy Maihoní disse...

Excelente notícia, mas tenho que por um "mas": Governo do estado e prefeitura não podem esquecer de acrescentar renovação da iluminação, sinalização e baias de ônibus em muitos trechos não existem. Tal aparelhamento deve ser idênticos ao da via Light. Morador do Danon

Alcy Maihoní disse...

Excelente notícia, mas tenho que por um "mas": Governo do estado e prefeitura não podem esquecer de acrescentar renovação da iluminação, sinalização e baias de ônibus em muitos trechos não existem. Tal aparelhamento deve ser idênticos ao da via Light. Morador do Danon

Unknown disse...

Obrigado por lembrar dos agentes de transito de nova iguacu que fez muito bem seu trabalho, mas, por favor vamos llembrar de apricar a lei 4.179 de 22 de maio de 2012 que dispoe sobre o pagamento de periculosidade aos agentes de transito, no ambito da cidade de nova iguacu.
Att william baltar

Unknown disse...

Obrigado por ter comentado o exelemte trabalho dos agentes de transito de nova iguacu onten na estrada de madureira , mas, por favor lembrem que ja existe uma lei n. 4.179 de 22 de maio de 2012 que dispoe sobre o pagamento de adicional de periculosidade aos agentes de transito da cidade de nova iguacu, vamos lembrar dos agentes de transito tambem nessa hora e fazer valer essa lei, pois estamos num estado de direito, pelo menos e o que diz contituicao 1988.