Nunca gostei de frases de efeito para justificar atitude pessoal. As impressões que marcam o concílio de santos, vigaristas e similares é calar-se diante da conveniência, e jogar para o respeitável público, o discreto charme de falar a verdade até a página 1, e jamais por em risco a sua segurança pessoal.
No caso do radialista Gabriel Barbosa que pecou mais pela desinformação do que necessariamente por ter faltado com a verdade, à veemência exacerbada lhe custou caro e ameaça seu emprego de 40 anos como funcionário de carreira; algo perto da caça às bruxas à la James Payn, em que a vingança é um prato para se comer frio.
Ao rotular Bornier de forma deselegante, deixou passar despercebidos os que afundavam o governo do qual defendia. Os inimigos estavam infiltrados em suas próprias fileiras e, que em muitas vezes passavam informações ao outro lado pensando no plano B caso perdessem as eleições.
Daqui alertamos a ex-prefeita das particularidades dos que denegriam sua administração. Não estava nem aí, certa feita, no calçadão dos camelôs a moça deu uma dura em alguns funcionários pelo carro oficial estacionado de forma esquisita no local, tudo porque o símbolo da cidade estava desbotado.
Quem se dispuser em pesquisar as páginas sociais ainda poderá encontrar mensagens contra o candidato Bornier, falando cobras e lagartixas do atual prefeito, mas que agora já estão a postos para assumir cargos importantes nessa administração que se inicia.
As experiências com os projetinhos de prefeitos que tivemos, e isso muito antes dos avós, vieram com densas camadas de segredos inconfessáveis e rolos com o dinheiro público. Quem se preserva pela retidão da consciência, sabe da importância de se ajustar periodicamente em sua conduta perante Deus e o diabo.
Nada é pior do que a ingratidão da alma, consciente da porcaria do corpo em que habita, mas que se recusa ao ser ao menos razoável. Mantê-la em sua plena ignorância pode ser uma opção para seguir em frente, passar de ano, comprar a casa própria, etc. Mas é um mentiroso consigo próprio.
Porque uma coisa é não compactuar com os excessos do Gabriel Barbosa, outra é virar-lhe as costas esquecendo-se das vezes que abriu os microfones do seu programa para projetar muitos dos que os querem agora, como o gafanhoto da vez perante sua majestade, o prefeito.
Carlos Gilberto Triel
é jornalista e apresenta aos domingos das 07hs às 09hs da manhã, na Rádio
Tropical 830AM www.tropical830am.com.bro programa sobre a nossa cidade “NOVA IGUAÇU A CAPITAL DA BAIXADA” e de
2ª a 6ªfeira 17h50min a Oração da Ave Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário