16.8.10

Comentário sobre conselhos

Por Claudia Maria

De um leitor que serve para nossa reflexão.

Claudia:
Vi sua nota sobre a posse do Conselho de Saúde e sobre isto quero iniciar contigo um debate:

1. Você sabe qual foi o percentual de renovação dos membros que representam a sociedade civil no Conselho de Saúde? Me parece que são sempre os mesmos.

2. Outra coisa: tem gente que participa de vários conselhos municipais. São conselheiros profissionais. Alguns montam ONG só para terem assento neste conselhos e, a partir dai, algum protagonismo politico. A contribuição que dão para construir algo é muito pequena. Veja o desempenho dos conselhos que existem. O que de fato produziram.?

3. Acho que os conselhos são instrumentos importantes de participação popular, mas é vital que haja renovação e alternância, para que não se tornem apenas peças figurativas que servem de chave para se abrir algumas portas.

2 comentários:

andressa eliane disse...

Principalmente, o que é mais necessário, é um trabalho sócio-educativo, que informe à MAIORIA da população que existe um conselho e para que ele serve.Depois, informe o que o Conselho está fazendo ou pretende fazer...mas é informar mesmo, para o povão...em todos os bairros...porque a MAIORIA do povo nada sabe disto...
E fica sempre os grupinhos da dialética+retórica+blá-blá+blá-blá...muito papo, pouca ação efetiva, nada resolvido e tal...assim não dá...
Eu por exemplo gostaria de saber algumas coisas:
1-onde este conselho se reune?
2-Este povo todo é remunerado?
3-Se positivo, por quem?
4-Se negativo, trabalham tanto com que objetivo?Até onde eu sei só quem trabalha de graça é relógio....

Unknown disse...

Parabéns