28.11.11

Ongs x SUS

Por Claudia Maria

Um amigo faz um comentário sobre as ongs e a diferença em relação a nossa Saúde. Nunca é demais lembrar que o SUS é um grande plano de saúde e daria certo em qualquer país sério. Não dá aqui porque é uma esculhambação! Não é culpa do projeto mas das pessoas que executam, alías como qualquer outro projeto nesse país. Para se ter uma idéia, o SUS nunca atrasa os repasses, eu disse NUNCA. Tem projetos para todos os gostos e tamanhos. No caso específico da Posse o hospital recebe pacientes de vários municípios da Baixada e esses municípios não fazem o repasse que deveria ser feito para a Posse. Ninguém sabe explicar por que ou para onde vai o dinheiro que deveria entrar no hospital. Essa é uma questão.
A outra é o complicador que os gestores mesmo imprimem. Vejam, mais uma vez, o caso da Posse. É referência para tratamento de HIV, tem ótimos profissionais, etc, etc, mas, o diretor resolve dificultar o acesso à farmácia!!! Percebem? Quando funciona o repasse, existem os profissionais, sempre tem alguém para atrapalhar! A ouvidoria anota sua denúncia e não faz nada! O Ministério da Saúde diz que você tem que reclamar na ouvidoria do hospital, depois na secretaria de Saúde parasó depois procurar o Ministério. Até, você ou o familiar morreu!!!
Mas, mesmo quando você consegue drilbar tudo isso e chega ao Ministério da Saúde eles respondem: "estaremos encaminhando sua denúncia para a secetaria municipal". Percebem? O sistema é feito para não funcionar e para você desistir de reclamar!
Mas, como somos insistentes, continuamos. Como diz um amigo meu: "enquanto tiver bambu a gente joga flexa neles"

Nenhum comentário: