25.11.11

“ANTES QUE ESQUEÇA”

Por Carlos Gilberto Triel

“O DINHEIRO PÚBLICO”

Existem atuando no Brasil cerca de 350 mil ONGs para todos os tamanhos e gostos. E depois dos escândalos descobertos no Ministério dos Esportes, a presidente Dilma resolveu suspender por 30 dias o repasse de todas as verbas destinadas a essas instituições.

O que causa estranheza é que tem de tudo. Do amparo a velhice, passando pelos abnegados criadores de canário belga, chegando até os praticantes de carteado truco; as ONGs credenciam-se naturalmente usando as brechas da lei.

As atitudes louváveis dessas organizações que transcende nossa vã filosofia de papo de botequim ou mesmo das palavras de fé dos bispos da TV, acontecem em quase todas as esferas dos ministérios, empresas estatais e nas fundações públicas.
Não há no código civil ou em outra lei designação de ONG. Segundo Jaime Magassi, ex-presidente do BNDES, é urgente que o Congresso se pronuncie, senão, pelo andar da caravana, o terceiro setor quebra a carruagem, os cavalos e o cocheiro.

*JORNAL DE HOJE

Bons tempos àqueles em que em 1985 invadiu Duque de Caxias com um suplemento de 100 mil exemplares e, fez a diferença a favor do candidato Juberlan de Oliveira.

*AUGUSTO NUNES (revista Veja)

“Se o destino tivesse sido mais generoso, Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem, e José Dirceu de Oliveira, o Guerrilheiro de Araque, viveriam celebrando entre tragos e tragadas, no quarto de hotel de luxo ou no botequim da viela, as semelhanças e afinidades que eternizam a amizade.”

* AUGUSTO NUNES 2

“Ambos ficaram famosos como chefes de quadrilha, enriqueceram com atividades criminosas, são intolerantes com quem diverge, têm chiliques quando contrariados. Ambos gostariam de ser Lula. E também acham, como o ídolo comum, que o Brasil precisa acabar essa mania de tratar coisas iguais de forma distinta.”

*VEREADOR GORDO PEDRA

Perguntado se acreditava na reeleição do presidente norte-americano, o caçador de cornos oficial do Brasil, saiu com esse refinamento: “Rapaz, não faço a menor idéia, se quem morreu foi Osama ou Obama.

*SECOS E MOLHADOS

Nesse final de 2011 cresce os “reclames” dos políticos para um feliz natal e prospero ano novo nos jornais, rádios e periódicos. Os aprumados na vida e na pança, não disfarçam o risinho sarcástico de que é para ajudar a combativa imprensa local.

*ARNALDO JABOUR

Chamou atenção para um fato importante: o povo vai para as praças, quando deveria ir para o local onde se dá a corrupção. É preciso fazer o corrupto ter medo do povo.

*BAIRRO DA PRATA

Com a duplicação da Via Dutra nas imediações do Posto 13, ficou muito fácil postergar os problemas de enchentes da região, com a desculpa de tudo ser um imenso canteiro de obras.

Carlos Gilberto Triel, apresenta de segunda a sexta-feira 17:50hs na Rádio Tropical 830AM, Oração da Ave Maria. Na web www.tropical830am.com.br

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

O amigo talvez possa me esclarecer uma curiosidade. Vi uma reportagem em horário nobre, em varios canais de telejornais.Diziam que mais de 80% das ongs não haviam prestado contas e quantia ainda maior era pura fraude.Como não vi nenhuma contestação ou direito de resposta, me parece muita bondade ou verdade.Como o setor público tem um gigantesco cabide ,melhor varal de emprego e esta faltando de tudo em todos os cantos público.Não seria melhor usar esta montanha de grana do povo em beneficio do povo.Tal como seringas,materiais diversos,em falta, nos postos de saúde,hospitais,colégios, aparelhos para diagnóstico, quebrados ou em falta nas emergências.
Será que os proprietários de ongs são mais cidadões que nós 190 milhões ? Este nosso Brasil é realmente inesgotável.A 500 anos começaram a rouba-lo com caravelas.Hoje é roubado com todos os veículos modernos,mala,bolsa,sacola,mochila,cuéca,meias,soutien,ongs, até online e ainda não esgotou a fonte.Penso que merece um estudo sobre este fato curioso, ou será que estou errado ?