23.11.11

A falta que faz um líder de governo...‏

Por Emplumadinho

Tivemos ontem, na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, mais um episódio que ilustra o tamanha do erro da prefeita Sheila Gama e seus articuladores (?) ao não escolher um líder que represente o seu governo no legislativo.

Para começar, se a figura do líder fosse dispensável como eles parecem pensar, não existiria em praticamente todas as casas legislativas do Brasil, desde o Senado Federal até as Câmaras Municipais de Feliz Deserto, em Alagoas, ou Cachorro Sentado, em Goiás.

Voltando ao acontecido: a prefeita Sheila Gama enviou um projeto à Câmara em que reduz pela metade a dívida da Prefeitura com o PREVINI. Aliás, tenho certeza que todos os devedores adorariam reduzir suas dívidas assim, na canetada. O problema é que nenhum dos vereadores da base de governo soube dizer qual seria o impacto desta redução no pagamento dos aposentados e pensionistas. Não sabiam também se a proposta já houvera sido aprovada no Conselho Fiscal do Instituto.

O medo dos vereadores é o aprovar um projeto que se demonstre depois prejudicial aos aposentados, afinal, o Ministério Público poderia questioná-los sobre o que os levou a esta aprovação, e eles não teriam como argumentar. ADEMAIS, 2012 é ano eleitoral, e não faz bem para a saúde de uma reeleição aprovar leis impopulares.

Da parte do governo, o que parece é que ele quer aprovar os seus projetos mas não se preocupa com o que isto pode acarretar no futuro aos vereadores, mesmo aqueles mais chegados a ele.

Quem vem exercendo a função de líder de governo nas votações é o vereador Denilson Ambrosio, que luta enfaticamente para que prevaleçam os interesses de Sheila Gama. Porém, ele mesmo não é municiado com informações, não existe uma estratégia de atuação e o que se vê é Denilson se desgastando na defesa de um governo que, até que se prove o contrário, não merece que ele se empenhe tanto. Noves fora o "fogo amigo" de ALGUNS vereadores que fazem parte do grupo de caladinhos, não ajudam em nada e depois correm para tentar queimar os colegas no governo.

E antes que o Almeida peça que eu "DÊ OS NOMES DOS VEREADORES", ai vão as três divisões dos governistas-puros ontem:


1)Defesa enfática - Denilson Ambrosio;


2)Defesa modesta (percebia-se que eles queriam ajudar, mas não tinham argumentos) - Marquinhos da Tia Megue, Jorge de Austin, professora Marli, Pastor Laranja e Pastor Wellington;


3)Não participaram do debate - Marotte, Carlinhos Presidente, Daniel da Padaria e Marcos Rocha.


Fernando Nagi não se enquadrou em nenhum destes grupos porque desde o primeiro momento concordou que era necessário um maior esclarecimento por parte do governo em relação ao projeto.

2 comentários:

Alcy Maihoní disse...

Na minha ignorância política, penso que não faz falta nenhuma um líder de governo na Câmara, nem deveria existir. No lugar (com diminuta exceções) bem que poderia ter líderes do POVO...ops! Deixa quieto!!

Morador do Bairro Danon

Unknown disse...

LIDERES DO POVO JÁ. EU APROVO