31.12.10

"INGÊNUOS E PRESUNÇOSOS"

Por Carlos Gilberto Triel

Nunca antes neste país alguém foi tão intenso quanto Lula. Nenhum brasileiro pode em sã consciência ignorar que o presidente da república foi alem do que se esperava e, graças a ele, e somente pela popularidade, todas as acusações contra seus companheiros não foram alcançados pelos braços fortes da lei.

Por muito menos, vereadores, prefeitos e até governador apareceram algemados no Jornal Nacional. Por denúncias de corrupção aliados e correligionários perderam seus cargos no governo, mas nenhum deles passou por igual constrangimento. A popularidade que brindou Lula; blindou seus companheiros.

Aqui em Nova Iguaçu, o ex-prefeito fez o que quis com o dinheiro público e de quebra, ainda ganhou com a percepção das artimanhas, um mandato de senador. E contra as evidências dos fatos, na carona de Lula fez com dissolvessem naturalmente as enxurradas de processos contra ele e sua administração.

O que suporia prestígio se mostrou um significativo desgaste. Perdeu em Nova Iguaçu para um político inexpressivo, que se notabilizou pela falsidade, ao se ajoelhar diante das câmeras de TV e, convocar os excomungados de sua seita, os espíritas, macumbeiros, católicos, para orarem juntos numa só hipocrisia.

Na Câmara Municipal, pessoas comuns e limitadas ao pátio, se arvoraram no faço e aconteço e foram de peito aberto contra as leis da gravidade. Está certo que o hilário e o ridículo fazem parte do folclore político, mas é inconcebível não se lembrarem dos noticiários policiais e dos que prevaricaram infantilmente.

E o que aconteceu? O ministério público simplesmente deu um puxão de orelhas e exigiu cópia do relatório da CPI. Ora, pelo brilho e empáfia como desfilaram, era para dizer também ao promotor que a “CPI foi encerrada, e o que ocorreu dentro estava dentro dos preceitos legais e democráticos.”

Qual o quê, o presidente da Câmara obedeceu porque sabe que vereador não é nenhum poder soberano. Como pensou uma deputada, que enquanto vereadora produziu pérolas de que a saúde é um problema nacional e, agora, com toda altivez (sic) se absteve em votar a CPI porque não concorda em votação secreta.

E a de um comunista sensível às atividades minerais e contra as vítimas desse agente poluidor. Cartesiano no entendimento do bem e do mal; acredita que escrever a favor é um aliado, se contra é inimigo. Era tudo que Hitler, Stalin e Cia precisavam ouvir para anexar em suas defesas, asilados que estão no inferno.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e apresenta a Ave Maria, a maior audiência das rádios no país. Na Rádio Tropical 830 AM é transmitida de segunda a sexta-feira às 17:50 horas e na web www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: