17.12.10

Finalmente descobrimos: porque Wally sumiu!

Por Emplumadinho

Depois de falar sobre a previsão de receitas para 2011, e mostrar que os 224 milhões de reais a mais previstos virão principalmente do aumento na arrecadação de impostos e dos convênios com os governos estadual e federal, vejamos onde será gasto nosso dinheiro.

Inicialmente, vale ressaltar que a ÚNICA secretaria com orçamento de 2011 menor do que o de 2010 é a Secretaria de Esporte e Lazer, com MENOS 784 mil reais (perda de 17%). Só para comparar, o orçamento desta secretaria em 2009 era de DEZ milhões de reais, e este ano caiu para menos de quatro milhões de reais. Isto, a poucos anos da realização das Olimpíadas e da Copa do Mundo no nosso estado, não me parece ser coerente. Afinal, com um programa de formação esportiva bem feita, Nova Iguaçu poderia ganhar projeção mundial através de seus jovens atletas.

Por falar em jovens, a verba destinada ao Programa 2º Tempo caiu de três milhões de reais para pouco mais de um milhão e meio de reais. Muito coerente, pois não me parece que este governo tenha tanta preocupação assim com os jovens.

Já que falei em secretaria, merece destaque negativo também o orçamento da Secretaria de Obras Públicas: menos de um milhão e cem mil reais. Enquanto isso, a Secretaria da Cidade, que TAMBÉM FAZ OBRAS PÚBLICAS com verba própria, terá mais de 234 milhões de reais. Sei não, mas por que será que a Secretaria de Obras está tão esvaziada ?

Outro ponto a ser destacado: dos 224 milhões de reais a mais de arrecadação, MAIS DE SESSENTA E CINCO MILHÕES DE REAIS serão utilizados para PAGAMENTO DE DÍVIDAS. Em 2010, a previsão era de pagar pouco menos de quinze milhões de reais. Quer dizer: a dívida aumentou em mais de cinqüenta milhões em um ano !

Para encerrar, vou falar do que mais interessa: pagamento dos servidores. Pois bem: o valor previsto para pagamento dos funcionários em cada secretaria aumentou, NA SOMA GERAL, pouco mais de doze milhões de reais. Vale lembrar que este valor inclui efetivos, comissionados e terceirizados.

Como a comissão que preparou o plano de cargos dos servidores estimou em 2 milhões de reais mensais o impacto do plano na folha de pagamento, mesmo que estes doze milhões de reais sejam aplicados APENAS para os efetivos, ainda assim só cobriria seis meses do plano aprovado. E vocês acham que, a um ano das eleições municipais, a prefeita Sheila Gama vai preferir remunerar bem os servidores ou aumentar os cargos comissionados ?


Agora entendi o sumiço de Wally, Claudia Maria.

Nenhum comentário: