3.12.10

"BABY PORTELA"

Por Carlos Gilberto Triel

O imponderável fez de José Sarney presidente do Brasil, quando ninguém em sã consciência poderia prever que Tancredo desabasse as vésperas da posse. E o Collor? Ao contrário de Lula, só deixou de ser presidente porque veio em um tempo em que ainda existiam a lei e a ordem.

Em Nova Iguaçu, Thiago Portela se elegeu dizendo horrores de Lindberg. Seus patrocinadores em razão do encolhimento da bancada do PMDB carioca, agora se desdizem e não mais encaram o senador eleito como ruim e abjeto, pelo contrário, vislumbram no paraibano o próximo governador do Rio.

E a Câmara de Vereadores que volta e meia se emperiquita toda para homenagear pessoas de méritos discutíveis; quem sabe não invente a “Ordem da Laranja de Ouro” para honrar Lindberg, o senador da decência, que nos presenteou com mágicas financeiras da Previni e outras tantas inesquecíveis?

Nos anos Collor, a lei era lei, nenhum juiz ou bispo de araque ousaria fazer do idiotismo palavras do Senhor. A conversa informal de um simples motorista gerou uma investigação sem igual contra um presidente. E nos dias de hoje, em Nova Iguaçu, um desfalque de 400 milhões é solenemente ignorado!

Mesmo que a CPI da Previni não dê em nada; enquanto um vereador está a escrever seu nome na região, outros, na melhor das hipóteses, serão nomes de tristes lembranças e, durante os próximos vinte anos de pagamento do rombo terão de se explicar por que não fizeram o dever de casa.

Os eternos apaixonados pelos cargos públicos apostam no ex-prefeito como o próximo governador e, se Thiago Portela não seguir o caráter servil de alguns correligionários, mesmo com apoio popular será acusado de falta de decoro e poderá até perder o mandato de vereador por ser um empata boquinha.

Afinal, de “tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” *


Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Oração da Ave Maria, Segunda a Sexta-Feira 17:45 hs Rádio Tropical 830 AM na web www.tropical830am.com.br

*Rui Barbosa

Nenhum comentário: