De janeiro a setembro de 2008, sabem quantas pesquisas eleitorais foram registradas no TRE em relação a Nova Iguaçu ? SETE, sendo três do IBOPE e quatro do IBPS.
Ocorre que, para ser considerada correta e registrada no TRE, existe toda uma metodologia que deve ser seguida, diminuindo em muito a possibilidade de manipulação dos dados.
O que acontece no período da campanha é que TODOS os principais candidatos fazem as suas pesquisas, mas somente contratam uma pesquisa "oficial" quando as suas pesquisas particulares indicam que as condições são muito favoráveis. Afinal, já pensaram a dor de cotovelo de um candidato que contrata uma pesquisa, registra no TRE e os resultados são ruins para ele ?
Assim, a meu ver, a realidade é uma só: este ano, em Nova Iguaçu, ninguém se arriscou a registrar uma pesquisa simplesmente porque o quadro está totalmente indefinido.
Voltando ao ano de 2008: no final de setembro o IBOPE previa vitória de Lindbergh com diferença de 10 pontos para Bornier. Já o IBPS previa uma vitória do então prefeito com diferença de 27 pontos. Como o resultado final foi por uma diferença de 32 pontos, vemos que, ao menos em 2008, o IBPS foi bem mais preciso que o IBOPE.
Um comentário:
Emplumadinho, hoje é aniversário do vereador Marcos Rocha. Ele ficaria muito feliz com a notinha no blog.
Postar um comentário