26.9.12

Sobre o debate promovido pelo Extra

Por Claudia Maria

Pesquei do site do Extra e reproduzo algumas falas dos candidatos que foram publicadas.

Candidatos a prefeito de Nova Iguaçu falam de suas propostas para educação


Guilherme Amado
Os candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu, que participam do debate que o EXTRA promove na cidade, apresentaram suas propostas para a educação. Emílio Araújo (PSOL), Nelson Bornier (PMDB), Renato Gomes (PSTU), Rogério Lisboa (DEM), Sheila Gama (PDT) e Walney Rocha (PTB) estão no campus da Unig.

Candidata à reeleição, a prefeita Sheila Gama lembrou que é professora.

- Quando assumi o governo em março de 2010, começamos a construir e reformar escolas. A escola Marinete, a escola França Carvalho, a escola Leonel de Moura Brizola. É uma escola de referência para o nosso município. Já reformamos 25 escolas. Para se ter uma boa educação, de horário integral, temos que ter escolas limpas, bonitas e com boa merenda. Encontramos a merenda composta por 34 itens, hoje tem 82 itens, incluindo peixe, carne e legumes. Nunca tivemos uma alimentação tão completa quanto agora para o bom aprendizado. As crianças receberam pela primeira vez uniforme de frio. Nunca pensaram que criança sente frio - afirmou ela.

Já o deputado federal Walney Rocha prometeu ampliar a quantidade de refeições oferecida na merenda escolar:

- Os alunos terão quatro refeições na escola no meu governo. Precisamos ampliar a quantidade de creches. O município precisa tomar conta disso também. Criaremos o programa Tratando o Mestre com Carinho, para que ele tenha acesso a cursos de aperfeiçoamento, para trabalhar com os jovens do nosso município. Aos jovens que não têm acesso ao ensino no nosso município, eu digo que no meu governo a prefeitura vai dar bolsas de estudo para que todos possam estudar.

- Nós temos 13 creches no município. A atual administração e todos os outros que passaram não acompanharam o crescimento e não entendem que a educação começa nas creches. Os profissionais de educação vivem uma situação terrível no município. O plano de carreiras não atende à necessidade dos profissionais. Esse mundo maravilhoso que a gente vê na televisão, a gente não vê - disse Renato Gomes, do PSTU.

O deputado federal Nelson Bornier falou em aumentar a rede de ensino municipal:

- A gente pretende procurar novos locais para adicionarmos novas escolas nesse município. Temos 1.100 alunos a menos do que tínhamos quando fui prefeito. Temos que acoplar o estudo infantil. Tínhamos 61 creches no meu governo, sendo 48 conveniadas. Vamos fazer com que as novas crianças possam utilizar esses convênios tão importantes. Temos, lógico, que valorizar o profissional. Temos que ter esse trabalho em cima dos professores.

Para o ex-deputado Rogério Lisboa, a meta será implantar o sistema de ensino em tempo integral em toda a rede.
- Falar em tempo integral, que é a nossa meta central como proposta de governo, temos que falar em reforma das escolas. Produzir equipamentos necessários para termos o tempo integral. O investimento no profissional de educação é fundamental. As creches são uma deficiência em toda a cidade. Temos uma tarefa ainda, antes disso, que é preparar o município para isso. Temos uma meta e vamos tentar alcançá-la 100%. Além disso, temos que pensar na capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho - afirmou.

Por fim, Emílio Araújo, do PSOL, afirmou que pretende instalar creches e escolas em prédios próprios, e não mais em alugados:
- Vamos estabelecer um programa de apoio às creches. Não adianta retomar o plano de convênios que teve no passado, porque hoje as creches estão integradas ao sistema educacional e não mais ao sistema de assistência social. Temos muitas escolas que estão em prédios alugados. Temos que substituir por prédios próprios.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/eleicoes-2012/candidatos-prefeito-de-nova-iguacu-falam-de-suas-propostas-para-educacao-6179012.html#ixzz27aLRguG3

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Cara Claudia,talvez o decrescente numero de cheches esteja relacionado a estatística.Em minha região URG-5 pré natal e maternidade imploramos favor aos municípios vizinhos.Logo,não nasce mais iguaçuanos.Se eleito Sr. Bornier colocará a saúde novamente na fraudulenta cooperativa de seu irmão ? Rogério Lisboa provou sua incompetência na secretaria de obras.Esta capacitado ao Executivo ? Como deputado ele nos causa bem menos dano.