20.9.12

"CIDADANIA EM ALTA"

Carlos Gilberto Triel

Cesar Maia algum tempo atrás publicou em seu Ex-Blog, o endereço da Igreja Universal em certo país da Europa. Perguntado por que daquela deferência, respondeu que era uma simples utilidade pública aos brasileiros em transito.

Agora, o ex-prefeito do Rio aponta que o fenômeno da banalização da política e a introdução do marketing nas campanhas, compreendem também a manipulação das pessoas num nível muito grave ao ver os programas religiosos eletrônico.

Vá entender essas correntes da psicologia de varejo, em que a religião serve para se chegar ao poder, mas não para governar. Lá pelas tantas ele chama de forças monolíticas, ou seja, a individualidade de interesses que traduz em algo de farinha pouca, meu pirão primeiro.

O ex-prefeito diz também que o tocador de obras não mais sensibiliza; o que incomoda as pessoas é o transporte público deficiente, o trânsito infernal, o atendimento ruim à saúde e, que a influência do voto evangélico avança muito na cidade e na periferia.

É interessante a colocação de que o eleitor não dá mais importância a novas construções, preferindo o respeito aos direitos de cidadão. Cesar não diz se a mudança chegou para ficar, ou se no fundo, está a invejar o Eduardo Paes que fez do Rio um canteiro de obras.

O fato é que, pelo menos aqui em Nova Iguaçu, tudo isso é lugar comum e, faz sentido. A prefeita desvanece-se nesses seus cartazes de carinho e trabalho pela cidade, quando troca os serviços básicos do cidadão por uma relação distante e presunçosa com obras faraônicas.

O modelo adotado não cabe mais numa Nova Iguaçu cansada de experiências desastradas de gestão. Tivesse dado ouvidos à voz rouca das ruas, em vez de dá-los aos que se julgam não sei o quê de importância, talvez hoje sua reeleição fosse menos difícil.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br





Nenhum comentário: