24.9.12

Debate do Jornal Extra - minhas impressões (1)

 Por Emplumadinho

 Acabei de chegar da UNIG, onde assisti ao debate de (alguns) candidatos a prefeito de Nova Iguaçu. Dos que foram convidados, compareceram Sheila Gama (PDT), Bornier (PMDB), Rogerio Lisboa (DEM) e Walney Rocha (PTB). O único convidado que faltou foi Waguinho (PCdoB), mas diversos representantes do seu partido estavam na plateia.

 Dos candidatos excluídos pelo Jornal Extra, Xandrinho (PV) e Marcos Fernandes (PRB) tiveram as liminares que garantiam as suas participações cassadas pelo Jornal, e ficaram mesmo de fora. Emílio Araújo (PSOL) e Renato Gomes (PSTU) também conseguiram liminares e participaram. Não sei se o Extra não teve tempo de contestar estas liminares, se interessava ao jornal que os dois participassem ou se, por qualquer motivo, não queriam que Xandrinho e Marcos Fernandes participassem.

 Como já disse, não entendi este critério de "representação parlamentar em Brasília" para definir os debatentes. Seria melhor perguntar, primeiro, quem gostaria de participar, e depois, se não houvesse estrutura para garantir participação a todos os interessados, que se estabelecesse uma regra mais justa em discussão com os partidos. Afinal,  em nenhum dos três debates realizados até agora todos os convidados compareceram, e a maior prova de que ele poderia ser realizado com todos os candidatos é que o jornal se adaptou rapidamente aos dois novos debatedores amparados por liminar.

  Lembro ao amigos que o Jornal Extra foi criado para atender ao público popular que O Globo não atinge, e muito me admirou outra atitude discriminatória do Jornal Extra neste debate: apenas as pessoas que estavam em uma lista prévia de convidados puderam entrar, e o auditório da UNIG ficou vazio, apesar da enorme quantidade de pessoas do lado de fora interessadas em observar (com certeza, maior do que a que entrou).

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Até quando a Rede Globo vai exercer o poder de constituição, de lei neste País de rabos presos.A liberdade e o direito democrático deve prevalecer sobre tudo e todos inclusive ao poder da Globo.