11.9.12

"COM OS PÉS NO CHÃO"

Carlos Gilberto Triel

O jornalista Chico Góis em artigo publicado no último domingo no Globo diz que as Câmaras Municipais, embora próximas aos eleitores, dentre todos os poderes da república, são as que menos prestam contas e um dos mais caros aos cofres públicos.

E que o custo dessas Miniaturas de Congresso ficou em quase R$ 10 bilhões no ano passado, e poderá passar dos R$ 15 bilhões em 2013, com os novos vereadores, dinheiro esse equivalente a mais de cinco orçamentos anuais do Ministério da Cultura.

E alem de custar caro aos bolsos do cidadão e de servir apenas para dizer amém ao prefeito, os vereadores se deixam levar por nomeações de cargos e salários de seus indicados, numa relação em que compromete sua autoridade de agente fiscalizador eleito pelo povo.

O jornalista cita Claudio Abramo, diretor da ONG Transparência Brasil, ao dizer que os vereadores não cumprem seu papel, não fiscalizam. Quem legisla, de fato, é o Executivo. Os prefeitos compram suas bases por meio da distribuição de cargos.

A coisa é tão despudorada que condutas cínicas se impõem como prática normal e legítima de atuação. E, mesmo com a polícia pegando no pé, como foi o caso recente de Guapimirim, as excelências não perdem o gosto de viver as ilusões perigosamente.

Aqui na terrinha, onde os postos de saúde foram loteados, creches, escolas e hospitais fechados, sem que houvesse uma só atitude de repúdio dos minúsculos congressistas durante seus mandatos; a indiferença foi negociada com os pés no chão e sem falsa pureza.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: