25.9.12

Argumentos do Jornal Extra

Por Emplumadinho

O Jornal Extra derrubou a liminar que garantiria a participação de Marcos Fernandes (PRB) e Xandrinho (PV) no debate entre os prefeitáveis de Nova Iguaçu com dois argumentos, que vou discutir individualmente:

1)"...a imprensa escrita não está submetida ao controle da Justiça Eleitoral, como é o caso do rádio e da televisão"

Este argumento é absurdo. Afinal, vale lembrar que o jornal recorreu à Justiça Eleitoral para derrubar as liminares. Se não fosse submetido a ela, deveria recorrer à justiça comum. Outro fato que derruba este argumento é que até mesmo para doar recursos para uma campanha eleitoral TODAS as empresas estão submetidas a limites estabelecidos pela Justiça Eleitoral. Já que o Extra se acha acima da Lei, que experimente doar além do limite estabelecido...

2)"...ao rádio e à televisão é facultada a transmissão de debates sobre as eleições majoritária ou
proporcional, desde que assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação na
Câmara dos Deputados. O referido dispositivo legal, entretanto, não tratou de entrevistas e debates na imprensa escrita, que não está submetido às mesmas restrições impostas ao rádio e à televisão.
E essa diferenciação de tratamento, mais severo ao rádio e à televisão, aos quais a legislação eleitoral impôs uma série de restrições, se justifica porque, com relação à imprensa escrita, seu alcance se dá a determinado núcleo da população, e sua influência é menor perante o eleitorado, se comprada às demais mídias."

Então está bom. Quer dizer que um jornal que TODO DIA publica em sua primeira página um selo em que se lê "Líder no Brasil em número de leitores" tem um alcance menor do que uma rádio local ? O que aconteceu foi que os advogados do jornal encontraram o que os doutores chamam de "brecha jurídica", mas que popularmente conhecemos como "jeitinho brasileiro".

Vem cá: será que o "jeitinho brasileiro" está de acordo com os Princípios Editoriais das Organizações Globo” ?

 Fez muito bem o Waguinho (PCdoB), que deu uma banana pro jornal e deixou de ir a um debate que barrou não apenas os debatentes, mas o público também...

Um comentário:

Pedro Hermes disse...

Lutamos por uma imprensa livre e irrestrita. Agora a imprensa faz censura ? penso que a liberdade de expressão deve ser para todos.A globo também como nós deve se submeter as regras da constituição e não se valer de brechas da incompetência.