26.9.12

Mais falas dos candidatos durante debate do Extra


Guilherme Amado

Terminou o debate que o EXTRA organizou nesta segunda-feira com candidatos à Prefeitura de Nova Iguaçu. Emílio Araújo (PSOL), Nelson Bornier (PMDB), Renato Gomes (PSTU), Rogério Lisboa (DEM), Sheila Gama (PDT) e Walney Rocha (PTB) reuniram-se no campus da Unig. O encontro foi mediado pelo jornalista Marlon Brum, editor-executivo do jornal.

Os candidatos apresentaram propostas nas áreas de educação, saúde, transporte e segurança. Em seguida, fizeram perguntas uns aos outros sobre temas como meio ambiente, geração de empregos e relação com o governo estadual e federal. No terceiro bloco, a plateia fez perguntas aos participantes. No último, os candidatos fizeram suas considerações finais.

O candidato do PSOL, Emílio Araújo, afirmou que o debate mostrou a validade de sua candidatura:

- Vamos melhorar a condição de vida da população de Nova Iguaçu. Queremos um governo honesto e democrático. Nossa candidatura enfrenta o poderio econômico de todas as outras, mas mostrou que estamos preparados para governar esta cidade.

O peemedebista Nelson Bornier afirmou que sua experiência anterior como prefeito o ajudará em um futuro governo.

- Construí escolas, não deixei dívidas e cuidei do funcionário público. Na segurança pública, vamos criar postos de DPOs (destacamentos de policiamento ostensivo) na periferia. Na escola, vamos tentar absorver o maior número possível de crianças para as escolas - prometeu.

O candidato do PSTU, Renato Gomes, afirmou que as promessas de seu partido são as "lutas das nossas vidas":

- Quando nós estamos na rua, observamos que a população não aguenta mais os mesmos candidatos. Pertencem ao mesmo grupo econômico, que é o capitalismo, os grandes empresários de Nova Iguaçu - afirmou.

O demista Rogério Lisboa aproveitou as considerações finais para criticar a falta de gestão do acesso à água.

- Ando pela cidade inteira, e as pessoas perguntam minhas propostas. Depois, sempre perguntam se eu vou voltar depois de eleito. Esse povo quer saber se ele será ouvido. Nosso governo terá sua ação baseada na sociedade civil organizada. O pouco dinheiro que a gente tem será executado naquilo que a população mais precisa - afirmou.

A atual prefeita e candidata à reeleição, Sheila Gama, disse que seu governo teve boas realizações.

- O prefeito passa e o funcionário público fica. Cuidamos dele. E também da educação. Sou do PDT de Darcy Ribeiro. Agora temos escola com boa alimentação e integral. Vamos construir dez novas escolas - prometeu.

O candidato Walney Rocha afirmou que, caso eleito, vai ficar "de pires na mão".

- Vou ficar de pires na mão, porque com a parceria é que vamos conseguir soluções efetivas para a região. A relação entre o governo e a população está cada vez mais distante. Precisamos realmente ouvir a sociedade civil organizada. Temos que ouvir aqueles que não têm voz - afirmou o petebista.

Rogério Lisboa teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral. Os candidatos Emílio Araújo e Renato Gomes obtiveram na Justiça liminares para participar do encontro. O candidato Waguinho não compareceu ao debate e nem apresentou justificativas para a sua ausência.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/brasil/eleicoes-2012/termina-debate-do-extra-entre-candidatos-prefeito-de-nova-iguacu-6180277.html#ixzz27aMlixzP

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem foi mandado para o Município 260.000,00 para investimento em UPA

http://portal.saude.gov.br/portal//saude/area.cfm?id_area=1790&pagina=dspMunicipio&uf=RJ&municipio=NOVA%20IGUACU&bloco=8&perInicial=19/09/2012&perFinal=26/09/2012