4.4.13

Da assessoria de Imprensa

"Prontuário digital ajudará no diagnóstico correto da dengue
O prefeito Nelson Bornier e o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, estiveram reunidos, ontem, com o secretário Estadual Sergio Côrtes, quando foi apresentado o novo protocolo de atendimento à dengue via web para os municípios. O encontro, que ocorreu na Gávea, na Zona Sul da capital, teve a presença de prefeitos e secretários de saúde de municípios da Baixada Fluminense e Grande Rio.
Até o fim do mês de abril, os municípios do estado poderão acessar online um sistema de preenchimento de prontuário que auxilia o profissional de saúde a seguir os protocolos de atendimento em casos de dengue sugeridos pelo Ministério da Saúde. Conforme o médico preenche o prontuário digital com os sintomas e sinais do paciente, o sistema dá alertas, indicando os próximos passos a seguir, sugerindo, dependendo do caso, até a internação do paciente.
O prefeito Nelson Bornier agradeceu a parceria do governo do Estado com o município de Nova Iguaçu, que não está entre as cidades com epidemia da doença. “Estamos trabalhando efetivamente com a prevenção da dengue e o município possui dois Centros de Hidratação. Conforme a necessidade, podemos criar mais três”, afirmou Bornier.
De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica, 90% dos pacientes com dengue no Rio de Janeiro são atendidos em ambulatórios e 10% necessitam de internação. O retrato da doença no estado mostra que apenas 6% evoluem para casos graves e 1,3% (desta fatia de 6%) não consegue sobreviver.
A Secretaria Estadual de Saúde tem como objetivo ajudar os municípios no correto atendimento dos casos de dengue. Para o Secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Junior, é de extrema importância o apoio do Estado no combate à dengue. “A parceria com o governo do Estado tem sido fundamental para enfrentarmos as dificuldades que encontramos na Saúde de Nova Iguaçu", afirmou.
Visualizar foto na mensagem

 O prefeito Nelson Bornier e os secretários de Saúde, Sergio Cirtês (estadual) e Luiz Antônio Teixeira (municipal)

Nenhum comentário: