25.4.13

Campanha de Vacinação

A mobilização para Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Nova Iguaçu continua em pleno vapor. Com a decisão do Ministério da Saúde em prorrogar a campanha, a imunização contra os três subtipos da Influenza (H1N1,conhecido popularmente como gripe suína, H3N2 e B) segue no município até o dia 10 de maio. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha, que são gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e idosos com 60 anos ou mais.
Desde o início da mobilização, no último dia 15, quase 29 mil iguaçuanos já foram imunizados. O número representa 23% do público alvo da campanha. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior procura aos postos de saúde está sendo feita por pais de crianças de 6 meses a 2 anos. “Com a proximidade do inverno é preciso ficar em alerta com as doenças respiratórias. A prevenção das doenças é um dos focos do prefeito Nelson Bornier na área da Vigilância em Saúde e estamos empenhados mobilizar ainda mais a população para participar das campanhas de vacinação”, garante o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Júnior.
Segundos dados da secretaria, a procura de idosos aos postos de saúde para vacinação ainda é baixo, com uma média de 22%. “A vacina é a melhor prevenção para evitar a proliferação do vírus e as internações hospitalares, principalmente em idosos que são mais sensíveis”, ressaltou o secretário.
A aposentada Maria dos Anjos Cantaneses, de 69 anos, já garantiu a prevenção contra a gripe. “Todos os anos participo da campanha e desde então, não tive nenhuma gripe forte, apenas uns resfriados bem fraquinhos. Acredito que a vacina está me protegendo. Não dói nada e com certeza ano que vem estarei aqui novamente”, afirma a aposentada.
A vacinação em Nova Iguaçu acontece de segunda a sábado, das 8 às 17 horas nos 58 postos de saúde. É importante que a população compareça aos postos levando carteirinha de vacinação.
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório através do contágio direto pelas vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos em contato com superfícies contaminadas. O vírus da Influenza é um dos causadores de aproximadamente 75% das infecções respiratórias em crianças e idosos, sendo a principal ação preventiva a vacinação". 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa  

Nenhum comentário: