11.4.13

Da assessoria da Saúde

"Nova Iguaçu se mobiliza para Campanha de Vacinação contra gripe
Na próxima segunda-feira,15, inicia em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde. Em Nova Iguaçu as 21 mil doses da vacina enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde já começaram a ser distribuídas pela Secretaria Municipal de Saúde através da subsecretaria em Vigilância em Saúde aos 62 postos e unidades da cidade.
Com o tema “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a 15º edição da campanha tem como principal objetivo reduzir o número de internações hospitalares causadas pela Influenza, vírus que transmite a gripe.
Em Nova Iguaçu, a campanha, que segue até o dia 26 de abril, terá como meta imunizar no mínimo 80% do público alvo, que são idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses até 2 anos, gestantes, indígenas e servidores da área da saúde. No ano passado, mais de 108 mil pessoas participaram da campanha no município. O objetivo é que esse ano o número de iguaçuanos imunizados suba para 130 mil. “Estamos mobilizando todas nossas equipes para que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde seja alcançada. O prefeito Bornier acredita que a prevenção é a melhor forma de diminuir o número de casos da doença, por isso é importante que a população participe e procure os postos de saúde para garantir a imunização”, afirma o secretário de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior.
A imunização em Nova Iguaçu acontece de segunda a sábado, das 8h às 17h. No dia 20 de abril, marcado como o Dia D Mobilização, as atividades serão intensificadas nos postos de saúde do município com objetivo de ampliar o número de pessoas imunizadas. É importante que a população compareça aos postos levando carteirinha de vacinação.
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório através do contágio direto pelas vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos em contato com superfícies contaminadas. O vírus da Influenza é um dos causadores de 75% das infecções respiratórias em crianças e idosos, sendo a principal ação preventiva a vacinação".

Nenhum comentário: