21.4.13

Da assessoria de Imprensa

"Festa do Aipim terá novo tempero em 2013
            Os preparativos para a tradicional Festa do Aipim, que acontece há 11 anos em Tinguá e chega a reunir cerca de 70 mil pessoas, já estão a todo vapor. Para a organização do evento, promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu e coordenado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com a ajuda dos moradores da região, serão realizadas reuniões quinzenais até a da festa, em julho. O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (17.04) entre a comunidade e o secretariado da Prefeitura Municipal. A festa, com entrada franca, será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, no Largo e na praça de Tinguá.
         O presidente da FENIG, Marcos Ribeiro, disse que o objetivo foi distribuir responsabilidades entre as secretarias, traçar estratégias e ouvir os moradores. Ana Mello, diretora Técnica da FENIG, revelou que está sendo elaborado um projeto para reestruturar a festa. Ana Mello destacou, ainda, que o atual governo está visando gerar renda para os moradores de Tinguá e, através da capacitação, deixar um legado para o bairro.
“Os moradores reclamaram muito da falta de divulgação, layout, estrutura e condições da estrada na última festa. Vamos mudar tudo, sempre pensando no melhor para os moradores, comerciantes e visitantes. Por isso, reunimos as secretarias municipais para que cada uma faça sua parte. Iremos também qualificar a mão-de-obra dos moradores da região, através da Emater e do SEBRAE. Daremos todo suporte para que a confraternização seja um sucesso e transcorra com tranqüilidade”.
Luiz Antunes, secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, salientou que a secretaria dará apoio à Polícia Militar, responsável pela segurança do evento, e que irá cumprir a legislação determinada pela Comissão Organizadora. Ana Mello ressaltou que uma das decisões já tomadas é que todo barraqueiro deverá se cadastrar na Postura da Prefeitura Municipal e que será dada prioridade aos moradores da região.
Preocupado com o meio ambiente, o chefe da Reserva Biológica de Tinguá, do Governo Federal, Flávio Silva, explicou que uma festa com essa magnitude pode ser um excelente canal de comunicação para divulgar o patrimônio da cidade. “No período da festa, os visitantes passam o dia em Tinguá. Por isso, eles precisam saber que estão dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e que a entrada na mata é proibida. É de suma importância implantarmos uma política de meio ambiente na Festa do Aipim”, informou o biólogo.
Participante desde a primeira edição, a moradora e comerciante Rosana Romero, 50 anos, disse que a festa está precisando de uma atenção maior. “Tinguá precisa ser preparado para o turismo. O inverno é o período que o bairro fica mais vazio e que ninguém consegue trabalhar. Que a festa seja uma oportunidade para o morador de Tinguá garantir uma renda extra e conseguir trabalhar as diversidades do aipim. Estou sentindo firmeza com o novo governo, eles estão nos amparando e ouvindo nossas necessidades”, comemorou a vendedora de aipim com carne seca.
Além da oportunidade de saborear iguarias feitas à base de aipim, quem prestigiar o evento também terá à disposição uma programação variada. Haverá concurso para escolher a Rainha da Festa, feira de artesanato e shows. A mandioca ou macaxeira, cultivada em larga escala em Tinguá, Nova Iguaçu, deu origem a um dos festivais mais famosos da Baixada: a Festa do Aipim. A ideia surgiu em 2003, através de um grupo de agricultores, que se reuniu com o ex-deputado Jorge Gama, o jornalista Paulo Cezar Pereira e com Ana Mello, durante a administração do então prefeito Mário Marques.
Participaram, ainda, da reunião o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques, o secretário e o subsecretário Municipais de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa e Ornison Fernades, respectivamente, o gerente regional Baixada SEBRAE, Décio Lima, presidente da Codeni, Alcir Xavier, a gerente de Operações da Emlurb, Lúcia Teixeira, e os vereadores Dr. Cacau, Marcelo Nozinho e Artur Legal".

Nenhum comentário: