18.4.13

Mobilidade Urbana


Transporte público ineficiente, trânsito engarrafado, calçadas inadequadas, falta de ciclovias, péssimas condições dos pontos de ônibus, estradas e ruas esburacadas. Estes são alguns dos principais problemas enfrentados na cidade de Nova Iguaçu quando o assunto é mobilidade urbana. O tema foi discutido na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores ontem, dia 17. Cerca de 200 pessoas, representando instituições, movimentos sociais e populares, sindicatos, universidades, governo municipal e Poder Legislativo participaram do debate e ouviram as exposições do professor Romulo Orrico, do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ.

Segundo o professor Orrico, mais de 80% das pessoas se deslocam através do transporte público, sendo “a mobilidade um direito fundamental para o pleno desenvolvimento das famílias e imprescindível para o crescimento econômico e social das cidades”. Para ele, quatro desafios precisam ser enfrentados: redesenhar a rede de transporte para apoiar a nova forma multipolar das cidades; incrementar a eficiência do transporte público e reduzir os custos para a população; impor ações de redirecionamento do uso dos automóveis para que não haja pressão por mais infraestrutura; e refazer as bases do financiamento tanto para a infraestrutura quanto para a operação.

O estudo realizado pelo Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro mostra o quanto é deficitário o sistema em relação ao item paradas de ônibus nas vias (existem 21 mil, aproximadamente): apenas 10% são identificadas, 7% possuem abrigo, 6% possuem bancos, 26% estão localizadas em áreas iluminadas e 0,3% têm algum tipo de informação, como, por exemplo, linhas que passam e param ali.

A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu (CMNI), vereador Maurício Morais, que ressaltou a importância do debate e que a Câmara precisa e estará trabalhando para encontrar soluções e alternativas para os problemas que afligem a população iguaçuana.  O vereador Ferreirinha fez uma exposição da legislação federal e municipal que tratam da mobilidade urbana e defendeu a necessidade de se elaborar o Plano Diretor de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja comissão ele é o presidente na CMNI.

Compuseram a mesa Miroval Santos, presidente do MAB, Marcelo Lessa, secretário municipal de Assuntos Estratégicos e José Luiz Teixeira, representante da Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu. Também participaram da audiência os vereadores Gerciano, Gilson Cunha, Henrique Neves, Luisinho, Renato do Mercado, Denílson Ambrósio, Marcelo Nozinho, Rael e Fernandinho Moquetá.

Nenhum comentário: