19.4.13

Esporte e Lazer


A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza amanhã (20), no bairro Rancho Novo, a terceira etapa do projeto itinerante Esporte e Lazer Para Todos. O programa, que está percorrendo bairros periféricos da cidade, com equipamentos e várias competições, tem por objetivo descobrir novos talentos para modalidades sub 14 e sub 17 no atletismo, futebol de campo e futsal. Além das oficinas de judô e karatê, haverá ainda rodas de capoeira e o campeonato de embaixadinhas para a criançada.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, disse que espera reunir cerca de 800 a mil crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos na Praça Imperatriz, entre 8h e 14h
A grande novidade do projeto Esporte e Lazer Para Todos é a instalação, momentos antes da competição, da grama sintética, com dimensão de uma quadra oficial de futebol futsal. O equipamento é usados nas regiões que não dispõem de campinhos e quadras esportivas. A prefeitura leva também dois pórticos, de largada e chegada, para provas de 50 metros de velocidade.
“A idéia é criarmos núcleos permanentes para o futuro projeto “Esporte na Praça”, que pretendemos implantar ainda no segundo semestre, depois de analisarmos as vocações esportivas de cada bairro da cidade. O prefeito Bornier quer levar esporte e lazer para o mais perto possível das casas das pessoas”, explicou Adriano Santos. O projeto Esporte e Lazer já passou pelos bairros Jardim Tropical e Valverde. Sábado, dia 27, será a vez de Santa Rita. Já no dia 19 de maio, o programa chega ao bairro do Zumbi.
Morador de Cabuçu, Mateus Lima, 12 anos, é apontado como um dos exemplos de descoberta do esporte itinerante da prefeitura. Ele se notalibilizou, em fevereiro, como campeão das embaixadinhas e do tênis de mesa e velocista vice-campeão dos 50 metros, ao participar do Esporte e Lazer Para Todos, realizado no bairro Valverde.
Na avaliação do secretário Adriano Santos, o esporte e o lazer devem estar à disposição da comunidade, com Políticas públicas para gerir, fomentar, manter, criar espaços e organizá-los na dimensão adequada da cidade. “O direito ao lazer é incondicional a todos, independentemente da classe social, religião, sexo e idade”, afirmou.

MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Fenômeno social cada vez mais emergente em todo o país, a prática do esporte e do lazer também está contagiando milhares de crianças, jovens, adultos e idosos em Nova Iguaçu, nesse espaço de pouco mais de 100 dias de governo do prefeito Nelson Bornier. À base do ‘saúde é o que interessa, o resto não tem pressa’, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está levando a população a desafiar seus próprios limites, competindo, malhando, dançando e jogando literalmente todas as energias em benefício de uma melhor qualidade de vida.
Desde sua reabertura, em janeiro, a Vila Olímpica da cidade se transformou numa verdadeira academia a céu aberto, totalmente gratuita para cerca de 1.500 pessoas. Elas praticam diariamente, pela manhã, à tarde e à noite, de segunda a sexta-feira, esportes coletivos, como vôlei, atletismo e futebol de campo, masculino e feminino, além de caminhadas e o Aulão de Ginástica, frequentada na sua grande maioria por homens e mulheres da Terceira Idade. Tudo, com orientação de médicos, enfermeiros, técnicos e professores de Educação Física.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, o resgate das atividades esportivas da cidade começou acontecer já no início do ano, com as corridas e caminhadas de Aniversário de Nova Iguaçu e do Circuito Caixa Econômica, que envolveram mais de 5 mil atletas. Ele lembra que quando assumiu o cargo, a Vila Olímpica estava com todas as atividades esportivas totalmente paralisadas.
 “Já iniciamos também a reforma do Ginásio da Vila Olímpica, sem ônus para os cofres da municipalidade. As obras, com prazo de conclusão para os próximos 60 dias, estão sendo viabilizadas com recursos da Companhia Vale do Rio Doce. Com mais este espaço, a gente vai poder dobrar o número de atendimentos na Vila Olímpica, que também vai ganhar novos aparelhos de condicionamento físico, como barras e pranchas para trabalhar a parte muscular”.

RESGATE DO ESPORTE COLETIVO
Segundo ainda Adriano Santos, o próximo passo da Secretaria de Esporte e Lazer será o resgate dos esportes coletivos. Pelo menos 350 jovens estão sendo preparados para disputar os Jogos da Baixada e os Jogos Entre Prefeituras deste ano, nas modalidades sub 14 e sub 17 do atletismo, basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, xadrez e natação. Enquanto o ginásio da Vila Olímpica não fica pronto, eles estão treinando em espaços cedidos pelo Abeu, Sesc, Faetec e IBC, parceiros no projeto da prefeitura.
“A nossa missão é resgatar a força do esporte, sobretudo do basquete, futsal e atletismo, para recolocar Nova Iguaçu no seu devido lugar destaque entre as cidades da Baixada Fluminense. Pode até ser que não sejamos campeões este ano, mas a nossa meta é recolocar o município no alto do pódio, já a partir do ano que vem”, prevê o secretário

Nenhum comentário: