9.9.11

"A VACA FOI PARA O BREJO"

Por Carlos Gilberto Triel

Há quem acredite que pessoas, quando trajadas em terno de fina estampa, não fazem absolutamente nada daquilo que são acusadas. Daí a razão de muitos réus, alguns até de crimes hediondos, se apresentarem ao juiz, elegantemente vestidos, como se a formalidade os fizessem inocentes.

Já contei aqui dum sujeito, que nos anos 80, em Duque de Caxias, que se dizia jornalista, radialista, apregoava que uma das coisas que mais o indignava era ouvir que um ou outro prefeito roubara. Onde se viu, um homem sério, bem vestido, roubar? Isso é coisa de pé de chinelo, ô gentinha invejosa.

A essência moral dessa forma de ver o mundo está submetida à sobrevivência pessoal e que se dane a razão. E o que se vai dizer a um tipo desses? Ainda mais quando a se sabe que a sociedade organizada é sensível a roupa, chorar diante das câmeras de TV, devolver o que achou, essas coisas.

A jornalista Claudia Maria, se recusa aplaudir um ou outro gesto de moralidade de gestão, como fez Sheila Gama em querer monitorar, a partir de agora, os veículos oficiais. Em sua opinião, a prefeita não fez mais do que a sua obrigação e, por tão pouco, não cabe aqui os parabéns do Emplumadinho.

Não obstante, a Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, comunga da liturgia do terno. Nada de errado nisso, se considerarmos o refinamento de vestiário desses seres tão amáveis em suas vidas sociais. Tudo gente fina. Qualquer critica nesse sentido, é coisa de caipiras chinfrins, sem berço.

Mas o que causa admiração, é que esses mesmos vereadores, bem nascidos, que transitam garbosos no plenário da Câmara, estão calados diante da nota de que “a prefeitura não pode mais pagar dívidas como as das clínicas com verba própria pelo simples fato que não existe mais verba própria”.

Que coisa, né! Onde já se viu pessoas tão refinadas deixarem que a saúde dos seus eleitores vá para o brejo com vaca e tudo! Que esses homens e senhoras elegantes, que estão cegos, surdos e mudos, fiquem atentos, a insatisfação que rola por aí pode trazer o berro e o esterco às portas da Laranja de Ouro.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: