28.9.11

“AS LINHAS DA ELEGÂNCIA”

Por Carlos Gilberto Triel

De tudo que se fala sobre corrupção, se percebe que o sujeito com o burrinho amarrado à sombra vê em toda ética, um bicho papão de ato político, que talvez, ponha em risco a sua estabilidade de ex-sofredor do aluguel, luz, gás e outros desesperos dos tempos de outrora.

É humanamente compreensível esse pavor de perder a vidinha que se leva. Só quem passou pela vergonha financeira, de pedir emprestado sem pagar, arrastar os pés cansados de porta em porta a procura de solução, sabe que nem é bom lembrar, quanto mais falar.

Daí os que estão a defender de forma deplorável seu porto seguro, não os fazem por maldade consciente, mas sim pela sobrevivência intrinsecamente amoral, mas que se recusa admitir muito mais pela vaidade, de não ser qualquer um, do que por outra coisa.

Se você se indignar com o roubo, você faz parte da elite do país e, não tem moral pra dizer nada. Torça para que um dia o PT ou similar faça um trabalho de base nas escolas contra a corrupção e, nesse establishment não morra nas filas de Saúde pelo dinheiro desviado.

O nonsense da educação dessa turma migrou para o discurso socialista; servir-nos desses pratos indigestos, não seria tão mal, não fosse a vileza de sobrepor na foto àquilo que já se sabe: o obvio. A deselegância aqui, é o discurso patético de culpar à conduta do mundo.

Depois de algum tempo, você percebe a enorme diferença que existe entre ser educado e ser elegante. E se pergunta se foi prá isso que se chegou até aqui: tanto faz engolir o que não presta, do político que compra voto ao religioso vigarista que vende indulgências?

Não é um simples jogo de palavras, estão nos templos dos bêbados sóbrios da fé, que subestimam a inteligência pela má educação do tudo posso, no dinheiro que me fortalece. A maldade está em ludibriar a confusão divinatória dos homens simples.

Se educação vigente admite repetir sim, dessa vez com um pagodeiro, mais uma experiência desastrada, como aquela de apoiar um inconseqüente que só deixou como obra de governo a coleção interminável de processos em Nova Iguaçu...
A elegância não.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

SEU POST FOI PUBLICADO NO WWW.TWITTER.COM/GIAMONAMI E NO WWW/FACEBOOK.COM/JAYMELIMA

RJS disse...

Concordo com quase tudo que disse, mas deixou também um desastre que tem até nome Cheila Gama ,esse nome também não é daqui.