23.9.11

“NAS ENTRELINHAS DO VEREADOR”

Por Carlos Gilberto Triel

É sabido que no último dia 7 de setembro, A Marcha dos Indignados saiu da Internet e pulou na Avenida Paulista com pelo menos umas 30 mil pessoas. A manifestação visou que não se pode e nem se deve conviver com a corrupção e, não permitiu que nenhum partido político viesse a reboque.

Um protesto mais do que justo e necessário, considerando que o Brasil não pertence à meia dúzia de corruptos que quer para si e para os seus descendentes, o direito de se perpetuar no poder a custa do ganho fácil e das negociatas.

O Fernando Cid do PC do B, diga-se, um bom vereador, dos poucos a se interessar pelos problemas de Nova Iguaçu, publicou em seu Blog, o que pensa sobre a Marcha dos Indignados, e com visão maniqueísta e, surda a própria consciência, diz a seguinte pérola:

“A passeata gay reuniu mais de 3 milhões de pessoas em São Paulo. A Marcha para Jesus, mais de 4 milhões. Já a Marcha contra a Corrupção não juntou 3 mil pessoas. Penso que o povão percebeu que esta movimentação estimulada por setores da imprensa, visa atingir o Presidente Lula, querendo impor ao seu governo, a marca da corrupção.”

O povão percebeu como? Falar em corrupção então atinge o Lula, é isso mesmo? Mas quais os setores da imprensa esses que visa a estigmatizar o governo Lula de corrupto? Será que se desconhece que a corrupção é maior do que Lula, do que o próprio país? Que imprensa mais danada de ruim, é essa?

A Parada Gay é uma coisa, a Marcha para Jesus é outra, e se o povo percebeu que alguns milhares de pessoas é um movimento estimulado por setores da imprensa, isso significa dizer que o povo todo tem Internet em casa e não acredita em nada do que diz a imprensa.

Fernando Cid dá a entender, se não for uma Parada Gay ou a Marcha para Jesus, tudo mais é errado e não merece atenção. Para ele a verdade, significa a quantidade de gente nas ruas. Quem sabe a corrupção neste país nem exista, e se revoltar contra a corrupção na verdade é querer criminalizar Lula.

O vereador não consegue se livrar da visão maniqueísta porque nas “entrelinhas”, o mundo é dividido entre bandidos e mocinhos, em anjinhos e capetinhas, por isso acha natural Waguinho escolher morar aqui, não para imitar Lindberg, candidato a prefeito, mas por opção e amor pela cidade.

O que há de vir à superfície, é que as gerações vindouras, não serão complacentes como essa de agora, que aceita toda conversa fiada de forma contextual, sobretudo, quando se sabe que o despreparo desse tipo de candidatura sempre termina por penalizar a população.

Todos têm o direito à opinião, mas se recusar a distinguir situações tão distintas, como faz o Sr. Fernando Cid, das duas, uma, ou é síndrome de déficit de atenção, ou o vereador tem toda a razão em referendar a candidatura do pagodeiro como a solução para os problemas de Nova Iguaçu.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

3 comentários:

ADRIANO NAVAL disse...

AVISO IMPORTANTE,NO DIA 04 DE OUTUBRO DE 2011.AS17 HORAS.NO AUDITORIO DA FIRJAN, RUA GERSON CHERNICHARO,S/N BAIRRO DA LUZ, NOVA IGUAÇU, UNIDADE DO SENAI. O INSTITUDO ESTADUAL DO AMBIENTE-INEA-E AS PREFEITURAS DE DUQUE DE CAXIAS ,NOVA IGUAÇU E BELFORD ROXO ESTAO CONVIDANDO PARA A CONSULTA PUBLICA -REFERENTE A CRIAÇAO DA AREA DE PROTEÇAO AMBIENTAL[APA]DO ALTO IGUAÇU, TEMOS QUE ESTAR PRESENTES PARA SABER O QUE IRA ACONTECER EM NOVA IGUAÇU ,ENCARECIDAMENTE :ADRIANO NAVAL .COODERNADO EXECULTIVO DO PROJETO IGUAÇU EM NOVA IGUAÇU.ADSUMUS

Alcy Maihoní disse...

O que penso sobre a Marcha contra a corrupção.

Triel, essa é a primeira vez que faço um comentário sobre sua postagem, mas estou sempre atento ao que você escreve. Sobre o titulo que coloquei acima... antes, porem começo com uma pergunta: Esse protesto é realmente justo e necessário? Penso que não. Está mais do que óbvio que o resultado será inócuo, pura perda de tempo; não pelo numero inexpressivo de adeptos, mais sim pela forma como foi concebido. Neste caso concordo com o Fernando Cid, quando diz em seu blog que “a elite não tem moral para pedir o fim da corrupção...”
Vejo que esta mobilização só tem um propósito: vender jornal, a mídia adora esse tipo de ibope, fica extasiada quando “certas ONGs” enchem a areia de Copacabana com flores, cruzes e fotos e por ai a fora...
E depois?
O foco principal cai em esquecimento, o poder controlador deste sistema perverso abafa num piscar de olhos tais acontecimentos, quando surge outro fato totalmente diverso e até menos importante, mas se dá lucro, que se dane o mundo.
Como sou pelo social comunitário tenho convicção que as mudanças são possíveis (não sou pessimista), desde que a sociedade queira de fato assumir as rédeas de seu próprio destino.

Morador do Bairro Danon

Trieu disse...

O que é afinal número expressivo de pessoas? Desde quando quantidade é sinônimo de qualidade? Acredito que qualquer forma de protesto é válida desde que seja 1 , 1000 ou 10000 firme na mesma causa. Sabemos que protestos como esse não resolvem o problema da corrupção porém deixa na consciência de cada participante a certeza do dever cumprido.