16.9.11

“A MARCHA DOS INDIGNADOS”

Por Carlos Gilberto Triel

Imagine num Vasco e Flamengo, em dia de decisão, a torcida impaciente para o início do jogo, ouça do locutor o seguinte absurdo: vamos chamar ao centro do gramado, o nobre Rocha Gomes Fernandes que dirá se concorrerá ou não a prefeitura de Nova Iguaçu, e o jogo fica para daqui a pouco...

Quem se interessa saber, seja no futebol ou gemendo de dor nas filas da Saúde, o que esses gênios querem para si? A descoberta do ganho fácil na coisa pública, não dissolve a soberba dessa turma, então é pouco provável que, nessa altura da vida, os resquícios de lucidez, os façam recuar.

Mesmo não se gostando do ex-prefeito, há que se reconhecer, que eliminou etapas até chegar a senador. A questão é que o personagem e o ator são duas pessoas diferentes, e se os que estão a imitá-los, têm o mesmo traço de perversidade no adoçar a boca dos tolos, falta-lhes o tempo de estrada.

Pois estão na cidade em outdoors anunciando shows para se promover politicamente; a desfaçatez é tanta que só não ousou dizer que Deus mandou votar nele, arrumado e abençoado. Mas, o que querem mesmo essas imitações baratas de Lindberg, é serem prefeitos sem passar pelo teste da urna.

Nunca na história de Nova Iguaçu se brincou com a Saúde como agora. Associações, sindicatos e conselhos se portam como idiotas úteis a serviço do quanto pior melhor, e se pelo igual tecido moral se omitem, dificilmente se tocarão que esses delírios de poder podem levá-los aos tribunais.

Em nossa eterna laranja, pessoas que não se notabilizaram em nada que não fosse a virada financeira pessoal, tomam-se a si próprias como réguas de medida. E em vez de penitenciarem-se dos seus erros, se dão uma importância que não têm, e em desvarios, sonham no mundinho babão de seus travesseiros.

A indústria brasileira é a China. Ninguém quer saber de produzir e, quem tem dinheiro aguarda uma nova ordem da economia para ver o desenho do caminho. A insatisfação cívica toma efeitos persuasivos em sites de relacionamentos e, desde as Diretas não se via uma onda de indignados...

Tanto que os principais analistas sociais do país chamam atenção para o que nasceu na Internet e mostrou sua força no último dia 7 de setembro. Por enquanto foi um ensaio e, que ensaio! Coisa para deixar sambeiros, escribas e fariseus com a pulga atrás da orelha e, pensando, e agora meu bispo?

E não é para menos, milhares de jovens, indignados com a corrupção pularam do Facebook para a Avenida Paulista e, prá variar, não é que os partidos de sempre, quiseram pegar carona e vieram com bandeiras do PT, PSDB, PSTU; é lógico que foram rechaçados. A marcha era contra os indignos.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: