5.9.11

"AINDA SOBRE O TREM"

Por Carlos Gilberto Triel

Gosto muito de trem. Ainda mais quando é dos antigos, daqueles que nos primeiros anos 60 saía da Gare da Leopoldina, cortando um bom traçado do Estado do Rio, passando por Campos dos Goitacazes, e indo até Vitória no Espírito Santo.

Gilvoneik, ambientalista, único xiita de direita conhecido, diz que é um gosto fora do seu tempo, na contra mão das soluções consonantes do mundo atual. Mas, o que se há de fazer, os que trilham por aqui são cheios e sujos; o metrô é frio, e tem outro de tão besta, que ninguém o conhece, o do Barra Shopping.

O staff dos Gama diz que o nosso trem será coisa do outro mundo. O sujeito terá o conforto, cafezinho, água gelada, TV de plasma. Só não terá banheiros, em razão das bobices e saliências e, mas em compensação, ao som de Smoke Get's In Your Eyes, a voz do Avelar anunciando a próxima estação.

Ivan, não o mala, mas o Ivanzinho, distribuidor de periódicos, usou do prestígio junto à turma da Comunicação solicitando poltrona cativa para o trabalho da imprensa. Presunçoso, se acha com direitos de tirar sua onda, e com toda razão, não é de Hoje que ouve as negociações dos bastidores de jornais.

A prefeita, impaciente, por não fincar a pedra fundamental do seu capricho sobre trilhos, já pensou até em convocar o bispo Marinho para orar pelo trem. Por mais que aumente o prazo de 25 para 35 anos de exploração, não há motivação do empresariado, pelo contrário, é expiação de penas e pecados.

É razoável que se precise duma obra de impacto. A Saúde não dá votos, é despesa sem fim, e lidar com a pobreza doente é coisa pra vereador. Como diz a deputada universal: tem-se um problema nacional. E o eleitor ? Esse é alienado, masoquista , gosta mesmo de candidato bonitinho e ordinário.

Pode-se dizer que nesse trem, o sonho dourado da reeleição do casal, está à sobrevida política. E não contagia apenas seus atores, mas todos que gravitam na esfera oficial e os que acham que gafanhotos são os outros, e em tentativas inúteis, saem a mostrar àquilo que não conseguem ter ou ser.

Que o diga o pagodeiro Vaguinho, que ameaça disputar 2012, e bate cabeça, tambor e, tudo o mais pelo milagre de ficar belo como um Lindberg. Ao contrário da Clarisse que nasceu bonita e não precisa de mandinga, tanto que espalhou outdoors de lindinha na certeza dos votos dos garotinhos.

O que dizer do Walney Rocha? Por nove cabalísticos meses foi secretário da Saúde e, ao ser perguntado por Mauro Terra sobre a fragilidade da pasta, se gabou por realizações de rotinas, dizendo que estar a propor ao governo federal o PAC da Saúde, como se fosse criação original sua.

Logo ele que enquanto Estadual, jamais se mostrou indignado por tudo que aconteceu durante o mandato do bonitão. E agora se diz cheio de gás para ouvir do povo, os anseios, aspirações, essas coisas que dizem os políticos. O que causa espécie é o anacronismo de chamar alguém de aventureiro.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

3 comentários:

Almeida disse...

Jayme, seu comentário foi apagado involuntariamente, você poderia reenvia-lo, por favor?

Desculpe o transtorno. Um abraço.

Rede Ambiente TV disse...

Nem de direita, e nem de nenhum seguimento dessa tão fragmentada sociedade em constante disputa para conquistar espaços; usando a lógica como base. Uma coisa é certa: Como podemos pensar em futuro se não conseguimos resolver os problemas do presente?
Os empresários não se interessam em investir em certas questões em Nova Iguaçu, devido a falta de organização e de gestão municipal.
O único setor que vem investindo pesado no município é o da construção civil, para atender a demanda de pessoas que viram residir no município devido aos grandes empreendimentos que estarão ocorrendo no entorno do município.
Enquanto isso, os administradores municipais, esquecem de gerir o município para os munícipes, que estão sempre dando um jeitinho para com o déficit habitacional ocupando às margens dos rios e as encostas dos morros, convivendo com um município cheio de lixo a cada esquina.

Saudações socioambientais

Gilvoneick de Souza José - DAMGEMT / APEDEMA RJ

Unknown disse...

O comentário, era dando noticias, o grande sábio, desta cidade. SÁBIO, QUE TODOS OS CIDADÃOS DESTA CIDADE, DEVERIA OUVIR NA HORA DA AVE MARIA.
o trem no shopping da barra não existe mais. Talves com a expansão do shopping da barra para um no shopping do grupo BARRA SHOPPING, QUE ESTÁ PRESTE A SER INAUGURADO, ELE VOTE A FUNCINAR.
A estação ferroviária Barão de Mauá, mas, conhecida como estação da Lepoldina, foi vendida ou doada a um grande grupo de empreiteiras, em troca de que o grupo toque obras na cidade do Rio de Janeiro.
Temos que GRITAR, MAS GRITAR PARA QUEM?
agora eles, querem impor a voces jornalista o tampão da censura - é o que ficou decidido no quarto congresso do partidos dos trabalhadores, no último domingo, dia 05-09-2011. Parecer, que eles se pintaram de amarelo enxofre.
O comentário anterior era bem mais ameno
Cordialmente.