7.4.13

Potencialidades turísticas de Nova Iguaçu

Por Marcelo Reis

     Nova Iguaçu não é uma cidade consagrada turística, não me iludo! Temos um potencial que não tenho duvida! É fato que o desenvolvimento turístico chegou, talvez pareça devagar, mas já esta aqui e nos próximos anos aumentará progressivamente. Hoje temos universidades no município com o curso de Turísmo, muitos alunos envolvidos com todas as potencialidades regionais, empresários investindo e hotéis se instalando!
      Tinguá parece ser o ícone, mas garanto que temos muito mais! Do ponto de vista ambiental Tinguá é um tesouro à céu aberto, Mata Atlântica muito bem conservada, rica fauna, mas não podemos esquecer que é uma unidade de conservação fechada à entrada de pessoas. Só se pode entrar para fins científicos.
      O Turismo acontece em sua área de amortização, que é enorme, aproximadamente 50 km em linha reta, indo de Jaceruba, passando por Rio D`Ouro, Adrianópolis, Vila de Cava e chegando à bucólica praça de Tinguá. As cachoeiras são uma das atrações. Muitos sítios de lazer que, de uma forma ou de outra, se preparam para o receptivo turístico.
      Nas encostas da Serra de Madureira, talvez esteja a maior área reprimida de potencialidades. Ali temos o Parque Municipal de Nova Iguaçu, que é o primeiro Geo Parque do Estado do Rio de Janeiro, com uma série de características geológicas, inclusive um vulcão extinto e a melhor rampa de voo livre, devido as suas térmicas. Ainda do âmbito ambiental, não passo esquecer da Apa Guandu Açu, que classifico como o nosso ´´ Pantanal``, pois fica na encosta da Serra das Araras, logo assim que o Rio Guandú desce a serra e inunda a Baixada, lugar ímpar para observação de pássaros e um grande potencial para a piscicultura em gaiolas.
      Do ponto de vista histórico, Nova Iguaçu como "município mãe" da Baixada Fluminense surpreende com as ruínas da antiga Villa de Iguassú, seus portos, antigas fazendas, resquícios de antigos engenhos, igrejas barrocas do sec XVII, um acervo barroco guardado à sete chaves pela Diocese que é um espetáculo a parte, digno de museu.
     Tenho a certeza que neste novo ciclo político, muitas ações de progresso já estão a se mostrar, pois a indústria do turismo pode e deve somar para alavancar o desenvolvimento da cidade de Nova Iguaçu!

Ps. do Almeida: O texto publicado acima merece a devida atenção da Prefeitura.

Um comentário:

Leonardo Lima disse...

Concordo plenamente com o autor. Aliás sou estudante de Turismo na Rural de NI e o fomento da atividade (ou a falta de) por parte do Município é o tema da minha monografia.