6.9.10

"OS INGÊNUOS INSUBSTITUÍVEIS"

Por Carlos Gilberto Triel

Segundo o conselheiro Gilvoneik de Souza, reiteradas vezes, foi solicitado um relatório a Secretaria do Meio Ambiente sobre as medidas compensatórias, mas por desconhecer do que se trata está sempre a repassar o pedido a outra secretaria, a de Finanças.

Por sua vez, a Secretaria de Finanças faz de uma simples consulta um cavalo de batalha e, se recusa taxativamente a informar o débito e o crédito dos fundos que permeiam as contas do Meio Ambiente.

Qual a razão da secretaria de Finanças de Nova Iguaçu não informar quantas unidades de árvores foram doadas pelo setor público como medida compensatória? E onde estão todas as espécies? Por que esse segredo trancado a sete chaves?

Até porque a lei 9.605 que trata do meio ambiente dispõe que todo servidor que omite as informações pertinentes ao setor em questão, poderá ser responsabilizado por prevaricação.

E os secretários da prefeita Sheila Gama acreditam que suas pastas gozam das mesmas prerrogativas daquelas soberanas que quando acuadas expressam suas desculpas em segredo de justiça.

Secretaria de governo, sobretudo, de prefeituras não tem nada disso não. Secretário de governo é pinçado de suas atribuições toda vez que o interesse público, leia-se político, estiver prejudicado.

Ignorar essa regra acachapante é viajar impune na ingenuidade de que são insubstituíveis devido ao padrinho forte ou não sei mais o quê. Uma grande furada, esse tipo de dindinho não é de arriscar o pescoço pelo inglório afilhado.

E a Secretaria do Meio Ambiente não tem autonomia para fazer o quer. Todos os seus atos e deliberações têm que passar pelo crivo do Conselho a qual está atrelada. Assim é a política pública, assim é a lei.

Tanto que a secretária Estadual, Marilene Ramos, advertiu que as prefeituras só receberão seus repasses das questões ambientais, se interagirem de forma participativa e ampla com seus respectivos conselheiros.

Contudo, considerando que o Meio Ambiente de Nova Iguaçu desconhece os mais elementares princípios de que as laranjeiras, símbolo da cidade, estão sufocadas na Via Light pela ausência de adubação e limpeza, é pouco provável que faça algo além do papo do cafezinho.

Carlos Gilberto Triel é jornalista e o apresentador da Ave Maria, 17:45 de 2ª a 6a 10:30 Rádio Tropical 830 AM
na web www.tropical830am.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Nas proximidades do bairro Botafogo. Bem enfrente a nova UPA. Havia uma mata de aproximadamente cinco mil metros quadrados, ela foi destruida ainda no primeiro governo do lindbergh fárias, para que fosse construido um conjunto habitacional, financiado pela Caixa Economica Federal. Até hoje o conjunto não foi construido. Quando há fortes temporais, a região, agora fica alagada. Não se tem mais o escoamento pluvial. As manilhas que estão lá depositadas são para enganar o POVO com uma suposta drenagem. Acabei de houvir da boca da candidata do governo, que ele que transformações sociais no País. Se elea conhece-se a realidade da cidade de Nova Iguaçu, não afirmaria. isso.

Carlos Kiffer disse...

Triel,

E desde quando esta prefeiturazinha foi exercida e aparelhada por pessoas competentes e com conteúdo nas matérias que tentaram administrar? Nossa prefeitura não passa de um enorme cabide de emprego para aqueles despreparados para encarar um concurso público sério ou arriscar na atividade privada ou, o que é pior, aqueles afortunados que já têm sucesso na vida privada, em seus negócios, e agora pretendem brincar com o poder($)...