9.9.10

Abaixo matéria do Jornal de Hoje

Por Claudia Maria

Segue matéria da repórter Fernanda Rodrigues publicada no Jornal de Hoje de hoje.

Sonhar com um transporte público urbano que circule por todo Centro de Nova Iguaçu e que possibilite o acesso entre estações ou pontos em até dois minutos já não é mais tão impossível. Ontem, durante uma audiência pública no auditório da Unig, que reuniu representantes do Poder Legislativo, Judiciário, entidades comerciais, empresariais e da sociedade civil, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama (PDT) apresentou aquele que promete ser a revolução e a solução para o fim do caos no trânsito que hoje a cidade enfrenta, o Aeromóvel, projetado pelo engenheiro urbanista Fernando McDowell, o mesmo que projetou e construiu a Linha Amarela e o Metrô do Rio.
De acordo com a prefeita, o projeto audacioso entrará em fase de licitação até o próximo mês de novembro, quando será liberado o edital e aberto o processo de licitação entre as empresas interessadas na concessão. “Esse é um sonho grande e audacioso, porém, que acredito firmemente que pode se tornar verdade. Hoje, a prefeitura tem muito mais a pagar com dívidas do que a receber, mas como a construção do Aeromóvel prevê um investimento por parte do governo de quase 0%, é possível sim, viabilizá-lo, para quem sabe até o fim do meu mandato, em 2012, poder inaugurar ainda a primeira fase”, garantiu Sheila Gama.
A primeira fase citada pela prefeita prevê a implementação do Aeromóvel em oito estações/ponto no Centro de Nova Iguaçu – na altura do Top Shopping, na Dom Walmor, no Polo Gastronômico - pela Via Light -, na Praça Santos Dumont, no Shopping Iguaçu Square - com integração com os ônibus que saem da Rodoviária de Nova Iguaçu -, na Praça Tiradentes - ligando o Aeromóvel a Supervia - e na rua Capitão Chaves, próximo a Vila Olímpica. Serão duas composições, cada uma com três vagões com capacidade para transportar até 272 passageiros cada.
Nesta primeira etapa serão construídos 4.720 metros de trilhos e a estimativa é que sejam investidos R$ 35 mil por quilômetro construído. O projeto pretende levar ainda o Aeromóvel do Centro até o bairro de Santa Rita e mais tarde do Centro até Cabuçu. Segundo o engenheiro responsável, no período da noite, os trens serão usados para transportar cargas de pequena e média densidade.

Medida agrada a população

Para a presidente da Federação das Associações de Bairros da Cidade de Nova Iguaçu (MAB), Isabel Serra, a medida pode ser a saída para o fim dos congestionamentos na cidade. “Ainda iremos apresentar o projeto a todas as 141 associações ativas na cidade, mas pelo que vi hoje, acredito que será muito bem aceito pela população, que precisa de mecanismo urgentes para se locomover na cidade com mais rapidez”, afirma Isabel.
Além do Aeromovél, ontem foi apresentado também um plano de melhorias e intervenções urbanas em Nova Iguaçu. Entre as ações estão previstas o aterramento de todas as torres de energia ao longo da Via Light, a criação de Centros Culturais, o alargamento de alguns trechos da Via Light, a ampliação do Shopping a Céu Aberto para mais 13 ruas no Centro, além das 12 já contempladas no projeto inicial, a construção de Pórticos de Entrada nos três principais acessos a Nova Iguaçu pela Via Dutra e Via Light, a estruturação urbana dos centros comerciais de Miguel Couto, Posse e Comendador Soares, entre outras.

Saiba como funcionará o
Aeromóvel em Nova Iguaçu

O Aeromóvel é um meio de transporte não-convencional urbano e automatizado em via elevada de 7 metros de altura e que utiliza um sistema de propulsão a ar, mas se movimenta sobre rodas de aço em trilhos tradicionais. Caracterizado pela altíssima frequência de serviço (pequenos headways), pode ser desenhado para atender demandas de até 25 mil passageiros/hora-sentido.
Sob o ponto de vista dos impactos ambientais, o Aeromóvel provou ser extremamente silencioso, uma vez que as fontes de vibração (motores elétricos) encontram-se afastadas dos veículos, em módulos facilmente isoláveis com métodos tradicionais. Quanto à propulsão, uma vez utilizando-se motores elétricos industriais, corrente alternada de baixa tensão e potência, para o acionamento mecânico dos sopradores, a emissão de poluentes gasosos é nula.
A sua facilidade de construção e grande liberdade de traçado para suas vias urbanas permitem o cruzamento sem interferir em áreas verdes ou de preservação.
Desse modo, o Aeromóvel pode ser aplicado para reduzir os tempos médios de viagem, tirando proveito de sua racional ocupação vertical do espaço urbano, que dispensa em grande parte as ampliações nas pistas de rolagem e demais intervenções, sendo, portanto, uma alternativa de baixo custo.
O projeto do Aeromóvel foi implementado com sucesso em 1989, na cidade de Jakarta, capital da Indonésia, na Ásia. No Brasil o projeto ainda não foi aplicado, mas em 1983, Porto Alegre (RS) chegou a operar uma linha-piloto de testes onde foram certificados os componentes da tecnologia. Atualmente, está sendo projetada uma linha do Aeromóvel ligando a estação de metrô da cidade até o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre, com mil metros de extensão que será administrado pela empresa Trensurb. Ainda não está definida a data de implantação da linha.

2 comentários:

Unknown disse...

NOVA IGUAÇU É PODEROSA

Finalmente, a poderosa cidade de Nova Iguaçu, estar sendo pensada. É o que o Povo, deseja, uma cidade organizada e administração que pense nas questões sociais, votada para todos os cidadãos. Com a construção do Arco Metropolitando (em andamento) - a cidade crescerá rumo as serras de Adrianopolis (URG TINGUÁ), a Unidade Regional de Governo de Vila de Cava e seus bairros precisará de grandes projetos, para absorver o crescimento, destas regiões.

Unknown disse...

Não consigo entender como a prefeita e seus secretários e assessores ainda dão credibilidade as conversas dessa tal de Isabel Serra. Um dia a verdade aparece!!!