30.4.13

IPTU será corrigido

"PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU
LANÇA REFIS PARA CORRIGIR IPTU
        A prefeitura de Nova Iguaçu lança na próxima segunda-feira, dia 6, o maior Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis) jamais visto na Baixada Fluminense. Um dos objetivos é rever eventuais erros de metragem, com duplicidade ou triplicidade de carnês do IPTU para um mesmo imóvel. A campanha, que vai durar pelo menos 90 dias, possibilitará também a renegociação fiscal, em até 96 parcelas, com benefício de anistia de juros e multas ao contribuinte que tiver débito de qualquer natureza tributária com a municipalidade.
        As Secretarias de Economia e Finanças e de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente estão montando um verdadeiro aparato logístico, envolvendo mais de 200 servidores, 25 deles portadores de deficiência, além de motos, vans, disque 0800, site na internet e três centrais de atendimentos, que vão funcionar de 8h às 20h no prédio sede da prefeitura.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA VAI CONVOCAR A POPULAÇÃO
          O contribuinte poderá obter mais informações e agendar dia e horário de sua ida à prefeitura pelo do disque 0800-021-1590 ou através do sitewww.novaiguacu.rj.gov.br, que estarão sendo disponibilizados ao contribuinte partir desta segunda-feira. O atendimento na prefeitura também será personalizado através de senha para informar ao contribuinte o tempo previsto de espera.
“Vamos oferecer o máximo de conforto às pessoas que nos procurarem. O que a gente deseja é que cada contribuinte saia da prefeitura com o seu problema solucionado e satisfeito, se sentindo cidadão”, explicou o secretário de Finanças, Luiz Carlos Mayhé. Segundo ele, o Refis tem por objetivo acabar de vez por todas com os equívocos e fazer justiça fiscal, conforme promessa de campanha do prefeito Nelson Bornier.
Também a partir de segunda-feira (6), o governo municipal começa a veicular uma mega campanha publicitária em emissoras de rádios, TV, jornais, folders, outdoors, busdoors e carros de som, convocando a população, que também receberá correspondência em casa, via mala direta, para solucionar sua pendência fiscal com a prefeitura.
          O Refis pretende chegar aos cerca de 280 mil proprietários de imóveis, na cidade. “É importante que o contribuinte corrija qualquer problema no carnê, negocie a dívida, que por ventura existir, e proteja o seu patrimônio”, orienta Mayhé.
           Ainda de acordo com o secretário, a emissão de dois e até três carnês para um único imóvel é herança de administrações dos últimos oito anos de governo, por conta de um cadastramento aerofotogramétrico mal feito. “Certamente, não houve uma vistoria ‘in loco’ para checar as informações atualizadas, obtidas via satélite, com base cadastral da própria prefeitura”, observou o secretário de Economia e Finanças.
ATÉ GALINHEIRO TEM
IPTU EM NOVA IGUAÇU
O prefeito Nelson Bornier lembrou, por sua vez, que encontrou o cadastro geral de Imóveis da prefeitura totalmente desorganizado. “Hoje, as pessoas têm carnê de IPTU até para casinha de cachorro ou um galinheiro no quintal. Mas tudo isso será revisto pelo Refis”, promete o Chefe do Poder Executivo, afirmando que um dos objetivos da campanha é reconquistar a credibilidade do cidadão diante do governo. “Estamos dando pronta resposta para os transtornos vividos pelos nossos contribuintes”, disse.
           Os pedidos de revisão de duplicidade, triplicidade e erros de metragem serão atendidos por equipes de técnicos da área de engenharia da prefeitura. Eles irão vistoriar o imóvel, fazer fotos, medição e croqui de toda a área visitada para constatar e corrigir, se for o caso, a alegação feita pelo contribuinte. O resultado da consulta deverá ser divulgado entre dez e 15 dias.
          O Refis abrange ainda, além do IPTU, o setor mercantil, incluindo comércio, indústria, prestadores de serviço e profissionais liberais das diversas categorias. As empresas prestadoras de serviço pagam imposto proporcional ao faturamento mensal. O Refis também alcança taxas de legalização de obra, de desmembramento de imóvel, de lixo, de fiscalização sanitária e ambiental, entre outros tributos, dependendo da atividade.
         “Temos, hoje, muitas empresas com débito do ISS e de taxas que ainda não foram alvo de uma ação fiscal da prefeitura. Os responsáveis por esses setores devem trazer o livro caixa ou valor das notas, e nós emitiremos o imposto correspondente, que também poderá ser parcelado”, explicou Mayhé. Ele aponta bancos e instituições financeiras como os maiores devedores no município.
DÍVIDA PODERÁ SER PARCELADA EM 96 VEZES
           O contribuinte que regularizar sua situação cadastral poderá se beneficiar do Refis para obter o refinanciamento com perdão de 100% de multa e juros, se quitar a dívida à vista. Se o pagamento for feito em 12 vezes, a redução será de 80%, caindo para 60% em 24 vezes; 40% em 60 vezes e 20% até 96 parcelas.
Mayhé lembrou que existem atualmente cerca de 600 mil ações judiciais por conta da Dívida Ativa no município. “Pediremos baixa imediata do processo para os contribuintes que regularizarem sua situação com o fisco municipal”, anunciou o secretário. Ele disse ainda que o imposto pago indevidamente será usado como crédito para o exercício do ano seguinte".

Fonte: Assessoria de Imprensa

Iluminação pública

A iluminação pública tem sido uma das maiores reclamações recebidas na Prefeitura de Nova Iguaçu. Hoje, momentos antes do evento na Praça Rui Barbosa, um carro de iluminação pública estava no local para fazer a manutenção de alguns postes da praça. A mesma agilidade para iluminar a praça deve ser a mesma para iluminar os bairros. Aliás, uma senhora comentava o seguinte com algumas pessoas que estavam no local: "aqui eles estão iluminando tudo e logo ali está uma ecuridão danada". É, né!

Da assessoria de Imprensa

"Nova Iguaçu receberá 15 mil jovens durante Jornada Mundial da Juventude
Sede da prefeitura de Nova Iguaçu, Hospital da Posse e Restaurante Popular receberão os símbolos durante evento da Igreja Católica
Cerca de 15 mil jovens católicos do mundo inteiro serão acolhidos pela diocese de Nova Iguaçu durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Eles se hospedarão em salões paroquiais, residências de famílias católicas e em hotéis da cidade. A informação é do bispo D. Luciano Bergamin, que se reuniu hoje (30/04) com o prefeito Nelson Bornier e com o secretário de Governo Thiago Portela, quando tratou da participação da prefeitura nos festejos de Santo Antônio, em junho, e do roteiro da caminhada dos jovens com os símbolos da JMJ.
A Prefeitura de Nova Iguaçu e a Prefeitura de Duque de Caxias apoiarão o evento internacional da igreja, que será realizado de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro. A reunião contou com a presença dos secretários de Ordem Urbana e Transporte, Luiz Antunes e Coronel Almir da Costa, respectivamente, além de representantes da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) e secretarias de Obras e Saúde. Thiago Portela destacou a importância dos eventos para a cidade e reafirmou o compromisso da prefeitura em apoiar as atividades. “O Governo está à disposição e ajudará no que for preciso para que esses eventos religiosos sejam realizados com organização e comodidade”, disse.
Os peregrinos da JMJ em Nona Iguaçu participarão da semana missionária, catequeses, procissões e eventos culturais. No dia 19 de junho, os ícones da JMJ (cruz e o quadro de Nossa Senhora), passam pelo município. O roteiro terá início às 8h, com a chegada à Catedral de Santo Antônio, no Centro. Às 9h, haverá uma caminhada pelas ruas da cidade. No trajeto, estão previstas paradas na sede da Prefeitura, Hospital da Posse e Restaurante Popular. Os ícones passarão ainda no Instituo de Educação Santo Antônio (Iesa), na Universidade Iguaçu (Unig) e seguirá para a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto, onde será feito o encerramento da passagem dos símbolos da JMJ por Nova Iguaçu, com um show católico.
Uma nova reunião com membros do governo e com os integrantes do comitê organizador diocesano da JMJ foi marcada para o dia 9 de junho".
 

Vejam o link

http://diariodemocratico.com.br/cidades/1/8548

Eis a nota que o Blog publicou em 17/10/2012

"Da assessoria do candidato Bornier (PMDB)

"CABRAL, PAES E PEZÃO PEDEM VOTOS PARA BORNIER
 
     O Centro de Nova Iguaçu parou no início da tarde de hoje (17). O governador Sérgio Cabral, seu vice, Luiz Pezão e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes caminharam no calçadão da Avenida Amaral Peixoto, um dos maiores pólos comerciais da Baixada Fluminense, ao lado do candidato à sucessão municipal, deputado federal Nelson Bornier (PMDB). Em apoio a sua vitória no segundo turno, a tropa de elite do PMDB arrastou uma multidão de eleitores. Cabral garantiu parceria constante ao governo de Bornier. “Minha vinda à Nova Iguaçu é muito mais que uma campanha: é uma reunião de trabalho. Com Bornier, iremos transformar esta cidade”, disse.
     “Só mesmo o Bornier para trazer Cabral e o prefeito Eduardo Paes aqui em Nova Iguaçu. Nossa cidade estava esquecida. Agora, as forças estão aliadas. Não tenho dúvida que o melhor pra Nova Iguaçu é Bornier prefeito”, afirmou a comerciante, Sônia Regina da Silva, 32. Bornier estava acompanhado de sua vice, Dani Nicolasina (PMDB), deputado federal Felipe Bornier (PSD), da deputada estadual Rosângela Gomes (PRB), do prefeito eleito de Miracema, Joedyr Orsay (PR), do vereador Jorginho da SOS e de Índio da Costa, presidente regional do PSD, além de vereadores eleitos sua coligação.
     Emocionado com o reforço peemedebista, Bornier destacou que o importante é firmar parcerias com quem tem o que acrescentar. “Não vou aceitar acordo com quem só quer dividir a prefeitura. As parcerias com Cabral e Paes irão resultar em obras e muitas melhorias. Quem vai ganhar não sou eu, será a população de Nova Iguaçu”,afirmou.
     Cabral, em discurso na esquina da Rua Otávio Tarquino, anunciou uma série de projetos que vai desenvolver no município a partir da vitória de Bornier. O governador disse que já licitou as obras de construção do maior hospital da Baixada Fluminense, na área onde funcionou a fábrica da Inega, no Bairro da Viga, próximo a Rodovia Presidente Dutra. Como novidade, o governador anunciou que vai construir um super BRT, ligando a Baixada Fluminense ao Rio de Janeiro.Garantiu também que vai solucionar a falta de água e que vai levar para o município o Programa Asfalto na Porta. “A população de Nova Iguaçu está cansada de pisar na lama e respirar poeira. A cidade precisa de alguém com a capacidade e a experiência de Bornier”, assegurou.
     O prefeito Eduardo Paes disse que as parcerias com o governo do Estado e com o governo Federal foram importantes para a recuperação do Rio de Janeiro. “Nova Iguaçu só tem a ganhar com as parcerias. Por isso, a população tem que votar Bornier no próximo dia 28”, disparou Paes. Pezão reforçou o discurso do prefeito carioca dizendo que só a união poderá solucionar os problemas de mobilidade, urbanização e infraestrutura da cidade de Nova Iguaçu".

Ps. do Almeida: O espaço fica reservado também para releases da assessoria de Imprensa da candidata Sheila Gama (PDT)

Palavras de um médico


"DrJorge Luiz Gonçalves Andrade
DrJorge Luiz Gonçalves Andrade atualizou seu status: "Há alguns minutos , estive no lançamento do Plano de Obras para Nova Iguaçu, como profissional de saúde e morador da região, fiquei muito otimista em saber que a beira da Via Dutra, na antiga Fábrica da Inega, será construído um Hospital de TRAUMATOLOGIA ."


Unidade Mista Patrícia Marinho

     “Essa Unidade Mista está abandonada. O jeito é derrubá-la e construir outra”. A frase é do prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, durante visita, no último sábado (27-04), à Unidade Mista Patrícia Marinho, no bairro Jardim Guandu, que atende em média 400 pessoas por dia em diversas especialidades. No final de junho a unidade deverá ser demolida e o atendimento transferido para um Ciep local.
      Acompanhado pelos secretários Luiz Antonio Teixeira Junior (Saúde), Thiago Portela (Governo), Wagner D’Almeida (Ação Cultural) e Carla Neves (Obras), além de lideranças comunitárias, Bornier percorreu as dependências da unidade e viu o abandono. A sala de Raio-X, por exemplo, está sem revestimento no teto e sem isolamento contra radiação. As obras iniciadas no governo anterior não foram concluídas. O vestiário feminino funciona em precárias condições e os oito consultórios no setor de atendimento ambulatorial também precisam de reforma.
     Depois de percorrer toda a unidade, o prefeito Nelson Bornier conversou com funcionários e representantes da comunidade para explicar o que a Prefeitura irá fazer no local. Em princípio, Bornier pensou em fazer uma reforma modesta. Posteriormente, a demolição. Em rápida reunião com representantes da comunidade, o prefeito anunciou que a Unidade Mista Patrícia Marinho será derrubada. “Se fizer uma reforma, vou gastar dinheiro duas vezes. É melhor derrubarmos e construirmos outra A população terá de entender que o atendimento será complicado durante alguns meses. Mas, em novembro deste ano, a unidade será entregue novinha e com todo conforto. Será o presente de Natal antecipado”, disse Bornier, sendo muito aplaudido.
     Morador da região há mais de 40 anos, Eliege Alves Borges, 42, aprovou a proposta de Bornier, que irá conversar com a diretora do Ciep 167 - Jardim Paraíso, que fica próximo à unidade mista, para verificar a possibilidade de os pacientes serem atendidos nas dependências da escola durante as obras de construção do novo prédio. “A comunidade irá entender que ganharemos em qualidade e em atendimento. A decisão do prefeito está correta porque a unidade mista foi abandonada pelo governo passado”, concluiu.
      De acordo com o diretor da Patrícia Marinho, Helmer Cardoso de Matos, o Tutá, a unidade atende em diversas especialidades, destacando-se: clínica geral, ginecologia, pediatria, endocrinologia, ortopedia, psicologia, fonoaudiologia, além de assistência social e os programas de saúde do homem e saúde da mulher"

Fonte: Assessoria de Imprensa

29.4.13

Campanha contra gripe chega ao prédio da Prefeitura de Nova Iguaçu

      "Funcionários e contribuintes da Prefeitura de Nova Iguaçu foram vacinados contra a Influenza (gripe) nesta segunda-feira, dia 29. A campanha está sendo promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Saúde na Comunidade, e será realizada no prédio administrativo até amanhã (30).
       De acordo com a enfermeira Janerly Syrilo, 600 doses serão disponibilizadas, por dia. “É fundamental que todos os funcionários sejam imunizados, já que o trabalho os obriga a ter contato com um grande público”, afirma. Contribuintes que passarem pelo prédio da prefeitura com 60 anos e gestantes, também podem receber a dose da vacina, das 9h às 16h.
        A campanha contra Influenza segue até o dia 10 de maio em Nova Iguaçu. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha, que são gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação acontece de segunda a sábado, das 8h às 17 h, nos 58 postos de saúde da cidade. É preciso comparecer aos postos levando carteirinha de vacinação".
Fonte: Assessoria de Imprensa

Reforma

 O presidente da Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu, Maurício Moraes (PMDB) disse, hoje, que o goverrno do Estado garantiu que o conjunto habitacional Morada da Posse passará por reforma. Só para se ter uma noção do complexo residencial,  se não me engano ali são 390 apartamentos divididos em 10 blocos. Vamos aguardar!


 
 
 
 
 

Buraco e esgoto entupido

"Olá, pedimos a secretaria de obras, que faça alguma coisa na Rua Florianópolis, no começo da Rua Brasilia em Marapicu, é só mato, buraco e esgoto entupido, em dias de chuva, ficamos com meio metro de água, e está faltando quatro postes de iluminação pública, em 200 metros, é uma escuridão total, lembre-se que estamos pagando IPTU" (sic).

Hosítal da Posse é tema entre secretários

   "LOTAÇÃO DO HOSPITAL DA POSSE E DÉFICIT DE LEITOS NA REGIÃO SÃO TEMAS DE REUNIÃO ENTRE SECRETÁRIO​S DE SAÚDE DA BAIXADA
   

     Discutir a gravíssima situação do atendimento às urgências no HGNI (Hospital da Posse) e as repercussões imediatas na assistência em toda a região foi um dos temas da reunião extraordinária do Conselho Técnico do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF), no dia 29, na sede do consórcio. Os secretários de Saúde também debateram outro grande problema, comum aos municípios: o alto déficit de leitos de retaguarda para internação de pacientes crônicos estabilizados, mas que ainda necessitam de acompanhamento multidisciplinar.
     O secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, falou sobre a real e grave situação do Hospital da Posse, com ênfase para o atendimento na especialidade de neurocirurgia. A unidade é referência para toda a Baixada, recebe enorme número de pacientes vítimas de acidente vascular cerebral e politraumatizados. A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, destacou ainda o alto índice de acidentes nas vias publicas e rodovias que cortam a Baixada, principalmente, envolvendo motociclistas, aumentando de forma significativa os traumatismos cranianos.
     A unidade, que enfrenta também dificuldades na manutenção da equipe médica especializada, se pronunciou junto aos órgãos competentes. “Já oficializamos o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério Público e as Prefeituras da Baixada Fluminense sobre o fechamento da neurocirurgia, caso o MS não efetive a contratualização do HGNI”, destaca o secretário de Nova Iguaçu. Luiz Antônio pediu a compreensão e a colaboração dos demais gestores no sentido de regularem os atendimentos, através do Núcleo Interno de Regulação do HGNI, e em contrapartida retirarem os pacientes dos seus municípios já estabilizados que precisam apenas de um leito para continuidade do tratamento.
     A questão levantou outro grande problema da região: o alto déficit de leitos de retaguarda para internação desses pacientes. Segundo levantamento preliminar do Cisbaf, hoje na Baixada faltam 646 leitos de retaguarda. Para resolver a questão, os gestores assumiram o compromisso de identificar na rede pública esses leitos ou contratá-los na rede privada.
     O secretário de Saúde de São João de Meriti, Oscar Berro, ressaltou a importância de os gestores se unirem enquanto consórcio e juntos apoiarem a SEMUS Nova Iguaçu nesse momento de dificuldade no HGNI. A secretária de Saúde de Queimados e atual presidente do Conselho Técnico do Cisbaf, Fátima Cristina Sanches, e a secretária de Japeri, Fátima Poubel, registraram a ausência de leitos para contratação até na rede particular.
     Ao final do encontro, algumas medidas imediatas foram definidas: elaboração pela direção médica do HGNI de um protocolo identificando os pacientes que são eletivos (com maior gravidade) para o HGNI; identificação clínica dos pacientes internados para transferência dos estabilizados para os municípios de origem; disponibilização pelos gestores de leitos de retaguarda em todos os municípios; solicitar uma agenda com a SES para discutir o assunto com os secretários da Baixada; reiterar a proposta definida entre os prefeitos no início do ano junto ao MS, e solicitar aos prefeitos ações mais severas de fiscalização e repressão das infrações cometidas no trânsito, especialmente, pelos motociclistas".

Fonte: Assessoria de Imprensa do Cisbaf.

28.4.13

Da série reflexões


"Uma resposta suave afasta a ira, mas palavras cruéis estimulam a raiva".
Provérbios.

Passeio público

Como escrevi em nota anterior, existem situações sobre carros nas calçadas que chegam a impressionar as pessoas. Imagine um caminhão de uma cidade, com placa de outra e estacionado em uma calçada em Nova Iguaçu! Volto a dizer que não sou contra carros estacionados nas calçadas. O que não pode é tirar o direito da pessoa de caminhar livremente no chamado "passeio público".

Vejam o link

http://odia.ig.com.br/portal/rio/baixada-fluminense-reage-e-enfrenta-viol%C3%AAncia-1.576479

27.4.13

Evento

Inscrições abertas para o Passeio Ciclístico -
PEDALA NOVA IGUAÇU, que acontecerá no 
dia 1 de maio, mais informações pelo tel:
(21) 3773-1767

Inscrições abertas para o Passeio Ciclístico - PEDALA NOVA IGUAÇU, que acontecerá no dia 1 de maio, mais informações: 3773-1767
Ps. do Almeida: Não esqueçam deste evento.

Atenção, turma!

Em algumas ruas de Nova Iguaçu o que se vê são carros estacionados sobre as calçadas. Não condeno carros sobre as calçadas, desde que sigam as normas estabelecidas. Sugiro ao pessoal da secretaria municipal de Transportes, em conjunto com a subsecretaria da Pessoa Portadora de Deficiência, uma ação de conscientização dos motoristas. Tenho recebido algumas reclamações em relação a esse assunto e portanto deixo a dica aqui.

Confira a hora

http://lovedbdb.com/nudemenClock/index2.html

Basta clicar no link

Desobstrução

No bairro Nova América, na Rua Carmo do Rio Claro, nas imediações do nº163, o esgoto precisa ser desobstruído.

26.4.13

Interessante

http://lovedbdb.com/nudemenClock/index2.html

Ps. do Almeida: Achei interessante.

Atenção, turma!

Na Rua Bento Lima, nas imediações do nº 464, no bairro Monte Líbano, há bueiros que necessitam ser desobstruídos. Fica, aqui, uma dica.

Lá e cá!

Agradecemos a turma da Prefeitura de Nova Iguaçu por ter resolvido o problema de buracos na Rua Humberto Campos, que fica próxima ao Fórum de Nova Iguaçu. Aproveitamos a ocasião para dizer que a Rua Luiza Lambert, conhecida por sediar o Correio da Lavoura, ainda precisa do serviço de tapa buracos. Só para rememorar, olhem como estava a Rua Humberto Campos:
IMG00017-20130318-0736.jpg

Alô, turma!

Moradores da Rua Bari, no bairro Lagoinha, solicitam a limpeza de uma vala que, por ironia ou não do destino, começa na... Rua Zelo.

Olhem o link

http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/rj-baixada-fluminense-sera-1a-regiao-fora-da-capital-a-receber-upp,5c81f53b8444e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Cinema


"Cinema gratuito, ao ar livre, tecnologia de som digital e muita pipoca para toda a família, esse é o mote do projeto sociocultural Cinema Inflável, patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e pela Claro por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Ação Cultural, apóia o projeto. Neste sábado (27.04), às 20h, serão exibidos os curtas “Com vista para o céu” e “O Palhaço”, de Selton Melo, e no domingo (28.04), também às 20h, “Linear” e “Antes que o Mundo Acabe”, de Ana Luiza Azevedo, todos na Praça Jardim Tropical, bairro de mesmo nome.
“Queremos proporcionar à população de Nova Iguaçu o acesso a cultura. Esse é um excelente projeto que exibe gratuitamente filmes nacionais em diversas cidades cuja população nem sempre tem a oportunidade de ir ao cinema com freqüência. Quem não gosta de um cineminha com pipoca? Vale a pena”, brincou Wagner D’Almeida, secretário de Ação Cultural de Nova Iguaçu.
A diretora regional da Claro, Gabriela Derenne, explicou que os filmes são de classificação livre e exibidos em uma tela inflável. Gabriela disse que as sessões, realizadas em espaços públicos, contam com uma infraestrutura de assentos para até 400 pessoas. “Um caminhão adaptado fará as projeções em tela inflável de 10 metros de largura, com som digital. E como em qualquer bom cinema, não irá faltar a pipoca, que será distribuída gratuitamente para o público”, afirmou a diretora regional da Claro.
O Cinema Inflável estreou em Cabo Frio, nos dias 16 e 17 de março. Em seguida, o projeto viajou para Rio das Ostras, nos dias 23 e 24. Logo após, foi a vez da região de Angra dos Reis, Volta Redonda e Barra Mansa receber o cinema. Em abril, a Baixada Fluminense recebe o projeto nas cidades de Nilópolis, Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Por fim, Campos dos Goytacazes encerra o evento no primeiro final de semana de maio"

Ps. do Almeida: Fonte assessoria de Imprensa

25.4.13

Perigo constante

No cruzamento entre as ruas Amaral Peixoto (Calçadão) com Otávio Tarquino deveria haver um guarda da secretaria municipal de Trânsito. É que ali o fluxo de pessoas é grande e o risco de um atropelamento é maior ainda. Fica a dica.

Campanha de Vacinação

A mobilização para Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Nova Iguaçu continua em pleno vapor. Com a decisão do Ministério da Saúde em prorrogar a campanha, a imunização contra os três subtipos da Influenza (H1N1,conhecido popularmente como gripe suína, H3N2 e B) segue no município até o dia 10 de maio. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha, que são gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 2 anos de idade e idosos com 60 anos ou mais.
Desde o início da mobilização, no último dia 15, quase 29 mil iguaçuanos já foram imunizados. O número representa 23% do público alvo da campanha. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a maior procura aos postos de saúde está sendo feita por pais de crianças de 6 meses a 2 anos. “Com a proximidade do inverno é preciso ficar em alerta com as doenças respiratórias. A prevenção das doenças é um dos focos do prefeito Nelson Bornier na área da Vigilância em Saúde e estamos empenhados mobilizar ainda mais a população para participar das campanhas de vacinação”, garante o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Júnior.
Segundos dados da secretaria, a procura de idosos aos postos de saúde para vacinação ainda é baixo, com uma média de 22%. “A vacina é a melhor prevenção para evitar a proliferação do vírus e as internações hospitalares, principalmente em idosos que são mais sensíveis”, ressaltou o secretário.
A aposentada Maria dos Anjos Cantaneses, de 69 anos, já garantiu a prevenção contra a gripe. “Todos os anos participo da campanha e desde então, não tive nenhuma gripe forte, apenas uns resfriados bem fraquinhos. Acredito que a vacina está me protegendo. Não dói nada e com certeza ano que vem estarei aqui novamente”, afirma a aposentada.
A vacinação em Nova Iguaçu acontece de segunda a sábado, das 8 às 17 horas nos 58 postos de saúde. É importante que a população compareça aos postos levando carteirinha de vacinação.
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório através do contágio direto pelas vias respiratórias ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos em contato com superfícies contaminadas. O vírus da Influenza é um dos causadores de aproximadamente 75% das infecções respiratórias em crianças e idosos, sendo a principal ação preventiva a vacinação". 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa  

À Cláudia Maria

 O texto abaixo é da Cláudia Maria:

"Hoje é o dia do meu aniversário. Uns dizem que depois dos 30 não devemos mais comemorar, outros que a vida começa aos 40 outros que é idade da loba. Sei lá! Não sei quem está com a razão. Sei apenas que há 48 anos nasci e logo depois fui batizada como Claudia Maria. Nome que carrego com orgulho, assim como a profissão que escolhi e que me ajudou a imprimir esse nome na história. Mas me orgulho ainda mais dos amigos que fiz ao longo desses anos.

Amigos que não vejo mais, amigos que ainda vejo, amigos que me acompanham com os olhos ou apenas com o coração. Simplesmente amigos. Aprendi, ao longo da vida, que é isso que importa, que eles são nossos guias nessa vida onde é preciso estar sempre atento às tentações, aos “atentados”, aos analfabetos da solidariedade e da intolerância.

A eles (amigos) minhas honras nesse dia. Além deles, minha família (meu coração). Afinal, hoje é o dia do meu aniversário. Parabéns para mim!"

Ps. do Almeida: Minha irmã, um grande abraço do seu amigo e dindo!!!

23.4.13

ATENÇÃO


"A Justiça Eleitoral já iniciou os procedimentos para a eleição geral de 2014, entre eles a regularização e atualização do cadastro eleitoral. Até o próximo dia 25 de abril, mais de 1,5 milhão de eleitores brasileiros que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições devem comparecer ao cartório eleitoral para regularizar sua situação. Quem não o fizer terá o título eleitoral cancelado.
A atualização cadastral acontece sempre no ano posterior às eleições - ou seja, nos anos ímpares - e é um dos primeiros passos para a depuração do colégio eleitoral brasileiro com vista à eleição seguinte. O procedimento é simples: basta comparecer ao cartório portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
A relação com nomes e inscrições dos eleitores faltosos está disponível desde o dia 20 de fevereiro nos cartórios eleitorais de todo o país. O eleitor também pode consultar sua situação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Serviços ao eleitor". De acordo com a legislação, o eleitor que tiver o título cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição. 
A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Cancelamentos
Em 2011, 1.395.334 eleitores tiveram seus títulos cancelados por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010. Este ano, a relação das inscrições passíveis de cancelamento por ausência nos três últimos pleitos realizados até 2012 abrange 1.512.884 eleitores.
As faltas são computadas por turno eleitoral. Ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares, plebiscitos e referendos.
O não comparecimento ao cartório eleitoral para regularização do cadastro implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013. Os eleitores no exercício do voto facultativo - menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos - não serão identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também não terão o título cancelado.
Alerta
A iniciativa de consultar o cadastro deve partir do próprio eleitor. A Justiça Eleitoral ressalta que não será expedido qualquer tipo de notificação, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título. Em época de atualização cadastral, é comum que circulem e-mails de origem duvidosa, supostamente enviados em nome da Justiça Eleitoral.
Tais mensagens geralmente contêm um comunicado de cancelamento do título eleitoral e uma solicitação de atualização dos dados cadastrais do internauta, sob a falsa alegação de cancelamento do título de eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral alerta que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus de computador ou qualquer outro software malicioso.
Fonte:  TSE

Apelo da leitora

"CARO ALMEIDA VENHO  SOLICITAR UMA AJUDA JUNTO AOS GOVERNANTES DESTA CIDADE QUE TOMEM UMA PROVIDÊNCIA QUANTO A FALTA DE ÁGUA NA RUA PADRE VIEIRA DESDE O INICIO DA RUA PRÓXIMO AO NUMERO 112 QUE HÁ VÁRIOS ANOS VEM LUTANDO JUNTO A ESSA PREFEITURA E A CEDAE PARA TERMOS ÁGUA EM NOSSAS RESIDÊNCIAS POIS PAGAMOS NOSSOS IP TU EM DIA . E UMA VERGONHA OS MORADORES TEREM QUE PEGAR ÁGUA NA RUA DENTRO DE UM BUEIRO POIS A ÁGUA NÃO CHEGA AS CASAS DOS MORADORES NA CAMPANHA PARA PREFEITO O SR. NELSON BORNIER  DISSE QUE SERIA UMA PRIORIDADE DELE RESOLVER ESSA SITUAÇÃO NO NOSSO BAIRRO ONDE ELE FOI RECEBIDO DE PORTAS ABERTAS . AGUARDAMOS UMA SOLUÇÃO URGENTE. GRATO PELA ATENÇÃO".

Missa de São Jorge

Da esquerda para direita aparecem o presidente da Câmara, Maurício Moraes (PMDB), o deputado federal Felipe Bornier (PSD), a vice prefeita Dani Nicolasina (PMDB) e o prefeito Bornier (PMDB) na missa em celebração a São Jorge, realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Jorge, situada à Rua Getúlio Vargas, nº 220, no Centro de Nova Iguaçu, cujo Pároco é o Pe. Devanir Andrade e o Vigário Paroquial é o Pe. Rodrigo Mota.








:

Do Pastor Adelson Bayoneta

"A lógica é bem simples, o presidente estadual do PR é o Garotinho que teve pepel muito importante na campanha de Rogério, bem, não é segredo que Garotinho precisa reorganizar o partido nos 92 municípios para então formar uma grande força tarefa para suas pretensões de disputar o governo do estado, e todos sabemos que o PR de Nova Iguaçu estava muito desarticulado e sem muito vinculo de obediência a majoritária estadual. Garotinho precisa de alguém de confiança e nada mais justo do que investir em alguém que ele Garotinho, fez questão de caminhar e ajudar nas eleição de 2012". 

Esgoto

Na Rua Apolo, no bairro Monte Líbano, nas imediações do número 164, a rede de esgoto está entupida. Outras casas na mesma rua estão sofrendo com este problema.

Está nas redes socias



Ps. do Almeida: O leitor deve lembrar que o Blog publicou que o PR estava de olho em Rogério Lisboa, que concorreu pelo DEM a prefeito nas eleições majoritárias de 2012. O Blog publicou, recentemente, que haveria um encontro na UNIG para apresentar o ex-DEM como o novo membro do PR. Eis o convite que circula nas redes sociais. Neste sentido, vale lembrar que Rogério Lisboa foi candidato a prefeito pelo DEM e que o Pastor Isaias Coimbra (PR), na ocasião, foi o vice na chapa, fato que gerou uma discussão a qual levou o PMDB de Bornier alterar de vice, que seria a Nicolasina Acarisi, na época filiada ao PR. Rogério Lisboa, que era do DEM, brigou pela aliança com o PR e conseguiu, fazendo com que Bornier trocasse de vice, colocando a Dani Nicolasina, já filiada no PMDB, como a vice na chapa vencedora na eleição majoritária de 2012. Uma pergunta fica no ar para aqueles que concorreram nas proporcionais pelo PR e pelo DEM: E agora? Conheço muito pouco de política para dizer que isso ainda vai dar, digamos, "pano para a manga na terra das laranjas". Afinal de contas é bom lembrar que no próprio PR, entre os candidatos nas proporcionais, o assunto deu muito o que falar.

22.4.13

Da série reflexão

"Com freqüência aprende-se mais com dez dias de agonia do que com dez anos de contentamento".
Merle Shain.

Mais imagem do projeto

O CEU de JArdim Nova Era terá 3 mil metros quadrados de equipamentos sociais.JPG

Da assessoria de Imprensa



Jardim Nova Era, um dos bairros mais carentes de Nova Iguaçu, vai ganhar ainda este ano o primeiro Centro de Artes e Esportes (CEU) da cidade. O projeto, que vem sendo implementado em todo o País sob a chancela do Ministério da Cultura, também integra em um mesmo espaço físico programas de formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, entre outras atividades.
         O anúncio foi feito aos moradores da região, neste final de semana, pelo prefeito Nelson Bornier. Ele explicou que o CEU, orçado em R$ 2,030 milhões, será construído com recursos do Governo Federal e da Prefeitura, na Rua Sebastião Melo, a poucos metros da Escola Municipal Jardim Nova Era, o Brizolinha. O objetivo é reforçar o atendimento social à população mais carente.
Com 3 mil metros quadrados de estrutura física, a obra do CEU começa nos próximos 60 dias, com previsão de inauguração até o final do ano. Vai dispor de quadra poliesportiva coberta, área verde, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada, bicicletário, mesas de jogos, salas, biblioteca, canteiro de leitura, telecentro e um cineteatro/auditório com 60 lugares. Terá ainda o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que sairá da Rua Inocêncio Ferreira, no mesmo bairro, para se integrar ao complexo.
Na avaliação da secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma trata-se de um investimento social de alto alcance, muito importante para o bairro de Jardim Nova Era. “As obras do Ceu foram concebidas dentro do que há mais belo e moderno em termos de arquitetura e tecnologia. Estou muito empolgada, é um equipamento muito bonito, exatamente para seduzir e atrair a comunidade, sobretudo a juventude”, disse.

REVERTER O QUADRO DE ABANDONO - Responsável pela execução física do projeto, a secretária de Obras, Carla Neves, disse que a proposta do governo Bornier é dar uma sacudida na cidade e reverter o quadro de descaso e abandono em que vive a grande maioria da população de Nova Iguaçu. “O projeto CEU é uma das primeiras ações de governo na área da assistência social. Vocês vão ficar surpresos com a magnitude da obra, com a quantidade de equipamentos sociais e a beleza que vai ser a Praça de Nova Era”, afirmou a secretária para os moradores.
         A exemplo do que vem fazendo desde o primeiro dia de governo, Bornier passou o final de semana vistoriando diversos bairros da cidade. No sábado, por exemplo, ele chegou ao Brizolinha, onde conversou com a comunidade, acompanhado da vice-prefeita Dani Nicolasina e dos secretários Thiago Portela, de Governo; Carla Neves, de Obras; Cristina Quaresma, de Assistência Social; Luiz Antônio Teixeira Junior, da Saúde; Mário Marques, do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo; Wagner D’Almeida, da Cultura; e Adriano Santos, de Esporte e Lazer.
         Segundo o prefeito, o CEU, que será adaptado para permitir o livre acesso de deficientes físicos e visuais e idosos, vai beneficiar também os moradores de Jardim Pernambuco, Jardim Palmares, Mangueira, Vaz Martins, Cabuçu, Palhada, Valverde, Iolanda, Jardim Palmares, Jardim Alvorada, Marapicu, Rodilvânia e Danon.
         “A gente está tocando o governo, organizando esta casa, que encontramos totalmente desorganizada”, queixou-se Bornier, que pediu o engajamento da população nas ações de seu governo. “De nada adianta o governo criar projetos sociais, se não houver a participação efetiva dos moradores, da comunidade beneficiada, cobrando e cuidando dos equipamentos, que são investimentos obtidos através de recursos dos próprios contribuintes”, deixou claro.
         Bornier, que também elogiou “o envolvimento e o empenho pessoal” de todo o seu secretariado, disse ainda que Jardim Nova Era vai ganhar ainda um Banco de Alimentos e um Cozinha Comunitária, além de uma creche e obras de saneamento, drenagem e pavimentação onde se fizer necessário.
         “Temos muita coisa por fazer ao longo do nosso governo. Agora, é pedir a Deus que nos dê vida e saúde para que possamos colocar em prática tudo aquilo que prometemos para a nossa durante a nossa campanha”, disse.



20.04.13 Prefeito se reúne com moradores no bairro Nova Era RF (34).JPG



       

Atenção, turma!

Moradores da Rua Cel. Alberto de Melo, que fica em Vila de Cava, reclamam que faltam quebra-molas na rua. Não custa nada avaliar a situação.

21.4.13

Interessante!

http://odia.ig.com.br/portal/rio/o-dia-baixada/nova-igua%C3%A7u-quer-entrar-no-roteiro-de-ecoturismo-1.573931

Da assessoria de Imprensa

"Festa do Aipim terá novo tempero em 2013
            Os preparativos para a tradicional Festa do Aipim, que acontece há 11 anos em Tinguá e chega a reunir cerca de 70 mil pessoas, já estão a todo vapor. Para a organização do evento, promovido pela Prefeitura de Nova Iguaçu e coordenado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), com a ajuda dos moradores da região, serão realizadas reuniões quinzenais até a da festa, em julho. O primeiro encontro aconteceu na última quarta-feira (17.04) entre a comunidade e o secretariado da Prefeitura Municipal. A festa, com entrada franca, será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, no Largo e na praça de Tinguá.
         O presidente da FENIG, Marcos Ribeiro, disse que o objetivo foi distribuir responsabilidades entre as secretarias, traçar estratégias e ouvir os moradores. Ana Mello, diretora Técnica da FENIG, revelou que está sendo elaborado um projeto para reestruturar a festa. Ana Mello destacou, ainda, que o atual governo está visando gerar renda para os moradores de Tinguá e, através da capacitação, deixar um legado para o bairro.
“Os moradores reclamaram muito da falta de divulgação, layout, estrutura e condições da estrada na última festa. Vamos mudar tudo, sempre pensando no melhor para os moradores, comerciantes e visitantes. Por isso, reunimos as secretarias municipais para que cada uma faça sua parte. Iremos também qualificar a mão-de-obra dos moradores da região, através da Emater e do SEBRAE. Daremos todo suporte para que a confraternização seja um sucesso e transcorra com tranqüilidade”.
Luiz Antunes, secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, salientou que a secretaria dará apoio à Polícia Militar, responsável pela segurança do evento, e que irá cumprir a legislação determinada pela Comissão Organizadora. Ana Mello ressaltou que uma das decisões já tomadas é que todo barraqueiro deverá se cadastrar na Postura da Prefeitura Municipal e que será dada prioridade aos moradores da região.
Preocupado com o meio ambiente, o chefe da Reserva Biológica de Tinguá, do Governo Federal, Flávio Silva, explicou que uma festa com essa magnitude pode ser um excelente canal de comunicação para divulgar o patrimônio da cidade. “No período da festa, os visitantes passam o dia em Tinguá. Por isso, eles precisam saber que estão dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e que a entrada na mata é proibida. É de suma importância implantarmos uma política de meio ambiente na Festa do Aipim”, informou o biólogo.
Participante desde a primeira edição, a moradora e comerciante Rosana Romero, 50 anos, disse que a festa está precisando de uma atenção maior. “Tinguá precisa ser preparado para o turismo. O inverno é o período que o bairro fica mais vazio e que ninguém consegue trabalhar. Que a festa seja uma oportunidade para o morador de Tinguá garantir uma renda extra e conseguir trabalhar as diversidades do aipim. Estou sentindo firmeza com o novo governo, eles estão nos amparando e ouvindo nossas necessidades”, comemorou a vendedora de aipim com carne seca.
Além da oportunidade de saborear iguarias feitas à base de aipim, quem prestigiar o evento também terá à disposição uma programação variada. Haverá concurso para escolher a Rainha da Festa, feira de artesanato e shows. A mandioca ou macaxeira, cultivada em larga escala em Tinguá, Nova Iguaçu, deu origem a um dos festivais mais famosos da Baixada: a Festa do Aipim. A ideia surgiu em 2003, através de um grupo de agricultores, que se reuniu com o ex-deputado Jorge Gama, o jornalista Paulo Cezar Pereira e com Ana Mello, durante a administração do então prefeito Mário Marques.
Participaram, ainda, da reunião o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques, o secretário e o subsecretário Municipais de Assuntos Estratégicos, Marcelo Lessa e Ornison Fernades, respectivamente, o gerente regional Baixada SEBRAE, Décio Lima, presidente da Codeni, Alcir Xavier, a gerente de Operações da Emlurb, Lúcia Teixeira, e os vereadores Dr. Cacau, Marcelo Nozinho e Artur Legal".

Vale conferir o link

http://www.oim.tmunicipal.org.br/abre_documento.cfm?arquivo=_repositorio/_oim/_documentos/46C092B8-D11C-840E-ABF9634F50897C6313022013110541.pdf&i=2273

Leiam o link

http://entrelinhasbyluhcianamesquita.blogspot.com.br/2013/04/dou-18042013.html

20.4.13

Utilidade pública

http://odia.ig.com.br/portal/economia/inss-agenda-servi%C3%A7os-na-baixada-1.574013

É...

Soube que no próximo dia 25 o PR promoverá uma reunião na UNIG. Dizem que nesta ocasião um político conhecido deve ser apresentado como novo membro da legenda. Vamos aguardar para ver!

Ps. do Almeida: Olhem o link abaixo:

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2014/do-dem-para-o-pr/

Festa


 O município de Nova Iguaçu já está preparado para a tradicional festa de São Jorge, que este ano completa a 55ª edição. As comemorações acontecem de 17 a 19 de abril com programação exclusivamente religiosa e do dia 20 a 23 com festejos populares, que contarão com a participação de 18 bandas locais e um DJ animando a festa do Santo Guerreiro.
A festa, que é a segunda maior em honra a São Jorge do estado do Rio de Janeiro, modificará o trânsito da cidade. A partir das 23h de sexta-feira (19), a Rua Humberto Gentil Baroni ficará interditada nos trechos entre as ruas Paulo Froes Machado e Floresta Miranda. A Rua Getúlio Vargas também ficará fechada para o trânsito de veículos no trecho entre a Rua Coronel Bernardino de Melo. A Travessa França Soares também estará interditada em toda a sua extensão. Os motoristas podem transitar pela Rua Coronel Francisco Soares, com ruas Paulo Froes Machado e Bernardino de Melo. No sentido contrário, o trânsito ficará liberado pela Rua Humberto Gentil Baroni, entre as ruas Floresta Miranda, Bernardino de Melo, Sebastião Herculano de Matos e Coronel Alfredo Soares.
Missas, celebrações, procissão, até momentos culturais, marcam a programação dos festejos em 2013. Os devotos poderão saborear comidas típicas de várias regiões e assistir a shows musicaisdas bandas Ordem Terceira, Banda Ego, Maracatu Baque da Mata, Rabicho Só e Evolusamba. Já nos Salões Paroquiais, as atrações culturais serão a apresentação do Coral da UNIG e dos artistas Tatiana Reis e Jorge Canaã, que cantarão músicas da MPB que falam do santo, em uma noite que transportará os participantes até a Capadócia, na Turquia, terra onde nasceu São Jorge.
Outro destaque especial da festa será a participação do Padre Omar Raposo, reitor do Cristo Redentor do Corcovado, e diretor de logística da Jornada Mundial da Juventude. A Secretaria de Ação Cultural está atuando em conjunto com a organização do evento.
A Paróquia de São Jorge e Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Getúlio Vargas, nº 220, no Centro de Nova Iguaçu. Maiores informações através do telefone 2767-0170 ou pelo site www.igrejafatimaejorge.com.br.

Programação:
Tríduo Festivo
Dia 17 - São Jorge e a CF 2013 - “Eis-me aqui, envia-me”
Missa às 19h. Apresentação do Grupo Jovem sobre a história da juventude em nossa paróquia.
Cantina festiva nos Salões Paroquiais.

Dia 18 – Grupo de Oração Sagrada Família
Convidado: Padre Omar Raposo às 19h.
Cantina Festiva nos Salões Paroquiais.

Dia 19 – São Jorge e a JMJ 2013 – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”. Mt 28,19
Missa às 19h.
Cantina Festiva nos Salões Paroquiais.

Festa Social
Dia 20 – Missa às 16h30min
Apresentação do Coral da UNIG com "Especial Juventude" às 18h.
Noite “Salve Jorge!” nos Salões Paroquiais a partir das 19h, com comidas típicas Árabe e Turca e Música ao vivo, com apresentação de Tatiana Reis e Jorge Canaã “Cantando São Jorge!”.

Dia 21 – Missas às 7h, 9h e 19h
Noite Portuguesa nos Salões Paroquiais a partir das 19h.

Dia 22 – Missas às 7h30min e 18h30min
Noite Italiana nos salões paroquiais a partir das 19h.

Dia 23 – Dia do Padroeiro
Missas às: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 12h, 15h, 16h, 19h e 20h.
Procissão: 17h
Angu do Guerreiro: de 11h às 14h
Noite Portuguesa nos Salões Paroquiais a partir das 18h.

19.4.13

Nova lei


Casas noturnas, danceterias, casas de espetáculos e boates de Nova Iguaçu não poderão mais adotar o sistema de comanda para controle do consumo dos clientes. Toda e qualquer despesa terá de ser paga antecipadamente, de acordo com a lei municipal 4.265, de 17 de abril de 2013, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada esta semana pelo prefeito Nelson Bornier no Diário Oficial.
 A nova legislação obriga casas de diversões, como cinemas, teatros, salas de espetáculos, danceterias e boates, além de lojas, bancos, shoppings, restaurantes, hospitais, clínicas médicas, hotéis, motéis, escolas e circos a adotar medidas rigorosas de segurança. O objetivo é evitar tragédias como a que aconteceu em janeiro, na boate Kiss, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, deixando um saldo de 241 mortos e 123 feridos.
         Pela nova lei, casas de diversões e os estabelecimentos comerciais ficam obrigados a orientar seus clientes sobre as ações a serem adotadas em eventual início de acidente, como explosões, incêndio, distúrbios graves e pânico. Para isso, as portas de fuga terão de ser instaladas com abertura exclusivamente para o lado de fora.
         Nos cinemas, teatros e salas de espetáculos, por exemplo, os avisos deverão ser dados verbalmente ou através de filme, no sentido de orientar o público alvo sobre os procedimentos a serem adotados diante de imprevistos, comunicando ainda a quantidade e a localização das portas de saídas.
         A legislação determina ainda que nos estabelecimentos comerciais as normas de segurança serão impressas e afixadas em lugares visíveis, em tamanho e quantidade que permitam às pessoas que ali trabalhem ou circulem temporariamente tomar ciência sobre os procedimentos a serem adotados em situação de emergência.
         As casas noturnas também terão que instalar skprinklers e usar locutores para orientar os clientes sobre a maneira mais rápida e segura de abandonar o local. Nos hotéis e motéis, normas e procedimentos de segurança terão que ser impressos e afixados atrás das portas de entrada dos quartos, dos banheiros e próximo aos elevadores.
         A nova medida depende ainda da regulamentação do Poder Executivo, que vai estipular, em 60 dias, o prazo de adequação às regras de segurança para os estabelecimentos comerciais do município. O descumprimento da lei acarretará aos responsáveis pelas casas de diversão e pelos estabelecimentos comerciais penalidades de multa e cassação do Alvará de Funcionamento, no caso de reincidência

Para refletir

Uma coisa tem me chamado a atenção. É que logo nas primeiras horas da noite, ocasião em que o comércio  nas principais ruas do Centro começa a se preparar para fechar as portas, o que se vê é lixo espalhado em pleno Centro de Nova Iguaçu. Não quero dizer que seja o comércio o principal responsável. Fato é que as sacolas de lixo ficam por um bom período nas ruas e os contribuintes que trabalham fora da cidade e passam pelo Centro se deparam com elas. Confesso não saber se há um acordo entre a Emlurb e os representantes classistas do comércio iguaçuano a respeito do horário correto em que o caminhão de coleta irá passar. Sugiro que a Emlurb e os comerciantes entrem em acordo. O fato é que quem chega do trabalho e tem que passar pelo Centro neste horário pensa que não existe coleta de lixo. Fica, aqui, uma sugestão para que as entidades do comércio varejista e a turma da Emlurb entrem em acordo. É apenas uma sugestão!

Pergunta da leitora

"Gostaria de saber se a obra da rua Rosilaine Ramos aqui na Palhada retornara em breve, pois começou e a mais de 15 dias esta parada por falta de material, depois que começou a lama ficou ainda maior" (sic).

Ps. do Almeida: Com a palavra a assessoria de Imprensa.

Esporte e Lazer


A Prefeitura de Nova Iguaçu realiza amanhã (20), no bairro Rancho Novo, a terceira etapa do projeto itinerante Esporte e Lazer Para Todos. O programa, que está percorrendo bairros periféricos da cidade, com equipamentos e várias competições, tem por objetivo descobrir novos talentos para modalidades sub 14 e sub 17 no atletismo, futebol de campo e futsal. Além das oficinas de judô e karatê, haverá ainda rodas de capoeira e o campeonato de embaixadinhas para a criançada.
O secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, disse que espera reunir cerca de 800 a mil crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos na Praça Imperatriz, entre 8h e 14h
A grande novidade do projeto Esporte e Lazer Para Todos é a instalação, momentos antes da competição, da grama sintética, com dimensão de uma quadra oficial de futebol futsal. O equipamento é usados nas regiões que não dispõem de campinhos e quadras esportivas. A prefeitura leva também dois pórticos, de largada e chegada, para provas de 50 metros de velocidade.
“A idéia é criarmos núcleos permanentes para o futuro projeto “Esporte na Praça”, que pretendemos implantar ainda no segundo semestre, depois de analisarmos as vocações esportivas de cada bairro da cidade. O prefeito Bornier quer levar esporte e lazer para o mais perto possível das casas das pessoas”, explicou Adriano Santos. O projeto Esporte e Lazer já passou pelos bairros Jardim Tropical e Valverde. Sábado, dia 27, será a vez de Santa Rita. Já no dia 19 de maio, o programa chega ao bairro do Zumbi.
Morador de Cabuçu, Mateus Lima, 12 anos, é apontado como um dos exemplos de descoberta do esporte itinerante da prefeitura. Ele se notalibilizou, em fevereiro, como campeão das embaixadinhas e do tênis de mesa e velocista vice-campeão dos 50 metros, ao participar do Esporte e Lazer Para Todos, realizado no bairro Valverde.
Na avaliação do secretário Adriano Santos, o esporte e o lazer devem estar à disposição da comunidade, com Políticas públicas para gerir, fomentar, manter, criar espaços e organizá-los na dimensão adequada da cidade. “O direito ao lazer é incondicional a todos, independentemente da classe social, religião, sexo e idade”, afirmou.

MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Fenômeno social cada vez mais emergente em todo o país, a prática do esporte e do lazer também está contagiando milhares de crianças, jovens, adultos e idosos em Nova Iguaçu, nesse espaço de pouco mais de 100 dias de governo do prefeito Nelson Bornier. À base do ‘saúde é o que interessa, o resto não tem pressa’, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer está levando a população a desafiar seus próprios limites, competindo, malhando, dançando e jogando literalmente todas as energias em benefício de uma melhor qualidade de vida.
Desde sua reabertura, em janeiro, a Vila Olímpica da cidade se transformou numa verdadeira academia a céu aberto, totalmente gratuita para cerca de 1.500 pessoas. Elas praticam diariamente, pela manhã, à tarde e à noite, de segunda a sexta-feira, esportes coletivos, como vôlei, atletismo e futebol de campo, masculino e feminino, além de caminhadas e o Aulão de Ginástica, frequentada na sua grande maioria por homens e mulheres da Terceira Idade. Tudo, com orientação de médicos, enfermeiros, técnicos e professores de Educação Física.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, o resgate das atividades esportivas da cidade começou acontecer já no início do ano, com as corridas e caminhadas de Aniversário de Nova Iguaçu e do Circuito Caixa Econômica, que envolveram mais de 5 mil atletas. Ele lembra que quando assumiu o cargo, a Vila Olímpica estava com todas as atividades esportivas totalmente paralisadas.
 “Já iniciamos também a reforma do Ginásio da Vila Olímpica, sem ônus para os cofres da municipalidade. As obras, com prazo de conclusão para os próximos 60 dias, estão sendo viabilizadas com recursos da Companhia Vale do Rio Doce. Com mais este espaço, a gente vai poder dobrar o número de atendimentos na Vila Olímpica, que também vai ganhar novos aparelhos de condicionamento físico, como barras e pranchas para trabalhar a parte muscular”.

RESGATE DO ESPORTE COLETIVO
Segundo ainda Adriano Santos, o próximo passo da Secretaria de Esporte e Lazer será o resgate dos esportes coletivos. Pelo menos 350 jovens estão sendo preparados para disputar os Jogos da Baixada e os Jogos Entre Prefeituras deste ano, nas modalidades sub 14 e sub 17 do atletismo, basquete, vôlei, handebol, futsal, futebol de campo, xadrez e natação. Enquanto o ginásio da Vila Olímpica não fica pronto, eles estão treinando em espaços cedidos pelo Abeu, Sesc, Faetec e IBC, parceiros no projeto da prefeitura.
“A nossa missão é resgatar a força do esporte, sobretudo do basquete, futsal e atletismo, para recolocar Nova Iguaçu no seu devido lugar destaque entre as cidades da Baixada Fluminense. Pode até ser que não sejamos campeões este ano, mas a nossa meta é recolocar o município no alto do pódio, já a partir do ano que vem”, prevê o secretário