3.10.11

PCdoB de Caxias troca candidato

Por Claudia Maria

Recebi as informações de amigos de Caxias e repasso. Olha o PCdoB de novo.

A campanha eleitoral em Duque de Caxias, que só começará oficialmente no ano que vem, ganha novos ingredientes. Depois do entra e sai nos Partidos - Zito troca o PSDB pelo PP, Dica o PMDC pelo PSD e Mazinho o PSDB pelo PDT - esta semana uma notícia curiosa foi publicada com exclusividade pelo tradicional semanário O Municipal. A matéria dá conta que o PCdoB, que foi reorganizado no município em 2007, em uma reunião fechada de sua Executiva, decidiu afastar da futura disputa o empresário Antonio Borges, do ramo de panificação na cidade e que já foi dirigente da Firjan Baixada e Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade em 2009.
Mas a notícia não parou por aí. Ela informa, ainda, baseada em informações de “fonte qualificada”, que já haveria um nome para substituir Borges: o do jornalista Carlos de Sá Bezerra, atual presidente da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), fundador da Associação de Imprensa da Baixada (AIB) e da Revista Caxias Magazine.
A notícia está dando o que falar. Pelo que apuramos, esta seria a primeira candidatura de um jornalista ao cargo máximo do Executivo em Duque de Caxias. Tenório Cavalcanti, antigo proprietário da “Luta Democrática”, nunca disputou o cargo, preferindo arriscar o governo do Estado. O cargo mais alto ocupado por um jornalista no município foi o de vice-prefeito, exercido por Ruyter Poubel, então proprietário da “Folha da Cidade”, nos anos 60, eleito na chapa que tinha na cabeça o médico Moacyr do Carmo.
Abaixo, a matéria de O Municipal na íntegra:

“PCdoB decide retirar nome de
pré-candidato à Prefeitura de Caxias”

Reviravolta nos bastidores da sucessão municipal de Duque de Caxias. O empresário Antonio Borges não é mais o nome indicado como pré-candidato do Partido à prefeitura em 2012. Segundo informações de fonte qualificada, a decisão foi tomada durante reunião da Comissão Executiva realizada segunda-feira, dia 26, e da qual o empresário não participou. A reportagem não conseguiu contato com a direção do Partido para falar sobre o assunto. Segundo a fonte, o Partido, porém, decidiu manter uma candidatura própria. O nome cogitado para substituí-lo é o do jornalista e escritor Carlos de Sá Bezerra.
Antonio Borges, que é empresário do ramo de panificação e fundador do Movimento Popular Pensar Caxias, ingressou no Partido há pouco mais de três meses, depois de passar quase 20 anos no PDT. Sua atuação, porém, não corresponde ao perfil do PCdoB, segundo a mesma fonte. Falta também disciplina, alega a cúpula partidária. “A eleição será acirrada, temos princípios estabelecidos e precisamos de um nome que atenda aos interesses da população”, comentou a fonte. Na juventude, militou na União Caxiense de Estudantes-UCE. Foi Delegado da Firjan/Baixada e ocupou por seis meses, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em 2009.
Já Carlos de Sá Bezerra, 85 anos, ingressou no PC do B em 1945 e militou no período da clandestinidade, entre 1948 e 1979. Foi preso várias vezes, permanecendo por 86 dias no presídio Frei Caneca, em 1952, quando tinha 26 anos. Retornou ao quadros do Partido em 2007. Jornalista atuante, é fundador da Revista Caxias-Magazine - atual Rio Magazine - tendo participado da fundação da Associação de Imprensa da Baixada (AIB) e da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada-ACIEF.

(Publicada no jornal O Municipal, de Duque de Caxias, edição nº 9202, de 29 de setembro de 20

Nenhum comentário: