25.10.11

“O CAVALO DE TRÓIA”

Por Carlos Gilberto Triel

O presidente da Câmara de Nova Laranja, o mui digno Hernandes y Fernandes, gastou quase todo o conteúdo do seu saquinho de jujubas, para que o abençoado vereador Tangerina não embarcasse nos ânimos exaltados dos colegas Gordo Pedra e Malvadinha Das Freiras.

Hernandes y Fernandes, ponderado:

- Não entendo, como pode dois aliados se estranharem!?

Malvadinha, filtrando os valores:

- Na verdade, se tivéssemos uma imprensa do nível da Revista Veja, nada disso aconteceria.

Gordo Pedra, irreverente:

- Estaríamos todos em cana.

Malvadinha, sorriso lacônico:

- Jamais! Na verdade, até sacristão sabe que minha vida é um livro aberto e, disso me orgulho.

Vereador Tangerina, levantou as mãos aos céus:

- Eu digo o mesmo, só quem pode me julgar é Deus, o senhor meu pai, e o meu irmãozinho Jesus.

Gordo Pedra, não podia perder essa:

- Irmão de Jesus!? Você é mais velho do que eu pensava.

Vereador Tangerina, dando pulinhos, dedo em riste:

- Blasfemo! Blasfemo! Não admito insinuações jurássicas a minha pessoa. Eu ainda nem fiz 40 anos!

Vereador Baby Portela, tirando onda:

- Nunca paguei jornalista, e estou sempre bem na fita.

Gordo Pedra, e o óbvio:

- Vai nessa, ô mão de vaca!?

Malvadinha, e a sua triste sina política:

- Na verdade, só conheci picaretas mortos de fome! A imprensa marrom que inventa coisas do meu afilhado.

Baby Portela, direto e franco:

- Foi você quem inventou o Batatinha. O pavão está se achando, pisa na bola, e quer que as vitimas se dêem ao trabalho de ir na Secretaria de Tortura falar com ele.

Malvadinha, cerrando os dentes:

- Na verdade, nem a prefeita tem força para tirá-lo de lá.

Baby Portela, a lucidez:

- Os prefeitáveis querem mais que esse Cavalo de Tróia permaneça junto da prefeita até o dia das eleições.

Gordo Pedra, confuso:

- Não estou entendendo bosta nenhuma, Batatinha foi promovido a Cavalo e ninguém me conta nada?

Baby Portela, explicando pacientemente ao Gordo:

- Gordo, Cavalo de Tróia é a batata quente que a Malvadinha deu ao governo e está prejudicando a popularidade da prefeita.

Gordo Pedra, sensibilidade a toda prova:

- Prejudicar como, se ela não tem nenhuma!?

Baby Portelinha, surpreso com a evidência:

- Gordo, tem horas que você me surpreende.

Malvadinha, opinião pessoal:

- Na verdade, vocês estão redondamente enganados, o trabalho do Batatinha renderá muitos votos para a prefeita.

Gordo Pedra, irônico:

- Só se for votos de pesar! Votos de volta pra casa já!

Malvadinha, imitando um colega:

- Sou Batatinha! Sou Brasil!

Pagodeiro Gaguinho, um intruso no ninho:

- A mentira repetida vira verdade na boca do partido PC do Collor. O nosso ministro honesto dos esportes e a minha igreja combatem os encostos. E os jovens viciados venham à Câmara e possam tirar seus documentos e...

Malvadinha histérica:

-Pára! Pára! Pelo amor de Deus, pára de falar! Que sujeito chato! Não fala coisa com coisa. Volta pro seu pagode, ô mala!

Gaguinho, sentiu o mico e começou a cantar:

- ♪ Tá afim de sambar já pode chegar

que o samba da gente já vai começar

♫ E quem não tá fazendo nada (pode chegar),

tá de conversa fiada (pode chegar)

♪ E se tiver envergonhada (pode chegar),


Gordo Pedra, nenhuma paciência com o Gaguinho:

- Se essa praga for prefeito, largo de vez a política, me embrenho na mata e sigo a profissão do meu pai.

Vereador Tangerina, não aprende:

- Qual era a profissão do seu pai, irmão Gordo?

Gordo Pedra, sorrisinho sem vergonha:

- Vocês ouviram né? Depois ele reclama...

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

O texto acima é criação livre e de ficção. Toda e qualquer semelhança dos personagens com pessoas, fatos ou acontecimentos terá sido mera coincidência

Nenhum comentário: