17.10.11

Deu na Veja e no Fantástico‏

Por Emplumadinho

Quando vi na Revista Veja as acusações contra o ministro dos esportes, Orlando Silva, achei leviandade da revista divulgar acusações graves contra um ministro da República baseada apenas nos relatos de um responsável por ONG que não conseguiu comprovar a utilização dos recursos federais e de um dos seus funcionários. Apesar da riqueza de detalhes nos dois relatos, caberia, a partir destes detalhes, uma investigação por parte da revista antes de publicar o que publicou.

Agora, quando vi a reportagem do Fantástico no domingo, com riqueza de detalhes, farta documentação, entrevistas em que os acusados se contradisseram e, mais do que isso, uma forma de ação que bate exatamente com o relatado na Veja, fiquei realmente com a pulga atrás da orelha.

Para quem não viu, a ONG de uma vereadora do PCdoB (mesmo partido do ministro) de Jaguariúna, SP, recebeu quase 30 milhões de reais do Ministério dos Esportes e, entre outras irregularidades, gastou quase a metade com a empresa de um seu assessor e com outra cujos pais do dono fizeram parte da ONG da vereadora. Vale a pena ver a reportagem. É só copiar o link abaixo, colar na barra de endereços do navegador e teclar ENTER.

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1676104-15605,00-ONG+DE+EXATLETA+E+SUSPEITA+DE+DESVIAR+VERBA+DO+MINISTERIO+DO+ESPORTE.html

Aliás, até o próprio ministro Orlando Silva, ouvido pela reportagem, admitiu falha na fiscalização do uso do dinheiro. Isto por si só já é gravíssimo , afinal, R$ 750 mihões já foram repassados para governos municipais, estaduais e ONGs. O Ministério dos Esportes, inclusive, já disse que os contratos com as ONGs não serão renovados.

O que cabe agora é uma intensa investigação por parte do ministério público federal, para que se apure quem foram os beneficiados por estes R$ 750 milhões, quais os critérios de distribuição deste dinheiro, se a prestação de contas está correta e se houve algum tipo de esquema de desvio de dinheiro para partidos políticos.

Pra começo de conversa, é bom lembrar o seguinte: nenhum parlamentar pode ser responsável por ONG que receba recursos públicos. Apenas isto já é motivo suficiente para cassação de seu mandato.

Outra coisa: ladrão pode existir em qualquer governo, empresa ou partido político. O que não pode é deixar de investigar baseado apenas na "teoria da conspiração". E, ao final da investigação, se nada for comprovado, estará emitido um belo atestado de boa conduta.

Tem gente boa dizendo que "estão de olho no ministério do PCdoB", "querem atrapalhar as candidaturas do partido", "isto é coisa do PSDB".

Pode até ser, mas, se não há motivo para preocupação, que se deixe ao menos investigar. Quem sabe ao final os conspiradores não estarão todos com cara de b%&da ?

Só não pode dizer que a Revista Veja e a Rede Globo se uniram para destruir a candidatura do Vaguinho (ou Waguinho ? - cada vez vejo uma grafia diferente) a prefeito de Nova Iguaçu.

Um comentário:

andressa eliane disse...

Quando vi a chamada da matéria pensei logo em vcs...
É, as coisas estão estranhas pro lado do PC do B...será perseguição ou imcompetência mesmo?!?!?!