21.10.11

“BATATAS E BATATADAS”

Por Carlos Gilberto Triel

O presidente da Câmara de Nova Laranja, Hernandes y Fernandes, meio ressabiado com o vereador Tangerina, pidão das suas guloseimas, escondeu seu saquinho de jujuba na meia do sapato e, abriu a sessão plenária:

- Senhoras e Senhores Vereadores, passo a palavra ao nobre vereador Magriço Kid para uma denúncia importantíssima.

Magriço Kid, um defensor dos fracos e oprimidos:

- Senhor presidente, nossos agricultores estão sendo expulsos de suas terras em razão do Arco Rodoviário, e apesar de colherem as batatas da terra...

Vereadora Malvadinha Das Freiras, achou que era com ela:

- Na verdade, os incomodados que se mudem, assim como fez o vereador Magriço.

Magriço Kid, sem passar recibo:

- Professora, certo tipo de tubérculo de tão indigesto, é bom manter distancia, provoca ânsia e engorda. Pretendo manter minha elegância.

Vereadora Malvadinha, picardia a toda prova:

- Na verdade, o senhor está com medo de engordar, vereador?

Magriço Kid, sacou mais rápido:

-Não corro esse perigo, meu receio é passar pelo constrangimento de ter de vomitar.

Vereadora Malvadinha, sentiu o golpe, mas disfarçou:

- Na verdade, a imprensa marrom não me suporta porque sou bem relacionada com a elite do poder.

Vereador Gordo Pedra, sempre ouviu falar de Imprensa Marrom, mas nunca entendeu direito:

- Data Vênia, nobre colega, por favor me explique o que tem a ver a sambista Alcione com a imprensa?

Vereadora Malvadinha, não gostou da dúvida atroz do Gordo:

- Na verdade, Gordo, gozação tem hora.

Vereador Gordo Pedra, simples e sincero:

- Não é gozação. Nunca entendi o que a Marrom tem com esses cornos dos jornalistas que puseram na imprensa o nome dela.

Vereadora Malvadinha preferiu ignorar e seguiu com a palavra:

- Na verdade, querem pegar o meu afilhado Batatinha, para bode expiatório.

Vereador Gordo Pedra, um homem de opinião:

- Êpa! Alguma coisa o Batatinha andou espiando pra ser chamado de bode espiatório. Será que ele é tarado?

Vereadora Malvadinha, arrogantemente impaciente:

- Meu Deus, Gordo! Cala essa boca!

Vereador Gordo Pedra, debochado e atrevido:

- Cala boca já morreu, quem manda na minha boca sou eu, quem manda na sua...

Vereadora Malvadinha levantou a voz, quase gritando:

- Na verdade, não ouse completar o ditado senão eu lhe processo por falta de decoro.

Vereador Gordo Pedra, na ponta da língua:

- É contigo mesmo. Eu botei meu garrancho em todas as suas paradinhas estranhas, não assino mais bosta nenhuma.

Hernandes y Fernandes, tentando esfriar os ânimos:

- Na verdade...Ih, essa coisa pega! Gordo, a professora está falando uma coisa e você está entendendo outra. Não é nada pessoal.

Vereador Gordo Pedra, cuspindo sapos e maribondos:

- Essa papa-hóstia só faltou me chamar de burro.

Vereadora Malvadinha perde o aliado, mas não a pose:

- Na verdade, Gordo, eu jamais ofenderia o burro.

Vereador Tangerina, achou por bem intervir e mudar de assunto:

- Irmão Gordo, você está nervoso, descontraia, respire fundo, levante os braços, abra as pernas...

Vereador Gordo Pedra, tirando sarro do colega:

- Abrir as pernas o cacete, eu sou lá velho como você pra andar de perna aberta!?

Vereador Tangerina, não gostou:

- Não admito! Não admito que você atribua a minha pessoa um patamar geriátrico que não alcancei. Eu ainda nem fiz 45 anos!

Hernandes y Fernandes, sentiu que precisava agir, pegou o seu precioso saquinho de jujuba e:

- Tangerina, cabra bom e abençoado, toma aqui, coma um pouquinho das minhas jujubas e vamos esquecer tudo isso...E você, Gordo, pelo amor de Deus, fica quieto, cala essa boca!

Gordo Pedra, cínico, gozador:

- Só se você me der também um saquinho, mas de batata...E frito.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

O texto acima é obra de ficção. Toda e qualquer semelhança dos personagens com pessoas, fatos ou acontecimentos terá sido mera coincidência

2 comentários:

Juninho da Posse disse...

Adorei, essa mera coincidência!!!!!

Rede Ambiente TV disse...

Seria de provocante cinismo ou cara de pau, se não estivéssemos falando dos pseudos representantes do povo Iguaçuano, onde estes possuem péssimo caráter, e nenhuma responsabilidade com a população de Nova Iguaçu.
Estão simplesmente preocupados em ganhar muito dinheiro as custas do contribuinte e se perpetuarem no poder, negociando a força de seus mandatos com o executivo que não fica atrás em corrupção e mau-caratismo.
Eternos e pequeninos vereadores de Nova Iguaçu, que só conseguem alcançar novos degraus em suas carreiras legislativas na aba de outros, como foi o caso dos dois últimos vereadores que chegaram ao legislativo Estadual.
Quando ocupam espaços nas pastas do executivo municipal, saem cheios de inquéritos nas costas; como foi o caso da vereadora Marli Silva.
Quando estes estão no legislativo, falam em leis, legalidade e transparência. Quando estão no executivo, esquecem-se das mesmas, cometendo todos os tipos de marginalidades e criminalidades para com a trato nas questões públicas.
O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em corrupção. Com a ajuda dos senhores representes do povo iguaçuano, chegaremos em breve ao 1º lugar.

Saudações socioambientais

Gilvoneick de Souza José - DAMGEMT / Rede Ambiente TV / APEDEMA RJ / SINTIERJ