11.10.11

“SEM VONTADE DE GOVERNAR”

Por Carlos Gilberto Triel

Com a morte de Steve Jobs, algumas frases de efeito atribuídas a ele começam a se conceituar como geniais. Senão vejamos: “A morte é provavelmente a melhor invenção da vida. É o agente de mudança. Tira o velho do caminho para dar lugar para o novo”.

Que perigo! Já pensou, com tanto maluco por aí, um xiita da vida decida acelerar o processo de mudança e saia a exterminar velhinhos que não largam o poder? O Steve Jobs, assim como outros de sua geração, foi muito bom, e só. A causalidade não é o velho pelo novo.

O senso comum reconhece que ninguém se sente suficientemente velho, e a insistência com o que já acabou se dá com todos nós. A vontade que é a principal agente de mudança, nascer e morrer depende dessa vontade.

A causalidade passa por essa razão. Em nossa aldeia, nesses dois anos, cobrei do prefeito consorte a “vontade” para a Saúde.

Talvez, pela idade, maduro, experiente, dentre as cidades do Brasil, seria a eminência parda com mais condições de negociar, politizar, os diabos, e ter-se um Sistema de referência.

Mas qual o quê, destituído daquele ínfimo momento autocrítico, em vez de otimizar os serviços sociais, limitou-se a propagar, através da prefeita oficial, a vinda de um trem suspenso que antes de sua construção já se mostrou descarrilado e desgovernado.

Se o estilo é o homem, submeteu-se aos caprichos de vereadores e auxiliares com nomeações medíocres. Fugiu do confronto e, entre fungos e ácaros de salas frias, não teve pulso nem para consertar a deselegância feita por um subalterno, ao historiador Nei Alberto.

Nova Iguaçu necessita de outro tipo de prefeito. Esse jeito de governar do casal Gama se esgotou e perdeu a posse do tempo presente. Não existiu para a cidade sobre a qual se apóia, porque não teve outra vontade que não fosse a sobrevida ao poder.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a Oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:50hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Nenhum comentário: