30.6.11

Babado forte

Por Claudia Maria

A prefeita Sheila Gama tem fiscalizado alguns secretários de perto. Em algumas secretarias ela pede relatório diário. Tem gente bufando mas, pelo jeito, a prefeita não vai parar por ai.

Por falar em título...

Por Claudia Maria

Mais uma vez não poderia deixar de destacar a elegância e competência do amigo (me orgulho muito de ser amiga dele) Alberto Aquino. Ele foi o apresentador da festa e nos honrou com seu charme, mais uma vez. Alías, a festa estava cheia de coleguinhas da Imprensa. É sempre bom rever essa turma animada e competente, grande noite!

Título de cidadania

Por Claudia Maria

Ontem, foi a entrega do título de cidadão iguaçuano na RioSampa. Entre os homenageados estava o amigo jornalista, Marlon Brum. O título foi dado ao Marlon pelo vereador Thiago Portela. A reação do jornalista foi imediata: "vou colocar ao lado do prêmio Esso que ganhei. Tenho muito orgulho de ter começado a carreira aqui e agora de carregar esse título que é muito importante para mim. Já me sentia iguaçuano e agora sou de fato".

Erro meu

Por Emplumadinho

No post "ameaça de morte", o ameaçado foi o deputado Waguinho. Altineu Cortes, assim como Rosângela Gomes, foram dois dos deputados a testemunhar o fato.

Ameaça de morte

Por Emplumadinho

Ontem, em uma solenidade para discutir o licenciamento do aterro sanitário de Belford Roxo, o prefeito Alceides Rolim ameaçou de morte o deputado Altineu Cortes. Testemunharam o fato, entre outros, os deputados Waguinho e Lucinha.

Caso a ameaça seja concretizada, não seria de hoje, e não apenas em Belford Roxo, que o lucrativo negócio do lixo causaria mortes.

Finalmente !

Por Emplumadinho

Foram aprovados, na mesma sessão de terça feira na ALERJ, os projetos do deputado Luiz Martins, para concessão da Medalha Tiradentes à prefeita Sheila Gama, e do deputado Waguinho, o Rei das Homenagens, que concedeu o Diploma Dilma Roussef à presidente Dilma Roussef.

Aliás...

Por Emplumadinho

Como lembrou a deputada Clarissa Garotinho, o governador, para ausentar-se do Estado, OBRIGATORIAMENTE deve comunicar antes a ALERJ, o que não foi feito por ocasião do fatídico fim de semana.

Será que foi a primeira vez ?!?

Uma no cravo, outra na ferradura

Por Emplumadinho

Ainda sobre o Eike "marrentinho gaúcho" Batista, o deputado Marcelo Freixo pesquisou, pesquisou, fez as contas e descobriu que os 750 mil reais doados pelo empresário à campanha de Sérgio Cabral correspondem, "coincidentemente", a 1% (redondinho) dos 75 milhões de reais que suas empresas receberam de isenção fiscal do governo... Sergio Cabral.

Sei não, mas acho que mais "coincidências" vão surgir.

Vão começar as explicações

Por Emplumadinho

Eu já havia dito aqui que o governador Sergio Cabral teria que se explicar em relação às relações promíscuas que mantém com empresários. Ele já começou hoje, na rádio CBN, informando inclusive que vai criar um código de ética para o poder público.

Mas é lógico que o marrento do Eike Batista, o senhor "o dinheiro é meu, eu dou pra quem quiser, o avião é meu, empresto pra quem quiser", não poderia escapar. O deputado Paulo Ramos conseguiu aprovar a convocação do moço para que se explique em relação a um de seus projetos, o do Porto de Itaguaí, em que secretários deste município teriam comprado terrenos por 15 mil reais e os vendido a Eike por 10 milhões de reais, o que Paulo Ramos considerou pagamento disfarçado de propina.

Outra coisa; ainda segundo Paulo Ramos, o dinheiro é do Eike, mas ele tem que dizer de onde veio, porque o seu pai, Eliezer Batista, sendo presidente da Vale do Rio Doce quando ainda era estatal, tinha acesso a informações estratégicas e privilegiadas justamente na época em que, "coincidentemente", a familia Batista começou a enriquecer.

Pelo menos deu uma dentro...

Por Emplumadinho

O deputado Waguinho é o rei das homenagens na ALERJ: já protocolou até pedido de Medalha Tiradentes para o ex-presidente Lula. Aliás, a Medalha Leonel Brizola que ele queria conceder ao Jorge Picciani foi simplesmente recusada pelo homenageado.

Mas ao menos uma homenagem do Waguinho considero justa: a concessão do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho ao Valcir Almeida. Infelizmente, ele não poderá recebê-lo pessoalmente, mas com certeza onde estiver ficará feliz com mais este prêmio.

Vale lembrar que no ano passado, quem ganhou este prêmio foi nosso amigo Gabriel Barbosa, da Rádio Tropical.

Luta contra hanseníase

Camaradas, amigos, simpatizantes, militantes... Enfim, esta luta é de todos. APÓIEM!!!!
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil há 39 mil casos de hanseníase. Para tratar sobre esta questão, acontecerá na próxima quinta-feira (30/6), às 10 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, audiência pública sobre os direitos dos hansenianos e de seus familiares. A iniciativa é da deputada Enfermeira Rejane, membro da Comissão de Saúde, em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan. A Alerj fica na Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça Quinze, no Centro.

Mas que pessoal enroladinho...

Por Emplumadinho

Mas que governo enrolado este de Nova Iguaçu. Está publicado no diário oficial de hoje o Plano Diretor Participativo da cidade, que estabelece as diretrizes para o seu crescimento e desenvolvimento nos próximos dez anos. Este plano começou a tramitar na Câmara em 2008, a partir de um projeto do governo municipal.

A Câmara criou uma comissão especial para analisá-lo, contratou assessoria especializada, realizou várias (se não me engano oito) audiências públicas em que todos os segmentos representativos da sociedade tiveram oportunidade de se expressar, e depois de amplos e variados debates foram feitas 32 emendas ao projeto. Friso que são emendas da sociedade, não apenas dos vereadores.

Foi um trabalho monstruoso, porque a comissão de vereadores, os técnicos e a sociedade revisaram cada inciso de cada parágrafo de cada um dos 196 artigos do projeto original do governo.

Depois de tudo isso, era de se esperar que o resultado final correspondesse aos anseios da sociedade, até por ter sido submetido à avaliação de todos os seus segmentos representativos. Com certeza, o Plano aprovado pelos vereadores tem muito mais representatividade do que o projeto inicial do governo, feito a apenas duas mãos.

E o que fez Sheila Gama ? Vetou 45 dispositivos do novo Plano Diretor.

Quando fui conferir os vetos, a maior surpresa: foram vetada apenas DUAS emendas da Câmara de Vereadores, e aprovadas as outras TRINTA.

Isto significa, amigos, que os outros 43 VETOS ao Plano Diretor foram justamente no projeto inicial... DA PRÓPRIA PREFEITURA !

Em tempo: as propostas da câmara que a prefeita vetou são a que garante transporte coletivo em todos os horários, inclusive no noturno, com a freqüência não inferior a uma hora, e o estímulo à implantação de postos de atendimento de correios, lotéricas e agências bancárias populares, inclusive concedendo espaços públicos

Mais professores

Por Emplumadinho

Ontem a câmara de Nova Iguaçu aprovou a contratação temporária, por seis meses, de 200 professores nível I e 200 professores nível II, para contratação imediata através de "processo seletivo simplificado", ou seja, indicação, inscrição, contratação.

28.6.11

Ai, ai...

Por Claudia Maria

A Prefeitura e Nova Iguaçu sempre foi um lugar de "fantasmas". Prova disso é o relatório do TCE de 2009 dando conta de que, no governo Lindberg Farias, existiam pelo menos 800 pessoas lotadas no gabinete do prefeito que os técnicos não conseguiram encontrar. Pois bem, agora tem gente querendo nomear parentes. Alguns sobrinhos já estão sendo cogitados. O pior é que quem trabalha mesmo está sendo demitido para dar lugar aos parentes. Dizem que o poderoso coronel Marcelo já andou até dando bronca em pessoas que queriam "atropelá-lo" no processo. Estamos de olho.

Assim não dá, dona Sheila!

Por Claudia Maria

Já postei várias reclamações aqui sobre o posto de saúde do bairro Ouro Fino e a secretaria de Saúde deu a mínima. Pois bem, a coisa está ficando pior dia a dia. Como se não bastasse o posto ficar sob a responsabilidade de um vereador, a mulher dele (conhecida como Tica), é quem manda na unidade. A última da senhora foi colocar todo o atendimento ambulatorial no segundo andar. Com isso, idosos, portadores de necessidades especiais e todos os que têm dificuldades para subir escadas, ficam prejudicados. Será que não tem ninguém com o mínimo de discernimento na secretaria de Saúde para evitar casos como esse? Qual é o grande poder desse vereador e dessa senhora que se sobrepõe às necessidades da população?

“VALCIR ALMEIDA”




Por Carlos Gilberto Triel

Lembro-me de um conto de Nelson Rodrigues em que a certa altura dum velório e, na intenção de acalmar a viúva, que chorava copiosamente a morte do amado, alguém lhe trouxera um copo d’água, e a dona ainda teve o senso prático de perguntar se era filtrada.

Por essa e outras, me permito divagar nos desdobramentos pós-morte, o quanto é dinâmico, pessoas se reencontram, acordos são feitos, reuniões marcadas e, se a finalidade da oração é recomendar a alma: que se pondere com os rótulos. Pois, o vai com Deus já está de bom tamanho.

Ao se entrar na existência o homem não tem a menor idéia do que acontece ao seu redor. Muito menos ao sair. Nesse entretempo, os funerais não passam de reunião social para muitos. Mas quando a dor da perda do ente querido invade o corpo e alma, dissipa a ilusão de quem morre são os outros.

Conheci Valcir Almeida no início dos anos 80, numa sala de espera do Banerj. Trazia consigo dezenas de exemplares do jornal, e por maior que fosse o chá de cadeira, não perdia o sorriso, pela certeza de que não existe ninguém nesse mundo sem paixão e sem fome. E o seu Hoje estava às ordens.

O pensamento cartesiano nos remete a expressão de que Deus é a natureza. A questão é que a natureza ao decidir arrumar a casa, está sempre prestes a abandonar quem quer que seja, sem a menor misericórdia. Talvez por isso, volta e meia, ele beijava a santinha pendurada em seu pescoço.

Obstinado pelo seu negócio, foi um homem a imagem do seu tempo. Nem mais nem menos, diria quase na medida certa. A impressão que se tinha é que já acordava rindo, e assim como a sombra que segue o corpo, nem na quietude mais profunda lhe era possível esconder o seu próprio sorriso.

Em 1984, munido com a tiragem excepcional de um suplemento publicitário em favor do candidato do PDT, invadiu Duque de Caxias e encarou a máquina do interventor federal Hidekel de Freitas, e elegeu Juberlan de Oliveira prefeito da cidade.

Dois anos depois, na convenção do PDT, mais sorridente do que nunca e, confiante que estava no coração dos seus pares, se mostrou como concorrente natural ao partido às eleições municipais e, por um tombo a menos, não veio a ser o prefeito de Nova Iguaçu.

Foi preterido pelos convencionais do partido que optaram pela embalagem de um forasteiro brizolista de última hora, sem darem conta do que vinha dentro. Gentil e educado com seus desafetos, sempre esteve pronto a recomeçar a qualquer tempo e em qualquer hora, pena que alguns não entenderam.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Sobre Loniten - de um leitor

Eu tenho um amigo renal cronico, que depende desse medicamento. Estou conseguindo importar dos EUA, mas quando acaba, ele fica internado para conseguir controle da pressão
Por Docboy em Falta de medicamento em 25/06/11

27.6.11

Homenagem à Valcir de Almeida pelo jornalista Josué Cardoso

Valcir Almeida era um homem simples e determinado. Pude conhecê-lo de perto no final da década de 70. Levado por Wilson Reis, fui trabalhar no “Jornal de Hoje” por volta de 1979. Ali, na redação da Rua Kennedy, no bairro Jacqueline, tive a oportunidade de conhecer e conviver com profissionais conceituados como Raul Azedo, João Ramos, Adalberto Cantalice, Roberto Wilson, Maurício Ranieri, Manoel Franco e George Roberto, e “crias” da casa como João Antonio Barros, Élida Vaz, Ivan de Oliveira, os paginadores Tinho e Alciney, e o repórter-fotográfico Tadeu.Oliveira (acho que era esse o sobrenome). entre outros. Um time que fazia um jornal bacana, mesmo em condições adversas. Mais tarde, ao longo de anos seguintes, embora atuando na sucursal do JH em Duque de Caxias, dirigida pelo Wilson Reis, conheci com outros profissionais mais novos, como Ana Cristina Rocha, Graciete Grace, Márcia Vilanova, Nilber Bitencourt, Élcio Braga, Sérgio Ramalho, Claudia Maria, Nádima Bomfim, Ana Carolina, Madalena, Rubiana Peixoto, Alziro Xavier, Claudio Passos, Tigu e muitos outros. Além do material de Caxias, produzíamos também alguns ‘house organs’ e publicações esporádicas que eram rodados na gráfica do JH. Valcir sabia costurar situações para a sobrevivência do JH. Por todos esses anos, posso dizer que em nenhum momento, ele interferia nos textos que eu produzia, embora pudesse discordar de um ou outro aspecto que poderia criar algum embaraço para ele após ser editado. O “Jornal de Hoje” foi, sem dúvida alguma, uma escola prática para incontáveis profissionais. O ambiente era o que poderia se chamar de “família”, embora acontecessem desencontros internos vez ou outra. E Valcir era um bombeiro nato, sabia apagar incêndios e no final ficava tudo bem. Para ele, o jornal estava acima de tudo e tudo fazia para que os exemplares chegassem às bancas todos os dias. Depois fiquei fixo em Duque de Caxias, editando “O Municipal”, o mais antigo semanário em circulação na cidade e que ele havia adquirido do Euricles de Aragão em 1986 e o transformado em diário. Trabalhava também, simultâneamente, como assistente na Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Duqeu de Caxias. Isso me mantinha distante dele, embora nos falássemos vez ou outra, por telefone ou pessoalmente. Só tenho boas recordações de Valcir Almeida. Com toda certeza, ficará na minha lembrança como um empreendedor e um companheiro como poucos que a vida nos apresenta e fica como exemplo. Meus sentimentos à toda sua família e aos atuais funcionários do grupo JH. ----- Josué Cardoso, jornalista, vice-presidente da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada-ACIEF e assessor de imprensa da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias josuejornalista@yahoo.com.br

Homenagem à Valcir de Almeida

Claudia, infelizmente não pude estar presente no sepultamento. Mas vou falar um pouquinho do Valcir e do seu (e nosso também) Jornal de Hoje. ■ Valcir Almeida, um homem simples e determinado. Pude conhecê-lo pessoalmente no final da década de 70. Levado por Wilson Reis, fui trabalhar no “Jornal de Hoje” por volta de 1979. Ali, na redação da Rua Kennedy, no bairro Jacqueline, tive a oportunidade de conhecer e conviver com profissionais conceituados como Raul Azedo, João Ramos, Adalberto Cantalice, Roberto Wilson, Maurício Ranieri, Manoel Franco e George Roberto, e “crias” da casa como João Antonio Barros, Élida Vaz, Ivan de Oliveira, os paginadores Tinho e Alciney, e o repórter-fotográfico Tadeu.Oliveira (acho que era esse o sobrenome). entre outros. Um time que fazia um jornal bacana, mesmo em condições adversas. Mais tarde, ao longo de anos seguintes, embora atuando na sucursal do JH em Duque de Caxias, dirigida pelo Wilson Reis, conheci com outros profissionais mais novos, como Ana Cristina Rocha, Graciete Grace, Márcia Vilanova, Nilber Bitencourt, Élcio Braga, Sérgio Ramalho, Claudia Maria, Nádima Bomfim, Ana Carolina, Madalena, Rubiana Peixoto, Alziro Xavier, Claudio Passos, Tigu e muitos outros. Além do material de Caxias, produzíamos também alguns ‘house organs’ e publicações esporádicas que eram rodados na gráfica do JH. Valcir sabia costurar situações para a sobrevivência do JH. Por todos esses anos, posso dizer que em nenhum momento, ele interferia nos textos que eu produzia, embora pudesse discordar de um ou outro aspecto que poderia criar algum embaraço para ele após ser editado. O “Jornal de Hoje” foi, sem dúvida alguma, uma escola prática para incontáveis profissionais. O ambiente era o que poderia se chamar de “família”, embora acontecessem desencontros internos vez ou outra. E Valcir era um bombeiro nato, sabia apagar incêndios e no final ficava tudo bem. Para ele, o jornal estava acima de tudo e tudo fazia para que os exemplares chegassem às bancas todos os dias. Depois fiquei fixo em Duque de Caxias, editando “O Municipal”, o mais antigo semanário em circulação no município e que ele havia adquirido do Euricles de Aragão em 1986 e o transformado em diário. Simultâneamente, era Assistente da Secretaria de Comunicação da Prefietura de Duque de Caxias. Essas atividades me mantiveram distante dele, embora nos falássemos vez ou outra, por telefone ou pessoalmente, em algum evento. Só tenho boas recordações de Valcir Almeida. Com toda certeza, ficará na minha lembrança como um empreendedor e um companheiro como poucos que a vida nos apresenta e fica como exemplo. Meus sentimentos à toda sua família e aos atuais funcionários do grupo JH. ----- Josué Cardoso, jornalista, vice-presidente da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada-ACIEF e assessor de imprensa da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias josuejornalista@yahoo.com.br

25.6.11

Muito bem, dona Dilcéia!

Por Emplumadinho

A secretária de educação de Nova Iguaçu, Dilcéia Quintela, ouviu a voz da razão e, em uma atitude de bom senso, aumentou o período de recesso da rede municipal de nove para dezesseis dias.

Ta tudo muito bom, mas...

Por Claudia Maria

Está tudo muito bom, Sheila Gama cumpriu sua palavra com os servidores. Agora, só falta modificar o Estatuto. Tenho informações de que o documento está defasado (se estiver errada me corrijam) Agora, para que os salários tenham ganhos reais serão necessários alguns ajustes na lei. Mais uma vez a bola está com o secretário Werneck.

Momento histórico para os servidores

Por Claudia Maria

Mais uma foto dos servidores e do presidente da Câmara quando da aprovação do Plano de Cargos e Salários.

Falecimento

Por Claudia Maria

Essa é a segunda vez que escrevo, em pouco tempo, que um amigo partiu. Hoje foi o enterro de Valcir de Almeida, dono do Jornal de Hoje. Ele foi sepultado no Jardim da Saudade e muitos amigos estiveram por lá. De minha parte, conheci Valcir em 1992, estava começando no jornalista, fiquei dois anos no jornal que me renderam conhecer muito bem a Baixada Fluminense. Por isso fui chamada para o Jornal O Dia onde fiquei por 10 anos.
Assim como eu outros vários profissionais saíram daquela casa onde aprendemos muito de jornalismo e de amizade. Valcir pode não ter agradado a todos na sua trajetória mas tem um mérito que ninguém pode tirar: formou excelentes profissionais. Eu, particularmente, perdi mais um amigo, o jornalismo da Baixada um empresário que fez escola. Adeus meu amigo! Seguem alguns nomes de profissionais que aprenderam o que sabem por lá:

Antonio Barros - Assessoria do Tribunal de Justiça depois de vários anos no Dia.
João Antonio - Prêmio Esso de jornalismo em o Dia, onde continua
Geraldo Perelo - Vários prêmios em O Dia onde está até hoje
Élcio Braga - Vários prêmios em O Dia, onde está até hoje
Marcos Galvão - Mais um premiado em o Dia onde permanece
Marcelo Remigio - Atualmente redator na nacional de O Globo
Cássio Bruno - Hoje na Nacional de o Globo
Sergio Ramalho - Hoje na Polícia de o Globo
Cíntia Papa - Hoje no Extra como colunista e repórter
Marlon Brum - Hoje diretor executivo do Extra
Tinho - Dono de agência de publicidade
Graciete - Sócia do Tinho
Maria José - Dona no Jornal Okei Notícias
Gabriel Barbosa - Locutor da Tropical Solimões e assessor de imprensa da Prefeitura de Nova Iguaçu
Triel - Nosso colunista e locutor na Tropical Solimões
Nádima Bomfim - Atuou muitos anos no Dia e hoje trabalha com cinema e produção
Vanessa Assenof - Hoje assessora de imprensa da Prefeitura de Belford Roxo, atuou muitos anos em O Dia
Sergio Schetino - Tem seu próprio negócio
Claudio Passos - Hoje na Prefeitura de Nova Iguaçu
Zenite Machado - Hoje tem seu próprio jornal
Ana Cristina Rocha - Hoje na assessoria de imprensa de Mesquita, mas também trabalhou em o Dia.
Alvaredo - Hoje atuando em Itaguaí
Paulinha - Hoje na assessoria de imprensa da secretaria de Saúde de Nova Iguaçu
Madalena - Hoje na assessoria de imprensa da secretaria de Educação de Nova Iguaçu
Aline - Hoje na assessoria de imprensa da Prefeitura de Nova Iguaçu
Clébio Luiz - Também na assessoria de imprensa de Nova Iguaçu
Elaine - Hoje fazendo uma revista
David de Castro - Na mesma revista que a Elaine

Esses são alguns nomes que me lembro agora, me desculpem se esqueci alguém. Isso sem falar na atual equipe de bravos que mantém o Jornal de Hoje funcionando.

22.6.11

Nasceu

Por Claudia Maria

Finalmente! Com a presença de 18 vereadores, foi aprovado há poucos minutos o tão esperando Plano de Cargos e Salários. Nesse momento os servidores estão comemorado na Câmara. Os próprios vereadores pediram urgência e por isso não será preciso segunda votação. Parabéns a todos que contribuiram para que isso fosse possível. Logo teremos mais detalhes.

“A BANALIZAÇÃO DO MÉRITO”

Por Carlos Gilberto Triel

Nada contra homenagear empresários, jogadores de futebol, militares, religiosos e artistas. No entanto, o parlamentar, eleito por um viés distinto, e logo na 1ª ação política, se dispõe a massagear o ego de chefes e clientes, evidencia-se que está como pipa voada.

No uso do mandato popular, não é digno sair por aí, coroando com honras oficiais pessoas que nada mais fazem do que cumprir seu trabalho. É a versão mais caricatural de engodo a época do Papa Leão X, de comendas e indulgências para se entrar no céu.

Vá lá que empresário, prefeita, o ministro do PDT e até presidenta de escola de samba mereçam ser laureados com a medalha Tiradentes, mas tudo há sua hora, e a examinar-lhes o sentido razoável do gesto, fora disso é se aproveitar do Legislativo como troca de influências.

No sistema atual o escudo do parlamentar está na dispersão de interesses dos eleitores. Não é à toa, que a maioria dos políticos detesta o voto distrital, porque neste modelo, o compromisso é acordado ainda na campanha, e coitado do malandro que roer a corda.

O individuo que sai a distribuir aleatoriamente diplomas e troféus, do padre ao guarda da esquina; convenhamos que desempenha papel de festeiro. E o que o diferencia em relação à safra de brincalhões que está aí tirando onda de excelência?

Quando se vê vereadores, deputados e senadores, em poses de gente fina, apresentando a torto e a errado, projetos em que se mascaram casuísmos e fisiologismos, conceituam-se que nada se pode fazer. Pode, sim, interpelá-los nas ruas e nos plenários.

E o que temos, hoje, é uma fauna de políticos, que passa toda existência de mandatos a recomendar títulos e monções a patronos e patrões. Paciência, questão de tempo, o povo um dia aprende que não se deve eleger político de estirpe assim tão, tão assim...

De qualquer forma, quem se sente ultrajado em vê que o seu voto serviu para que deputados fizessem da Assembléia do Estado, uma Casa de Festas ou Loja de Conveniências; esse eleitor tem o direito de saber se a coisa pára nisso aí, ou se haverá desdobramentos.

E em escala de grandeza, que o Roberto Medina pense na Baixada nos moldes Rock in Rio, Sheila Gama na mais modesta hipótese diga ao que veio, a do Salgueiro não sei, mas Carlos Lupi, depois dessa distinção não só pode, como deveria fazer jus ao nome de sua pasta.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

Para acabar com a polêmica

Por Claudia Maria

Abaixo a foto onde estão todas as pessoas que acompanharam o processo de levar o Plano de Cargos e Salários para a Câmara ontem.

Comentando "Discordo do Emplumadinho"‏

Por Emplumadinho

Para tirar a dúvida sobre se a PEC vale ou não, basta consultar na Internet a versão mais atualizada da Constituição, e ver que os termos da PEC já fazem parte dela.

Aliás, eu tenho uma Constituição impressa editada neste ano, e ela já vem com as alterações determinadas pela PEC.

Comentando "Discordo do Emplumadinho"‏

Por Emplumadinho

Para tirar a dúvida sobre se a PEC vale ou não, basta consultar na Internet a versão mais atualizada da Constituição, e ver que os termos da PEC já fazem parte dela.

Aliás, eu tenho uma Constituição impressa editada neste ano, e ela já vem com as alterações determinadas pela PEC.

Muito estranho...‏

Por Emplumadinho

Informação aos servidores: a Prefeitura enviou o PCS para a Câmara, mas como não pediu urgência em sua votação ela terá que ser feita em duas sessões. Assim, mesmo que seja votado em primeira discussão hoje, devido ao feriado de amanhã a sua aprovação final ficará para o dia 28, que deve ser a última sessão antes do recesso de julho.

Relembrar é viver: primeiro, a prefeitura enrolou os servidores por mais de seis meses; depois de muita pressão, chegaram atrasados no dia em que resolveram levar o projeto à Câmara; por fim, não solicitam que seja votado em caráter de urgência.

Almeida e Claudia Maria, me socorram: é impressão minha ou o governo parece não estar muito empenhado na aprovação do plano ?

Em tempo: depois da sessão da próxima terça-feira na Câmara, a próxima será em 02 de agosto.

Atenção, prefeita!!!

Em Nova Iguaçu existe uma Lei que obriga os postos de saúde a colocarem o nome de seus funcionários, com dias de plantão e horário, nas entradas destas unidades. Sugiro ao Ministério Público que procure por esta lei, que é de autoria do vereador Fernando Cid e que foi aprovada pela Câmara ainda na gestão de Nelson Bornier. Só assim a população poderá saber quem de fato está trabalhando...

Xiii

O deputado federal Anthony Garotinho encaminha um requerimento ao Departamento de Aviação Civil solicitando informações sobre as viagens feitas pelo governador Sérgio Cabral nos últimos cinco anos. Garotinho quer saber a quem pertence os aviões (ou jatinhos) utilizados por Cabral.

Atenção

Se não houver pressão para a votação do Plano de Cargos e Salários, hoje na Câmara, às 16h, pode ter certeza que a votação será empurrada com a barriga para depois do recesso. Claudinha já fez o alerta!!!

O verdadeiro Sérgio Cabral

Sérgio Cabral sempre foi um homem de gostar de festas. Nada contra. Mas essas festas semp´rem acontecem fora do Rio de Janeiro. Aliás, ele possui até o título de Cidadão Parisiense.

Só podia ser

No Senado, Lindberg Farias votou contra a isenção de impostos para compra de alguns aparelhos e peças de reposição dos próprios que não tenham similares nacionais. Em suma, quer impedir que algumas instituições hospitares adquiram esses aparelhos sem pagar imposto. Parece que o senadorzinho quer que o tratamento então seja feito fora do País.

Discordo do Emplumadinho

Emplumadinho disse que em 2013 serão 29 vereadores em Nova Iguaçu. Bom, é preciso lembrar que o STF considerou a Emenda à Constituição como inconstitucional, isso em razão dela querer efeitos retroativos. Neste caso, como esse efeito retroativo fazia parte da mesma emenda que aumentava o número de vereadores e que foi considerada inconstitucional, por um erro dos deputados toda a emenda à Constituição ficou contaminada. Isso vai dar muito memelê, conforme alertei, no ano que vem...

É hoje

Por Claudia Maria

Mais uma vez reforço a necessidade dos vereadores comparecerem hoje à Câmara para votar o Plano de Cargos e Salários. Ontem, o secretário Werneck e alguns servidores só chegaram no final da sessão. Vale lembrar que o recesso está próximo e não se pode perder tempo.

Correção

Por Claudia Maria

Na nota sobre os agentes coloquei que quem estava lá eram os agentes de saúde, na verdade (sempre confundo) eram os agentes de combate à endemias que estavam acompanhando. Recebi um post do Sindicato e vou colocar nos comentários. Mas, estou acompanhando a história desde o início e reafirmo que os agentes de combate à endemias (agora está certo) sempre estiveram à frente do movimento. Realmente a vitória é de todos mas não posso ignorar os fatos, afinal, esse blog permanece exatamente por isso. Portanto, parabéns a todos, a luta ainda não acabou e, principalmente, parabéns aos agentes de combate a endemias.

Completando o post abaixo‏

Por Emplumadinho

A última paralisação das obras do Porto do Açu foi no mês de abril deste ano, realizada por pequenos agricultores que impediram a entrada dos operários com galhos de árvore e pneus.

A reclamação dos agricultores ? as desapropriações feitas pelo GOVERNO DO ESTADO foram feitas em ritmo acelerado, sem transparência e os valores impostos aos donos das propriedades foram considerados baixos.

Sobre a nota do Eike Batista‏

Por Emplumadinho

Ontem o Eike Batista divulgou uma nota em que informou que as doações que fez ao Sergio Cabral, o empréstimo de aviões e o apoio às UPPs são feitos com dinheiro particular, que não veio de contratos com o poder público.

O que ele não disse na nota é que, mesmo sendo particular, seus empreendimentos precisam de licenças emitidas pelo governo do estado, então, imaginem como não deve tramitar rapidamente e sem empecilhos os processos de licenciamento de seus negócios.

Aliás, nesta semana uma de suas empresas conseguiu licença para implantar um estaleiro no Porto do Açu, em São João da Barra. Neste mesmo estaleiro em que um operário morreu eletrocutado. Neste mesmo estaleiro em que os operários fizeram violentos protestos pelas péssimas condições de trabalho. Neste mesmo estaleiro em que os operários se referem ao posto médico como "veterinária".

Aí, eu pergunto: será que os fiscais do governo são rigorosos em suas ações nas empresas deste tão dileto amigo do governador ?

21.6.11

Bateu na trave

Por Claudia Maria

Os servidores conseguiram finalmente que o Plano de Cargos e Salários fosse protocolado na Câmara. Não deu tempo para votar mas, pelo menos, já está na Casa. A expectativa é de que seja colocado em pauta amanhã. Por isso, os servidores que estiveram hoje com a prefeita pedem que o comparecimento seja em massa amanhã e também fazem um apelo aos vereadores para que compareçam. Eles precisam da presença de, pelo menos, 11. Estamos na torcida.

Plano de cargos

Por Claudia Maria

Nesse momento os agentes de saúde estão no gabinete da prefeita esperando para levar o projeto de Planos e Cargos de Salários para Câmara. Eles esperam que ainda dê tempo de votar hoje. Será?

Atenção para o pedido do leitor!!!

Por favor... sou paciente renal cronico e faço uso do medicamento loniten 10 mg, e o unico medicamento que faz a minha pressão normalizar, ja fiquei internado pela falta dele por favor se alguem souber ou tiver esse medicamento quiser me vender ou doar ficarei muito feliz, pois sou muito necessitado dele meu nome e luiz claudio meu e-mail e luizrobainas@hotmail.com grato

Email do leitor

Boa Tarde Claudia

Quero colocar aqui minhas indignações sobre o que tem acontecido em Nova Iguaçu, e agradeço se puder postar.

Vamos começar pela Saúde, em especial a ATENÇÃO BÁSICA.

Como que essa pasta na saúde nunca evolui, e será porque?
Eu tenho as respostas...o Atual coordenador da Atenção Básica
um tal de Jeferson Abbud, médico especialista em sei lá o q,mas com certeza
não é em Saúde Pública, tem deixado muita gente de queixo caído com que se
anda descobrindo sobre ele...minha cara, o atual coordenador nem aparece por lá...os documentos que devem ser assinados por ele, são levados até o seu consultório por um funcionário de lá. A Atenção Básica fica sob a coordenação de enfermeiros,
onde os mesmos não tem muito autonomia para decidir.

E em uma postagem sua, uma eleitora questiona quem indicou Jeferson abbud para tal cargo...ninguem sabe...mas eu vou contar...o tal do Mauro Terra, que anda escondido nem sei porque.A pessoa que fez a postagem, inclusive disse que foi várias vezes
procura-lo e nunca o encontrou.

Vamos lá juntos procurá-lo??? Até quando pastas importantes irão ser entregues a pessoas como ele, que só interessa quanto vai ganhar...quando vamos abrir o olhos e lutar pelos nossos direitos?

Espero que isso seja visto aqui no seu blog e averiguado para solução do problema, e voltarei para fazer mais comentários sobre Nova Iguaçu, a cidade que está jogada nas mãos de pessoas incompetentes que só pensam em ganhar dinheiro...não vamos
permitir que mais uma vez, pessoas de má índole ganhem dinheiro e saiam do municipio ricos, como aconteceu no governo Lindberg ( o quase pior), pois o atual está tão pior quanto.

grato,

Carlos Alberto Silva
( a voz do povo )

Emblemático‏

Por Emplumadinho

Vi no "Jornal de Hoje" de sábado uma matéria que considero muito significativa: em uma solenidade do Governo do Estado, a presidente do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), o deputado Nelson Bornier e o Secretário de Transportes de Nova Iguaçu, Rholmer Júnior, trocaram elogios mútuos pelo empenho na instalação de um posto do Instituto em Nova Iguaçu.

E olha que a reunião não foi para inauguração, mas apenas para que o secretário e a presidente pudessem agradecer a Bornier pela sua luta em trazer o posto para Nova Iguaçu.

Tem que se explicar, sim !

Por Emplumadinho

Graças a Deus nunca passei por isto, mas imagino que enterrar um filho deva ser a maior dor que alguém possa sentir. Já acompanhei de perto isto com dois amigos e vejo que esta dor, independente do tempo, nunca passa. Imagino como estão os pais das duas crianças mortas na queda do helicóptero que levaria Sérgio Cabral na Bahia. Com certeza, se as mães pudessem escolher certamente prefeririam morrer com as crianças, o que efetivamente aconteceu. Aliás. tenho certeza que os pais também prefeririam estar no helicóptero.

Mas, passado este primeiro momento de dor que Sergio Cabral certamente está sentindo, ele terá que se explicar. Afinal, pegou um avião emprestado com Eike Batista, empresário que doou R$ 750 mil à sua campanha e que prometeu doar R$ 40 milhões para as UPPs. Neste avião, levou Fernando Cavendish, dono da Delta Construções (sim, esta mesma do lixo de Nova Iguaçu) e as familias dos dois, para comemorar o aniversário do empresário no Hotel de um doleiro famoso.

A título de informação, a Delta construções já recebeu mais de R$ 1 bilhão do governo do estado desde 2007.

Todos sabemos que não há almoço grátis, e que nenhum empresário faz um mimo tão grande a alguém se não tiver interesses por trás.

Não sei a questão legal, mas certamente este relacionamento do governador com estes empresários configura, no mínimo, conflito de interesses.

Agora, o que me chama mais a atenção é o seguinte: isto tudo só veio a público em virtude da tragédia que ocorreu, mas imaginem, amigos, quanta vezes e com quantos empresários este tipo de passeio já não aconteceu nestes dois governos do Sérgio Cabral ?

20.6.11

Número de vereadores em Nova Iguaçu‏

Por Emplumadinho

Pelo andar da carruagem, Nova Iguaçu terá mesmo 29 vereadores a partir de 2012. Esta é a quantidade máxima que a Constituição estabelece para municípios na nossa faixa populacional.

Como disse, a Carta Magna estabelece o máximo, cabendo aos próprios municípios determinar a quantidade exata. No caso de Nova Iguaçu, a Lei Orgânica prevê que a quantidade de vereadores será a máxima permitida pela Constituição. Assim, caso os vereadores não aprovem um projeto determinando outro número, teremos mesmo 29 vereadores.

Particularmente, sou contrário ao aumento do número de cadeiras com a Câmara recebendo o mesmo repasse da Prefeitura, pois vai aumentar ainda mais a dependência dos vereadores em relação ao Poder Executivo e seus numerosos cargos.

Porém, o que eu penso e nada é a mesma coisa, afinal, aqueles diretamente envolvidos serão todos beneficiados: o prefeito, que terá muito menos problemas com o Legislativo; os candidatos (incluindo os vereadores), que serão eleitos mais facilmente e os responsáveis pelos partidos, que elegerão bancadas maiores.

Fiz algumas simulações, por curiosidade:

1_Em 2008, com 21 vagas, o quociente eleitoral (quantidade de votos que um partido precisou para eleger um vereador) foi de 19.577. Se fossem 29 cadeiras, cairia para 14.176 votos;

2_A seguir, o total de vereadores eleitos por partido em 2008 e como seria com 29 vagas:

PARTIDO
21
29

DEM+PV
5
7

PT+PSB
3
4

PSDC+PMDB
3
3

PR+PT DO B
2
2

PSL+PPS
2
2

PSDB
2
2

PRB+PTB
1
2

PSC+PMN
1
2

PC DO B + PTN
1
2

PDT
1
1

PRP+PRTB
0
1

PP+PHS
0
1

Assim, teríamos na Câmara, além dos atuais vereadores, Birro, Berriel (ou Sodré, que é o seu suplente), Waguinho Neguinho, Fernandinho Moquetá, Jura e Eduardo do Doce.

COMENTÁRIO PARA POSTAGEM NO BLOG‏

Por um Servidor Indignado.

Neste final de semana vimos no Fantástico, programa exigido pela Rede Globo, uma matéria que deixa quem nunca vivenciou este tipo de situação estarrecido. Trata-se das irregularidades constatadas em Sorocaba envolvendo diversos médicos e cargos comissionados do Governo Paulista que alem de receberem altos salários, sequer apareciam em seus postos de trabalho.

Nós Servidores Públicos não nos surpreendemos com tais notícias, uma vez que tal prática é comum em todos os órgãos públicos e em todas as esferas de Governo. Esta investigação e, principalmente, matéria realizada pela competente equipe da Rede Globo, deveria ser estendida a outros municípios e estados.

Aqui em Nova Iguaçu por exemplo, todos os postos de saúde estão entregues a pessoas estranhas ao quadro funcional, ou seja, CONTRATADOS que são aceitos em funções públicas de forma meio obscura, sem a devida transparência, o que pode deixar margem para a utilização das vagas para colocação de “afilhados” políticos.

A situação atual da saúde no município não é nada boa, existem diversas denuncias de falta de médicos nos postos, falta de medicamento (inclusive de desvios) isso sem mencionar as centenas de cargos comissionados que somente assinam ponto em seus locais de lotação e que nem no Município aparecem, muitos só sabem onde fica Nova Iguaçu vendo em um mapa.

É preciso se iniciar um processo de moralização dos serviços públicos e isto se inicia com a melhoria da remuneração dos servidores, que com remuneração digna e compatível com suas responsabilidades e funções poderão fornecer serviços de melhor qualidade a população.

Cada governante tem que passar a entender que somente desta forma poderá EXIGIR o cumprimento da carga horária de cada servidor e puni-lo dentro dos limites da lei caso seja cometida alguma irregularidade, coisa impossível de se fazer com estes ‘contratados’ e ‘comissionados’.

17.6.11

Polêmica

Por Claudia Maria

Algumas pessoas comentaram o post que coloquei sobre o SEPE. Dei a resposta nos comentários mas acho melhor trazer para página principal. Um professor diz que "tenho que respeitar a categoria, ou me calar". Me calar fica um pouco difícil, algumas pessoas já tentaram mas não tiveram êxito. Quando ao respeito sobre os professores, em nenhum momento desrespeitei a categoria ou os profissionais particurlamente. Não respeito a política do SEPE, do Sindicato. Como jornalista já abri espaço muitas vezes nas mídias em que estava para reivindicação da categoria, mas, acho vergonhosa e volto a repetir, vergonhosa, a maneira como o Sindicato se comportou durante o governo Lindberg. Portanto, meus questionamentos são em relação ao Sindicato e nunca em relação aos professores. Aliás, faço minhas as palavras do Emplumadinho na nota abaixo.

Passeata

Post foi mandado mais cedo.

Por Emplumadinho

São 11 horas e neste momento ocorre uma passeata, com direito a apitaço, faixas e carro de som, de um grupo de aproximadamente cem professores do SEPE. Eles partiram da Via Light, à altura da rodoviária, em direção ao Centro, e entraram na rua Barros Júnior, em direção ao Mc Donalds.

A passeata está acontecendo com apoio de um carro da PM e de outro daCOSITRAN, mas sob xingamento dos motoristas engarrafados. Bela manifestação de como um movimento pode perder o apoio da população. Mas sabemos que o SEPE não está preocupado com a população.Aliás, desconfio que não está preocupado nem com os professores.

É brincadeira, dona Dilcéia !!!‏

Por Emplumadinho

Todos sabemos que o SEPE não tem mais credibilidade para representar os professores de Nova Iguaçu, daí o fracasso de mais uma greve convocada por ele. Agora, a secretária de educação, Dilcéia ex-Nahum Quintela contar com isso pra tripudiar dos professores é brincadeira.

Conversei com algumas professoras, e ao menos uma das reivindicações, no meu entender, poderia ser atendida de imediato,contribuindo assim para amenizar um pouco o clima ruim que hoje está instalado. A secretária Dilcéia simplesmente reduziu o recesso do mês de julho a apenas nove dias, pois passou a contar como recesso os dias em que não há aulas devido aos pontos facultativos decretados em feriados prolongados.

E eu pergunto: por que fez isso ? No meu entender, esta medida se justificaria apenas para que fossem garantidos os duzentos dias letivos de aulas letivos que a Lei exigeem um ano. Mas os duzentos dias estão garantidos, mesmo com os recessos.

Aliás, dar aula pra quem, se as crianças estarão de férias ? A secretária chegou a dar duas opções: a primeira, de não haver ponto facultativo nos feriados prolongados, o que chegou a ser tentado. O problema é que muitos alunos não conseguiram chegar às escolas, pois os motoristas de ônibus alegavam que era feriado e não os deixavam entrar nos veículos.

A segunda opção para as professoras seria trabalhar aos sábados, ou seja, receberiam um aumento.... DE TRABALHO !!! Cara professora Dilcéia, a senhora tem a chance de marcar um golaço com estas profissionais que se dedicam tanto pelas nossas crianças, eque só por este aspecto já mereceriam nosso máximo respeito.

Além disso, ainda lembro à senhora que estas profissionais muitas vezes têm que comprar folhas, material pedagógico e até papel higiênico e água para levar para as escolas. Estas profissionais que trabalham em escolas e creches que funcionam sem água ou com a estrutura precaríssima, aceitam isto, secretáriaDilcéia, porque têm compromisso com a educação e com as NOSSAScrianças.

A população de Nova Iguaçu, secretária, admira e tem orgulho de suas professoras. Agora, será que elas admiram e têm orgulho de sua secretária de educação ?

Sobre os Professores‏

Mesmo tendo recebido um plano de Cargos, Carreiras e Salários a menos de 3(três) anos os Professores da Rede Pública Municipal de Nova Iguaçu estão novamente reivindicando novo aumento salarial. Estranho é isso começar justamente quando os demais servidores, que ganham menos que o salário mínimo federal (R$426,00), conquistarem o seu Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Pelo PCCS em vigor hoje para os Professores, segundo o ex-prefeito Lindberg (já foi tarde de) Faria, em Nova Iguaçu se paga o maior salário do Estado do Rio de Janeiro enquanto que os demais servidores estão na rua da amargura.

Gostaria de lembrar aos valorosos mestres que TODOS OS SERVIDORES merecem ser contemplados já que isto não ocorreu nos governos anteriores e muitos estão passando privações, sem possuírem o privilégio de poder ter outra matrícula ou emprego, isto sem contar que nos últimos 10 anos os professores obtiveram diversos reajustes salariais. Esta atual manifestação nos parece mais coisa orquestrada, manipulada ou sei lá qual o obscuro objetivo existente por traz de tal ato.

Quero alertar não só aos pais de alunos como a todos iguaçuanos que isto se denomina GANÂNCIA, tento em vista que seus salários superam em mais de cinco vezes os dos demais funcionários. É lamentável esta atitude uma vez que só fazem prejudicar aos alunos sem unirem-se em prol dos seus demais colegas de Município que lutam por melhores salários a mais de 8 anos quando passaram a receber menos que um salário mínimo.

No quadro atual o que temos são auxiliares administrativos, de serviços gerais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, engenheiros, assistentes sociais, psicólogos, médicos, odontológicos e demais profissionais com salários irrisórios e em momento algum os ilustres Professores se manifestaram em favor dos demais servidores, permaneceram sempre em sua posição de “olhar para seus próprios umbigos”.

Sempre fomos a favor de que os professores tenham um salário compatível para que possam doar-se com afinco a sua tarefa de ensino, porem, os demais servidores também possuem este direito para que possam ter meios de sobreviver com salários dignos.



Por Antonio Peres Barbosa

Servidor Público Municipal de Nova Iguaçu

e Vice Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Nova Iguaçu

16.6.11

É verdade!

Concordo com a Claudinha: a notinha deveria ser mais,digamos,apimentada. Não faltará a oportunidade.

Muito ameno

Por Claudia Maria

O Almeida foi muito ameno em relação ao SEPE. Na minha opinião o Sindicato morreu há cinco anos atrás quando se manteve calado diante de várias irregularidades no governo Lindberg sem educação de Farias. Não vi uma só manifestação quando o moço fechou 6 escolas, não vi uma só manifestação quando o mesmo moço deixou 25 mil crianças fora de sala de aula, não vi manifestações (nem contra nem a favor) quando a então secretaria foi acusada de irregularidades na aplicação de verba do também falecido Fundef e não vi manifestação quando o governo brincou de fazer educação com o bairro história, enganou o censo do Ministério da Educação e tripudiou sobre nossas crianças. Agora eles voltam à rua para pedir aumento????!´Ah, quase esqueço, onde estavam quando as crecheiras ficaram sem receber e as crianças sem merenda? Faça-me o favor! Deviam ter vergonha.

Vai que é tuuuua, Triel !!!‏

Por Emplumadinho

A deputada Rosângela Gomes protocolou na ALERJ mais um relevanteprojeto: o de concessão da Medalha Tiradentes a REGINA CELI DOS SANTOS FERNANDES. Para quem não é do samba, informo que ela é a presidente da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Isto é que é defesa dos interesses de Nova Iguaçu...

Greve

Vamos observar bem o SEPE. Em certas ocasiões a categoria fez corpo mole no governo Lindberg Farias, agora vamos observar o comportamento no governo Sheila Gama. Sou favorável ao movimento, mas na era Lindberg a coisa para um jogo de amigos.

Êta carinha!

Não que Lindberg Faris apresentou projeto no Senado Federal que obriga os municípios a mapearem as áreas de risco. Quando ele era prefeito desta terra poderia ter feito, mas não. Alguns bairros do corredor viário da Estrada de Madureira foram completamente destruídos em um dos acidentes de naturais mais grave da história da cidade. Naquele momento, então, ele se fez de Jorge Roberto Silveira em relação ao desastre no Bumba. Não sou contra o mapeamento dessas áreas, mas é ironia pura quem fez a proposta.

15.6.11

"OS INCONCEBÍVEIS"

Por Carlos Gilberto Triel

Dias desses, o melhor dos Sherlock’s, emplumado sim, mas, de olhos de lince e esperteza de corvo, contou que os deputados Rosangela Gomes e Luiz Martins apresentaram projetos propondo Roberto Medina e Sheila Gama, a receberem a medalha Tiradentes.

Interessante é como a moça se sente atraída pelos que detêm a massa. Não bastasse o imenso público da seita a qual pertence, agora põe olhos compridos na possibilidade de se mostrar como uma candidata não só do bispo como também do papa do Rock In Rio.

Se a missão de se eleger deputada foi para fazer isso, logo em seu primeiro projeto de lei; cada um dos seus humildes irmãos da fé que depositou a esperança nesse ser de meiguice, pode ter a certeza de que forças invisíveis do mal contribuíram para esse papelão.

E o outro? Um senhor que em situações normais teria dificuldades para ser até síndico do prédio onde mora, e que eleito num cruzamento de circunstancias, ignora de forma soberba a confiança do voto e se presta a fazer oba-oba a quem esta à deriva como prefeita.

Imagine o quanto de dinheiro gasto com a eleição dessas inutilidades, e o que eles consomem e a estrutura montada para servi-los!

De que adianta o povo se revoltar e protestar contra condutas tão cínicas e descaradas? O que se há de fazer se deputados recém eleitos, que naturalmente descrêem da inteligência dos seus eleitores, dá os ombros e usa o mandato popular como instrumento de fisiologismo?

Ou se crie instituições populares fortes com propósitos definidos para lutar contra essas aberrações que emperram e empatam, ou se segue assistindo desvarios pessoais, que incentivam a proliferação de idiotas úteis, como práticas morais e legitimas de alienação popular.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM. www.tropical830am.com.br

A quem interessar possa

Por Claudia Maria

Já postei aqui minha posição sobre a intenção do Conselho de Saúde de só votar as contas de 2010 se votarem também as de 2008 e 2009. Disse que acho um absurdo. Como aconteceram alguns comentários vou ser mais clara. Sheila Gama tem sim responsabilidade moral com esse governo porque foi o seu nome que pesou na decisão final do eleitor para que Lindberg amigo do Aecio de Farias ganhasse a eleição. Como vice ela tinha a responsabilidade moral de acompanhar o governo e não ficar apenas recebendo o pagamento em casa.
Pois bem, uma coisa é a responsabilidade moral outra a jurídica. É claro para qualquer um que ela não vai responder juridicamente pelo que Lindberg aprontou (a não ser que faça reconhecimento de dívida como em alguns casos). No caso específico da Saúde, todos os ex-secretários respondem à processo pela gestão desastrosa do moço. Portanto, juridicamente falando, Sheila Gama não tem o que responder sobre as contas desses exercícios. E cá para nós, mesmo que tivesse, se as contas de 2010 estão certas não há porque segurar, só demonstra má fé!
Agora, se as contas de 2010 também estiverem erradas então o conselho não tem o que discutir, reprove todas! O que é imoral é o conselho fazer esse jogo. Pelo tempo eles já deviam ter batido o martelo e reprovado as contas de Lindberg. Por que seguraram tanto tempo? O que estão esperando?
Não podem agora é fazer biquinho e dizer que as contas de 2008 e 2009 têm que ser aprovadas se assim acontecer com as de 2010! Ora essa, ninguém aqui é bobo!

Será que agora fui clara o suficiente?

Conselho, se fosse bom...

Por Claudia Maria

As coisas lá pelo conselho de Saúde não andam muito boas. Estão brigando entre si. Não vou citar nomes, mas nunca pensei que os dois fossem brigar. A verdade é que a briga pode causar a saída de um deles. Mas querem sabe? Não vai mudar nada para população. No final das contas não vai fazer a menor diferença para o coletivo.

O amor é lindo, quer dizer, Lindy

Por Claudia Maria

Dia desses o senador Lindberg quero ser governador de Farias esteve no programa Papo Aberto da TV Rede Canção Nova, um canal católico. Depois de muito blá,blá, blá, apareceu por lá o também senador Aécio Neves. O encontro dos dois foi o que posso chamar de esfuziante. Pelo jeito a amizade está de vento em popa. Aécio está tão íntimo do amigo que já o chama de Lindy. Não é fofo? Será que Aécio sabe do estrago que o moço fez em Nova Iguaçu?

E a novela continua...‏

Por Emplumadinho

Lembram anteontem, quando disse aqui que o projeto do deputado Luiz Martins concedendo a Medalha Tiradentes à prefeita Sheila Gama seria votado hoje na ALERJ ? Pois não vai mais. O estranho é que ele foi retirado da pauta, mas outras homenagens permanecem...

A Batata já está na mesa. Agora, falta a Manteiga...‏

Por Emplumadinho

Depois de idas e vindas, o candidato a viúva Porcina, Anderson Batata foi nomeado hoje para Secretário de Cultura de Nova Iguaçu. Resta saber o que nossos amigos que são da área têm a dizer...

Agenda 21

Hoje um grupo de pessoas, entre elas políticos e empresários, se reuniu na Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu. O assunto tratado era a Agenda 21 de Tinguá. Espero que a coisa seja séria.

14.6.11

Prontonil

Por Claudia Maria

O Prontonil continua sem atender crianças de Nova Iguaçu pelo SUS. O impasse continua já que o último mês pago pela Prefeitura foi novembro do ano passado. Na minha opinião Prefeitura e responsáveis pela clínica estão errados. Continuo dizendo que quem não for atendido deve procurar o Ministério Público. O hospital não pode negar atendimento sem falar que não foi descredenciado pela secretaria de Saúde.

Servidores

Por Claudia Maria

O secretário Werneck recebeu a comissão de funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu hoje a tarde como tínhamos antecipado e garantiu que o bendito Plano de Cargos vai para Câmara ainda essa semana. Isso significa dizer amanhã quando ainda se encontra vereadores pela Casa. Parece que eles conseguiram também que o parcelamento fosse feito em menos vezes. Amanhã daremos mais detalhes.

Conversa

Por Claudia Maria

Nesse momento representantes dos servidores da Prefeitura estão conversando com o secretário Werneck. Um grupo de funcionários espera no Paço. Eles ainda têm esperança de conseguir um acordo que favoreça a todos. Então tá.

Sobre a nota "Deu no Diário Oficial"‏

Por Emplumadinho

E nem adianta o governo dizer: "Mas a verba pra publicidade está no orçamento, é outra coisa...". Isto é história, porque a prefeita pode remanejar verbas à vontade. Não pode tirar da folha de pagamento para custeio ou investimento, por exemplo, mas pode tirar de qualquer coisa para o pagamento de servidores. Basta rever o monte de transferências orçamentárias que já motivaram posts aqui neste espaço.

Deu no Diário Oficial

CPL
AVISO DE LICITAÇÃO
LICITAÇÃO Nº 031/CPL/10
PROCESSO: 2010/310.404
REQUISITANTE SEMCOM
ENVELOPES: ATÉ O DIA 26/07/2011 ÀS 10:00 HORAS
REALIZAÇÃO: 26/07/2011
HORA: 10:00


OBJETO: CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PROPAGANDA, PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE ENGLOBANDO O ESTUDO, O PLANEJAMENTO, A CONCEITUAÇÃO, A CONCEPÇÃO, A CRIAÇÃO, A EXECUÇÃO INTERNA, A INTERMEDIAÇÃO E A SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO EXTERNA E A DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE AOS VEÍCULOS E DEMAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO, REALIZADOS COM ABRANGÊNCIA MUNICIPAL, REGIONAL, ESTADUAL E NACIONAL PARA PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU, CONFORME ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES NOS ANEXOS DESTE EDITAL.


ESTIMATIVA: R$ 5.000.000,00
MODALIDADE: CONCORRÊNCIA PÚBLICA
TIPO: TÉCNICA E PREÇO
VALOR DO EDITAL: 01 TONNER SAMSUNG LASERJET COLOR CLP 409 (MAGENTA, CIANO, AMARELO OU PRETO)


LOCAL: SALA DA CPL, situada no 2º pavimento da Prefeitura na Rua Ataíde Pimenta de Moraes n.º 528 – Centro – Nova Iguaçu. Horário de RETIRADA DE EDITAIS: de 13:30 às 17:00 horas. INFORMAÇÕES: telefone (21) 2667-6703 - e-mail: cplnovaiguacu@gmail.com. IMPRESCINDÍVEL a apresentação do carimbo de CNPJ, pois o edital não será fornecido sem o mesmo.


Nova Iguaçu, 07/06/2011
SANDRA MARIA RODRIGUES GUSMÃO
Presidente - CPL


O SINDICATO APRESENTOU UMA PROPOSTA DE REAJUSTE SALARIAL CUJO IMPACTO NA FOLHA DE PAGAMENTO É DA ORDEM DE 1(HUM) MILHÃO POR MÊS ATÉ DEZEMBRO, VISANDO A IMPLANTAÇÃO DO PCCS SOMENTE PARA O PRÓXIMO ANO.
SEGUNDO O SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE DESPESAS, SR. BACHERINI, A PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU NÃO DISPÕE DE RECURSOS PARA PAGAMENTO DO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS DOS SERVIDORES E TÃO POUCO PARA REAJUSTE SALARIAL AINDA ESTE ANO, ISTO É, NÃO TEM DINHEIRO PARA OS TRABALHADORES MAS PARA PUBLICIDADE DO GOVERNO TEM.


NÃO SOMOS PALHAÇOS, PCCS JÁ

Ser estranho é a regra, Elizeu, não a exceção...‏

Por Emplumadinho

Pela dinâmica de atualização, bem como pelo formato de um blog, ficadifícil percebermos comentários recentes sobre posts publicados algumtempo atrás, mas hoje, "voltando um pouco no tempo", vi um comentáriodo Elizeu Pires ao post "É normal, afinal, lixo fede mesmo !‏",publicado em 13 de maio. Neste post, falo sobre a licitação (ou não)do lixo.

Em seu comentário, Elizeu informa que obteve da assessoria deimprensa da Prefeitura de Nova Iguaçu a informação de que o contratocom a Delta era emergencial de 90 dias, porém, quando foi publicado,eram 180 dias, ou seja, o dobro. Finalizando, Elizeu pergunta: " É estranho ou não é ?".

Minha opinião: caro Elizeu Pires, neste governo ser estranho énormal. Para ele, estranho é quem é normal. Em relação ao contrato coma Delta, aposto que ele nem existia quando você fez o primeirocontato. Afinal, lembra a CTR, cujo contrato até hoje não apareceu ?

E por falar em lixo, Delta e CTR, cadê as fotos do "incêndiocriminoso" na EMLURB ?

13.6.11

Manifestação

Por Claudia Maria

Funcionários da Prefeitura de Nova Iguaçu fazem manifestação amanhã, a partir das 15h em frente ao Paço. Eles querem uma definiçaõ da prefeita Sheila Gama quanto ao Plano de Cargos e Salários. Há alguns dias ela garantiu que daria o benefício mas quer dividir em 40 meses. Não precisa ser muito esperto para perceber que a prefeita quer empurrar a situação para o próximo mandato. Se isso acontecer, vai ter gente que vai receber R$ 20 por mês!!! Ninguém merece!

Falta de dinheiro não é mais desculpa !‏

Por Emplumadinho

A Claudia Maria vive denunciando aqui a falta de repasse para os conveniados da rede de saúde pública de Nova Iguaçu. Se não me engano, ela citou inclusive o quase fechamento de uma clínica para doenças renais por falta de pagamento.

Pois bem. Vocês sabem quanto o município recebe para custeio de Nefrologia ? R$ 762.336,71 por mês, ou R$ 9.148.040,52 por ano...

Ô-ô-ô, Rock in Rio !!!‏

Por Emplumadinho

Será votado 5ª feira, 16 de junho, o primeiro projeto da deputada Rosângela Gomes na ALERJ: o de concessão da Medalha Tiradentes ao Roberto Medina.

Agora vai...‏

Por Emplumadinho

Está na pauta para ser votado quarta-feira, 15 de junho, na ALERJ, o projeto do deputado Luiz Martins que concede a Medalha Tiradentes à prefeita Sheila Gama.

Perdidinha‏

Por Emplumadinho

A nossa presidente Dilma Roussef parece estar andando em areia movediça: quanto mais se mexe, mais afunda. A impressão que dá é que ela não quer demonstrar fraqueza em relação ao PMDB, ao próprio PT e à sua própria equipe, e aí, pensando pela própria cabeça, só faz besteira.

Neste episódio em que ela trocou Luiz Sérgio, ministro da Casa Civil, pela Ideli Salvati, ministra da Pesca, com certeza ela não ouviu quem tem experiência política. Afinal, se a ministra fosse boa em articulação política, certamente não estaria em um dos ministérios mais desvalorizados da República.

O que aconteceu é que ela não quis demitir nem um nem outro, e agora só tem a perder com este episódio: se der errado, ela perde pelo movimento errado que fez; se der certo, ela perde por ter subvalorizado a ministra antes.

Vai ou não vai ?‏

Por Emplumadinho

Será o Batata aquele que foi sem nunca ter sido ? Afinal, tem quase duas semanas que a sua nomeação para Secretário de Cultura está pra sair, e nada. Já anunciaram até reunião com Secretária Adjunta e tudo, mas nomeação que é bom, necas !

10.6.11

Falecimento

Por Claudia Maria

Soube apenas hoje que Antonio Maciel, o Perna Elétrica, morreu em acidente na segunda-feira quando pilotava o seu tricicolo. Não tenho detalhes mas também não importa. Perna era um grande amigo, nunca se deteve diante dos obstáculos mesmo quando perdeu as duas pernas em acidente. Se tornou um dos maiores atletas paraolímpicos do mundo. Participou de competições no mundo todo e deixa grandes saudades. Ajudava muita gente que hoje está órfão desse grande cara. Meu consolo é que sei que ele morreu fazendo o que gostava e que viveu a vida intensamente, sem preconceitos, acreditando sempre no ser humano e no futuro. Um dia triste para o esporte, família e amigos e um grande dia no céu onde já deve ter sido recebido pelos grandes méritos que teve como ser humano.

Adeus meu amigo.

Cara de Pau

Por Claudia Maria

Mais uma do senador cara de pau. Oportunista como sempre, aproveitou o problema do governador com os bombeiros para fazer política. Quem conhece o moço sabe que ele não está nem um pouco preocupado com a categoria. Aliás, Lindberg egoista de Farias, não está preocupa com ninguém a não ser com ele mesmo. Mais um erro do governador que deu brecha para isso. Se não abrir o olho vai atrapalhar a campanha do Pezão.

Alessandro, seu Molon-drinho !!!‏

Por Empumadinho

Enquanto o senador Lindberg Farias perdia tempo convocando a sua claque para um manifesto a favor da soltura dos bombeiros, o deputado federal Alessandro Malandro foi mais Molon. Quer dizer: Alessandro Molon foi mais malandro: conseguiu, de madrugada, enquanto o senador provavelmente ainda estava com seu robe de seda e belas pantufas azuis sonhando com o dia de glória que teria, uma decisão judicial que determina a liberdade imediata dos bombeiros.

Lindberg na ALERJ‏

Por Emplumadinho

O senador Lindberg farias deu o seu jeitinho de capitalizar com a crise dos bombeiros. Esteve ontem na ALERJ, no gabinete da líder do PT, Inês Pandeló, reunido com a bancada do partido, e informou a eles que vai protocolar na semana que vem um pedido de anistia aos bombeiros presos e articular com a presidente Dilma Roussef a sua aprovação, uma vez que a anistia só pode ser concedida pelo Poder Executivo Federal.

Aliás, quem quiser matar saudades do ex-carapintada, ele estará às 12 horas em frente ao Tribunal de Justiça, em mais um ato pela libertação dos bombeiros.

Desandou

Por Emplumadinho

Estava sendo aguardada para ontem a nomeação do indicado da vereadora professora Marli, Batata, para a Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu. Não saiu ainda porque o acordo corre o risco de subir no telhado.

O que aconteceu é que a vereadora ficou irritada ao saber que a indicação para o cargo de subprefeito de Miguel Couto será feita pelo seu adversário, vereador Carlinhos Presidente. Agora, a situação ficou nos seguintes termos: "é tudo ou nada".

9.6.11

Assim não dá!

Por Claudia Maria

Acabo de saber que o blog do MAB postou nota sobre a aprovação de contas do conselho dizendo que a prefeita Sheila Gama é a responsável pelas contas de 2008 e 2009 não terem sido aprovadas pelo conselho. Ora, bolas!!!! Não sei quem é o autor da nota mas vamos combinar: CARA DE PAU TEM LIMITE! O MAB apoiou o governo Linderb salvo em algumas situações em que algumas pessoas se sentiam prejudicadas e faziam um ataque de fundo pessoal. Seguraram as contas do moço até agora e quando o atual governo manda as contas de 2010 (Lindberg saiu em abril de 2010) querem aprovar todas juntas ou nada! Vou ser bem clara para não deixar dúvidas. Isso parece má fé! Se estavam erradas até agora porque agora ficou certo e o que tem a ver as contas de 2010 com as calças? Sheila pode ser vice mas a equipe é outra, a situação é outra, as contas são outras. Vamos tentar honrar a memória do MAB e das lideranças que passaram por lá e fazer a coisa certa dessa vez!

PDT Trapalhão

Por Claudia Maria

Há pouco soube o motivo do deputado Luiz Martins não ter comparecido na sessão da Alerj onde seria votada a medalha Tiradentes que ele indicou para Sheila Gama. Me disseram que o moço anda revoltado com a prefeita em função da maneira como a vereadora Wilma Água Azul vem sendo tratada pelo partido. Luiz Martins não concorda com a filiação de vereadores no partido, conforme já falamos em outra nota.

Cachorrada!

Por Claudia Maria

Como se não bastassem as "cachorradas" do governo Sheila, agora a coisa ficou ainda pior. Me contaram que o procurador, Werneck, levou alguns cachorros para o prédio da administração. Até ai, tudo bem. Mas, esquece os bichos lá de qualquer jeito e os animais estão cheios de carrapato. Além disso, o prédio está cheio de problemas e um deles é falta de água. Resultado: a cachorrada está generalizada!

A água ficou turva

Por Claudia Maria

A vereadora Wilma Água Azul anda bastante revoltada com a prefeita Sheila Gama assim como todo o seu clã. O motivo é o fato da prefeita ter incentivado a entrada de outros vereadores na legenda PDT o que pode dificultar a reeleição da aliada de primeiro momento. Marcos Rocha já é do partido e Daniel da Padaria e Carlinhos Presidente estão "namorando". Pobre Wilma...

Virou bagunça

Por Claudia Maria

Se Tiradentes pudesse falar (talvez em algum centro espírita) com certeza não estaria satisfeito com o que fazem em seu nome. A medalha Tiradentes, por exemplo, é a maior honraria na Alerj e tem sido vulgarizada nos últimos anos ao ponto de alguns homenageados mais conscientes terem devolvido a honraria. O deputado Luiz Martins quer dar a medalha para Sheila Gama, gostaria de saber o que ela fez para merecê-la. Cito apena um motivo para que os restos mortais (ou pedaços dele) de Tiradentes se movam no túmulo: ela é uma das responsáveis pela praga Lindberg Farias ter ficado oito anos a frente da Prefeitura da cidade. A aliança que fez com ele foi muito importante para eleição do moço que só prejudicou o município. Acho que não preciso citar mais nada.

Homenagem

Por Emplumadinho

Estava na pauta de ontem da ALERJ a votação do projeto do deputado Luiz Martins que concede a Medalha Tiradentes à prefeita Sheila Gama. Porém, dos SETENTA deputados, só SEIS apareceram em plenário, assim, não houve sessão por falta de quórum. Aliás, nem o próprio Luiz Martins estava presente.

Os senhores deputados foram, então, convocados para a sessão de hoje por edital, pelo presidente Paulo Melo, mas o projeto de Luiz Martins não está na pauta.

Nova Iguaçu, seus problemas acabaram !!!

Por Emplumadinho

Esqueçam que a saúde de Nova Iguaçu não paga ninguém e submete seus doentes a peregrinações atrás de atendimento, remédios e exames;

Esqueçam que a educação de Nova Iguaçu remunera mal seus professores e mantém as escolas em péssimas condições;

Esqueçam que a EMLURB não consegue nem capinar as escolas municipais;

Esqueçam que Nova Iguaçu não tem dinheiro para implementar o Plano de Cargos e Salários de seus servidores municipais;

Esqueçam que a prefeitura gastou ZERO em assistência aos idosos e aos deficientes até o mês de abril;

Esqueçam que o governo municipal esqueceu que já tinha aprovado a lei do Marotte sobre os moto-táxis, e anunciou que já tinha encaminhado uma à câmara;

Esqueçam tudo isto que citei, e também o que esqueci de citar, porque, a partir de hoje, uma nova era de prosperidade se descortina no horizonte de Nova Iguaçu. Pelo menos na propaganda oficial, com certeza.

Afinal, está marcada para 26 de julho uma licitação de R$ 5 milhões, e vocês sabem para que ?

Para "CONTRATAÇÃO DE AGÊNCIA DE PROPAGANDA, PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PUBLICIDADE ENGLOBANDO O ESTUDO, O PLANEJAMENTO, A CONCEITUAÇÃO, A CONCEPÇÃO, A CRIAÇÃO, A EXECUÇÃO INTERNA, A INTERMEDIAÇÃO E A SUPERVISÃO DA EXECUÇÃO EXTERNA E A DISTRIBUIÇÃO DE PUBLICIDADE AOS VEÍCULOS E DEMAIS MEIOS DE DIVULGAÇÃO, REALIZADOS COM ABRANGÊNCIA MUNICIPAL, REGIONAL, ESTADUAL E NACIONAL PARA PREFEITURA DA CIDADE DE NOVA IGUAÇU".

Com certeza, amigos, como diria o locutor na propaganda da "Tabajara Enterprises and World Business Company": "Seus problemas acabaram".

8.6.11

“ÍCARO SOBRE TRILHOS”

Por Carlos Gilberto Triel

De tudo que foi dito sobre a homofobia, nada chegou perto das explicações do ministro Fernando Haddad, cuja admiração pelo ex-patrão, já propôs o jeito Lula de falar como nova identidade da língua portuguesa e, abrir a boca assim passa a ser admirável.

Ao acusar os que criticam antes de ler, Haddad fez alusão à diferença entre Stalin e Hitler que mandavam fuzilar seus inimigos; e que Stalin foi melhor, pois era mais culto e lia livros. Incrível! Conseguiu ultrapassar Paulo Maluf com o seu estupra, mas não mata.

Aqui em Nova Iguaçu, a prefeita não se entusiasma muito com a gestão de Saúde, e então se dedica mais ao seu sonho de Ícaro Sobre Trilhos, essa sim, uma obra bancada com o dinheiro de empresas, sem um tostão do BNDES, bonito isso!

No protesto à desordem dos postos de saúde, a moça não apareceu, nem deu explicações, ao contrário do ato dos servidores, em que iniciou a imolação de Lindberg, e só faltou dizer aos descontentes que se conformassem, pois lugar igual à Ipanema, se demora um pouco mais.

Mas, uma coisa é o blábláblá para educados e gentis colegas do trabalho, outra para grupos em que a militância não é assim tão generosa. Para encarar esse tipo de encrenca, é preciso bem mais do que escalar secretário rapapé, feliz pelos seus momentos de RJTV.

O que não pode é nossa bela prefeita simular uma dignidade ofendida, toda vez que ouvir um coro mais forte. Era para saber que qualquer cobrança em se tratando de direitos sociais, passa por cima da síndrome do tudo posso naquele que me fortalece.

O patético desse surrealismo sucupira: é o lencinho maragato, símbolo dos que vieram de fora, e que nunca disse nada, mas agora que estão prefeitos, estigma a frivolidade na essência. E deixa para os predadores, digo, vereadores, a vida e a morte nos postos de saúde.

Se o vazio das idéias não consegue ver a saúde como prioridade absoluta numa região como Nova Iguaçu, alguma coisa abjeta, destrutiva e sabe lá mais o quê, permeia essas pessoas. E mesmo em roupas de fina estampa, são só estampas.

Em festas e coquetéis não se discursa essas coisas de doenças, baixo nível; de embevecidos que estão. Ah o amor! Que lindo! Voar, se soltar, cantar, voar de novo, nada de falar em roubo, em vereador, isola! E como diz a meiga deputada do bispo:é um problema nacional.

Então as gerações vindouras saberão lá no futuro, entre choros e ranger de dentes, que no tempo dos seres especiais e abençoados, Sheila Gama, coitada, fez o que pôde, não é justo compará-la com Lindberg, ela foi melhor porque era professora e lia livros.

Carlos Gilberto Triel é jornalista. E apresenta a oração da Ave Maria de 2ª a 6ª feira 17:55hs Rádio Tropical 830AM.
www.tropical830am.com.br

Sem palavras

Por Claudia Maria

Realmente fica cada vez mais difícil qualificar as atitudes desse governo. Pensei que tinha visto de tudo com Lindberg incendiário de Farias mas ainda tinha que viver para assistir determinadas coisas como o conselho de Saúde querendo aprovar contas de 2008 em 2011 e o secretário fazendo essas mudanças nas farmácias do postos!!! Os locais já são utilizados como quintal por alguns vereadores e agora com a reorganização (vide Emplumadinho) que eles fizeram é que os políticos terão ainda mais força para fazer o que quiserem. Mais uma vergonha! Quase fico em palavras.

Mais sobre as Centrais de Medicamentos‏

Por Emplumadinho

Outro absurdo que está lá, escrito na portaria do secretário Josemar, é que "Os pacientes atendidos em unidades que não sejam pólo deverão ser encaminhados para a referência mais próxima a sua residência, a fim de que recebam os medicamentos que lhe foram prescritos através de receituário médico."

Agora imaginem o seguinte: um morador de Rosa dos Ventos, passando mal, se encaminha de madrugada ao posto da Palhada, mais ou menos próximo de sua residência, aguarda algumas horas na fila à espera de atendimento e recebe do médico uma prescrição de medicamento, que ELE, o paciente, tem que buscar sabem onde ? no posto de saúde de Cabuçu !!! E que se vire com seu estado de saúde e com dinheiro de passagem. Aliás, será que o secretário se importa com estes "meros detalhes" ?

Ou aconteceu um erro muito grave na redação desta portaria, ou é muito descaso com a população...

7.6.11

Centrais de distribuição de medicamentos‏

Por Emplumadinho

Até hoje, cada unidade de saúde de Nova Iguaçu tinha a sua própria farmácia (ou não), que (des)atendia às suas necessidades. Pois a Secretaria de Saúde fez uma inspeção em cada uma delas e constatou que "foi evidenciada a falta de infra-estrutura em grande parte das farmácias e dispensários de medicamentos, o que coloca em risco a qualidade desses produtos e, por consequência, a saúde da população usuária."

Repararam nas aspas, né ? Esta brilhante conclusão, à qual nossa população já chegou há muito tempo, fez com que a secretaria criasse 14 polos de distribuição dos medicamentos. Ou seja: os remédios ficarão armazenados nestes locais e serão distribuídos às outras unidades de saúde, com cada polo atendendo a uma determinada região.

Vou divulgar os postos, porque são amplamente denunciados aqui, principalmente pela Claudia Maria, os desvios de remédios para atender outra população, que não a que comparece aos postos de saúde. Sabendo quais são estes polos, fica mais fácil fiscalizar e denunciar estes desvios.

1)Para atender ao Centro: CAPS III – Dr. Jair Nogueira, Centro de Saúde Vasco Barcellos, PAM Dom Walmor, UBS da Prata e UBS Jardim Santa Eugênia

2)Posse - PSF Parque Flora II (ASAVO)

3)Comendador Soares - UBS Jardim Jasmim

4)Cabuçu - UBS Cabuçu

5)Km 32 - UMS Arquiteta Patrícia Marinho

6)Austin - PS Dirceu de Aquino Ramos e UMS Dr. Moacyr Almeida de Carvalho

7)Vila de Cava - PS Santa Rita e UMS José da Silva Rego

8)Miguel Couto - UMS Miguel Couto

Mototáxis, de novo ? ! ?

Por Emplumadinho

Não entendi nada !!! Vejo nos jornais locais a notícia de que a Prefeitura de Nova Iguaçu enviou à Câmara um projeto para regulamentar as atividades dos mototaxistas. Seria muito bom, se não fosse desnecessário, afinal, no dia 25 de setembro de 2010 a prefeita Sheila Gama sancionou a Lei 4.060, do vereador Marotte, que: "“DISPÕE SOBRE O TRANSPORTE INDIVIDUAL DE
PASSAGEIROS ATRAVÉS DE MOTOCICLETAS DE ALUGUEL, DENOMINADO MOTO-TÁXI”.

Esta Lei do Marote, no meu entender, é ótima, e tão completa que ocupa quase duas páginas inteiras do diário oficial. Agora, se quer aperfeiçoar, basta a prefeita usar o artigo 25, que permite a sua regulamentação pelo Poder Executivo através de decretos. Seria muito mais rápido, mas parece que a prefeita quer ganhar um tempo com os mototaxistas da mesma forma que fez com os servidores, ao dizer que o seu plano de cargos e salários estava na Câmara e só dependia da boa vontade dos vereadores. Contou história nas duas vezes...

Detalhe: a prefeita sancionou a Lei do Marotte no Esporte Clube Iguaçu, em uma solenidade que lotou o clube.

Como pode ter esquecido tão rapidamente ?!?!?

Chapa quente

Hoje o PPS deve fazer uma reunião e a chapa deve esquentar. Há quem diga, da direção do partido, que um vereador será expulso. O clima está quente!!! Vamos esperar.

6.6.11

Batata com Manteiga, quem vai querer ???‏

Por Emplumadinho

Outro dia eu disse aqui que as secretarias que estariam "na pista pra negócio" pela prefeitura seriam: Meio Ambiente, Cultura, Coordenação Institucional, Obras e CODENI. A de Obras já foi, e a Claudia Maria informa aí abaixo que a de Cultura é da professora Marli, que indicou o Batata, último titular da secretaria da juventude da cidade.

Restam, para o PSDB de Maurilio Manteiga, pelo seu perfil, apenas Coordenação Institucional e CODENI. Já disse que seu valor político para o governo será dado de acordo com a secretaria que assumir: muito valor, CODENI e todos os cargos, médio valor, CODENI e alguns cargos, ou pouquíssimo valor, se for a primeira. É só aguardar a nomeação e conferir.

Agora, assim como a Claudia Maria tem certeza que a professora Marli vai apoiar o candidato que o Lindberg escolher, é bom que Sheila coloque as barbas do Aluisio Gama de molho em relação ao Maurilio, afinal, recordar é viver:

Manteiga foi nomeado Secretário de Governo pelo Lindberg em 2007 em troca apenas de apoio nas eleições de 2008, afinal, naquela época o PSDB não tinha nenhum vereador na câmara. Manteiga chupou a laranja da prefeitura até o bagaço, e às vésperas da convenção municipal deu uma banana pro lindinho e escorregou pro lado de Bornier. Com a perda da eleição, ficou às moscas, e foi acolhido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Fernandes, que o nomeou em seu gabinete, onde permanece até HOJE. Está com Fernandes desde 2008, e agora que o moço foi pro PRB e pretende vir candidato a prefeito, Maurilio: escorrega pro governo !

Abre o olho, casal Sheila Gama...

Conselho

Por Claudia Maria

Se conselho fosse bom não se dava, minha mãe sempre dizia. Mas, mesmo assim vou dar o meu: outras entidades (será que existem?) ou mesmo algum cidadão mais atento, deveria entrar com pedido junto ao conselho de saúde para ver a prestação de contas. Vou ver como o blog pode fazer isso oficialmente. Diante dessa situação acredito que a gente tem que ver essas contas de perto.

Na hora de tirar dez...

Por Claudia Maria

Todos os 7 secretários de Saúde do governo Lindberg Saúde fora de Farias, respondem à processo. Alguns mais sérios outros menos, mas todos estão enrolados. Quando o conselho de Saúde, na época, não aprovou as contas foi um dos poucos sinais de coerência desse grupo que merece mais vaias do que aplausos. Agora, três anos depois querer resgatar essa história, é ainda mais vergonhoso. Por que não aprovar apenas as contas desse governo (se é que merece) e deixar as outras sem aprovar? Qual será o motivo dessee grupo para tomar uma atitude como essa nessa altura do campeonato?

Na hora de tirar um dez, tiram zero

Por Claudia Maria

Quando eu falo do conselho de Saúde dizem que eu exagero. Olha só a última deles: Eles não aprovaram as contas do governo Lindberg lambão e Farias dos anos de 2008 e 2009. Agora, o governo Sheila mandou as primeiras contas de 2010 para aprovação. A alegação de alguns conselheiros é de que não pode aprovar as contas da Sheila se não aprovou as do governo passado!!!!!????

DÁ PARA ACREDITAR NISSO? NA HORA DE TIRAR UM 10 TIRAM ZERO!

Ainda Rogério Lisboa‏

Por Emplumadinho

Aliás, dos últimos programas de tv temos que Rogério Lisboa AMA Lindberg, que AMA Crivella, que ama quem ?!?!?!

Rogério Lisboa na TV‏

Por Emplumadinho

Rogério Lisboa, em sua aparição no programa do PT (ué, não era do PT não ?), disse que o seu maior orgulho era o de "ter sido secretário de obras no período em que Nova Iguaçu mais recebeu obras em sua história". Verdade absoluta, assim como o Ferreirinha pode se orgulhar de ter sido o Secretário de Economia e Finanças, o Fernando Cid de Meio Ambiente, o Marcus Faustino de Cultura e Turismo, o Tuninho da Padaria de Governo e por aí vai... Todos na mesma época do Rogério.

Lisboa não mentiu, afinal, em nenhum momento ele disse ser responsável pela obras, até porque, o responsável por elas era o Secretário da Cidade, Hélio Aleixo.

Agora, explica para o povão como é que pode o secretário de obras de Nova Iguaçu não ter sido responsável por colocar pelo menos um tijolinho numa obra do PAC...

Nova Secretária de Obras ?!?!

Por Emplumadinho

Hoje cedo eu estava preparando um post com o título acima, para falar da nomeação, em 2 de junho, de Daniela Marques da Silva Cardoso para assumir a Secretaria de Obras em Nova Iguaçu. Como se diz por aí, estava "100% bolado" com o currículo da moça, afinal, ela é professora orientadora do NAPES (Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado), criado pela secretaria de estado de educação e que tem como objetivo a implementação da política de inclusão nas escolas da rede regular de ensino. Por que bolado ? Porque ela é especializada em Educação Especial, e isto nada tem a ver com obras. Está certo que a Secretaria de Obras não faz obras mesmo, como já disse aqui outro dia, mas aí já é demais, né ?

Ainda procurava respostas, quando vi o diário oficial de sábado, 4 de junho, e aí, fiquei "1.000% bolado", afinal, a prefeita Sheila Gama simplesmente transformou, por decreto, a Secretaria de Obras em Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O mérito da nova secretaria é indiscutível, já estava mais do que na hora.

Mas criar uma secretaria por decreto é ILEGAL. Ou alguém tem dúvida que esta "transformação" na verdade consistiu da extinção da Secretaria de Obras e posterior criação da nova ?

Bastava a prefeita mandar um projeto criando a nova secretaria para a Câmara, que com certeza seria aprovado rapidamente, então, por que tomar uma atitude que a deixa legalmente vulnerável ? Afinal, todos os atos desta nova secretaria, assim como os salários dos seus ocupantes, podem ser contestados pelo ministério público a qualquer momento, que pode também pedir a devolução de todos os gastos que forem efetuados.

Só podem ser duas coisas: mais uma tremenda mancada de um dos assessores da prefeita, ou ela quer capitalizar sozinha a criação da secretaria.

Bom começo‏

Por Emplumadinho

O novo secretário de economia e finanças de Nova Iguaçu, Francisco Marcelo Barone, começou o seu trabalho seguindo o que reza a cartilha do bom administrador público: para não se comprometer com possíveis falcatruas passadas, deve ser feita uma auditoria completa, que ao final indicará os erros cometidos, e apontará os responsáveis.

De início, instaurou duas sindicâncias: uma, para apurar "os prejuízos causados ao erário devido a grande quantidade de créditos prescritos". A segunda, para "apurar responsabilidades pela não realização do processo licitatório em tempo hábil", em relação ao contrato 96/CPL/2007, publicado no diário oficial em 11 de fevereiro de 2010, pouco menos de dois meses antes de Lindbg-ARGH renunciar ao seu mandato. Este contrato rendeu à SIMPLESTEC INFORMÁTICA, no período de agosto de 2009 até janeiro de 2010, mais de R$ 454 mil, pelos quais deveria realizar "manutenção e modernização dos sistemas de administração" do município. Provavelmente foi assinado em caráter emergencial, e o novo secretário que saber o porquê.

Vamos aguardar as conclusões das sindicâncias, mas já pensaram se esta onda de investigar o motivo dos contratos emergenciais pega na prefeitura ?

Bem que poderia começar pelo lixo...

3.6.11

Sheila com a batata quente na mão

Por Claudia Maria

Mais uma vez peço desculpas pelo trocadilho infâme mas não dá para resistir. A vereadora Marli Silva tanto pressionou que conseguiu que a prefeita Sheila Gama entregasse a ela a direção da secretaria de Cultura. Para quem teve a frente da Educação e da Saúde é quase um "troco", ficar com a Cultura. Mas, Marli quer continuar na Câmara e matar dois coelhos com uma só cajadada. Para isso indicou o Batata, militante do PT iguaçuano e que já ocupou outros cargos no governo. Mas, mesmo no pequeno meio cultural da cidade o nome não foi muito bem aceito e periga Sheila ter que enfrentar outra manifestação, dessa vez mais cultural, digamos assim. Além disso, pelo histórico de Marli chegou a apostar que isso não vai dar certo. A vereadora vai ficar com o cargo, com a secretaria e, na reta final, apoiar o candidato que Lindberg quiser. Cuidado dona Sheila, a sua batata está assando! (cruzes)

Minha opinião

Acho que Bornier não vai emplacar. Cabral será o seu maio adversário. Isso não se rfere ao voto, mas diretamente na estrutura. Vamos aguardar.

Atenção!!!

Há quem foi nomeada no Posto de Saúde de Ouro Fino que está sendo investigada. A pessoa não trabalha e está na mira do MP. Ela e outros, inclusive pessoas graúdas... Depois vão reclamar por telefone.

Vergonha

Por Claudia Maria

Soube hoje, inclusive pelo Extra, que o ex-deputado federal, Rogerio Lisboa, vai aparecer ou já apareceu, no programa eleitoral elogiando o ex-prefeito Lindberg saúde zero de Farias. O moço se diz "orgulhoso" de ter participado do governo. Isso é realmente uma vergonha! Rogerio foi secretário de Obras de Lindberg e está citado com ele em pelo menos um processo dos mais de 500 que o senador deixou para trás. Rogerio mora em Nova Iguaçu e devia ter vergonha de ter participado desse governo que fechou escolas e hospitais. Gostaria de saber o que eles vêm quando se olham no espelho. Lamentável.

2.6.11

Injusto

Por Claudia Maria

Tenho sempre denunciado aqui a questão do Prontonil. Pois bem, a Prefeitura pagou dois meses do atrasado, ainda referente ao ano passado. Mas, isso foi o suficiente para o dono parar de falar publicamente contra a Prefeitura. Voltou a se recolher. Mas, continua não atendendo as crianças de Nova Iguaçu. Então, no meu ponto de vista, ele começa a errar tanto quanto a Prefeitura. Pune quem não deveria que são as crianças, se encolhe quando deveria denunciar.

Quero avisar as pessoas que procurarem o hospital se não forem atendidas, registrem queixa na delegacia por omissão de socorro, procurem o Ministério Público. Ele não pode negar atendimento. Postura como a que ele esta tendo agora foi que ajudou o prefeito Lindberg irresponsável de Farias a fechar o Hospital Iguaçu.

O que percebo é que ninguém está preocupado de verdade com a falta de atendimento das crianças. Cada um, prefeitura e dono do hospital, pensa apenas em si mesmo!

Em tempo

Por Claudia Maria

Ontem não deu tempo de comentar o que aconteceu no Paço. Pois bem, pela primeira vez em um ano a prefeita Sheila Gama se deu ao trabalho de descer e falar com os funcionários. Quem estava por lá diz que a moça fez um discurso "emocionado e corajoso". Na minha opinião ela está atrasada pelo menos um ano. Além disso, se tivesse recebido os funcionários quando procurada teria evitado o que aconteceu ontem.

Quanto sua fala dizendo que "pegou a Prefeitura falida", blá, blá, blá, o atraso para dizer isso é maior ainda. Até as pedras da rua sabiam disso mas ela continuava sem falar. Para mim não se trata de coragem mas de oportunismo. Até então ela ainda esperava o apoio de Lindberg, agora que já entendeu que não vai tê-lo, pelo menos não integralmente, resolveu falar do antecessor.

Outro fato que vale destacar é a fala dela de que "ainda estou no prazo para o plano de cargos e salários porque garanti para junho". Mais uma vez atrasada. Nos últimos meses os funcionários tentaram de tudo e foram jogados de um lado para o outro pelos secretários Werneck e Bacherini e por ela também. Portanto, discurso "corajoso e emocionado" uma ova! Já diria minha velha tia. Não sei o motivo de ela ter descido do pedestal mas coragem não tem nada a ver com isso.

1.6.11

Informe do Sindicato 2

Informe do Sindicato

Secretário pediu pra sair‏

Por Emplumadinho

O secretário de economia e finanças de Nova Iguaçu, Walter Jobe, foi substituído hoje por Francisco Marcelo Garritano Barone do Nascimento, que é um jovem com sólida formação técnica em Administração Pública, sendo inclusive professor de curso de mestrado da Fundação Getúlio Vargas.

Embora ele não pareça ter tido nenhuma experiência prática em uma cidade do porte de Nova Iguaçu, com certeza vai poder provar logo, logo o seu valor.

Ao novo secretário, e àquele que sai, nossos sinceros votos de boa sorte.

Aliás, o senhor Francisco Barone (parece nome de rua) já tem o seu primeiro grande desafio: atingir a meta de arrecadação prevista no orçamento de 2010. Saiu hoje, no diário oficial, o relatório da execução orçamentária até o mês de abril, e sobre ele faço as seguintes observações:

1)A total a ser arrecadado, inicialmente , era de R$ 1 bilhão 146 milhões; hoje, caiu quase R$ 33 milhões, ou aproximadamente 3%;

2)Foi arrecadada uma média mensal aproximada de R$ 69 milhões. Para que possa ser cumprida a meta, já atualizada, Nova Iguaçu precisará arrecadar, em média, quase R$ 105 milhões ao mês;

3)O que chama mais atenção, porém, é o que acontece com a Assistência Social do município: apesar de ter o seu orçamento anual aumentado de R$ 13,2 milhões para R$ 15,8 milhões, e tendo recebido até o mês de abril quase R$ 900 mil, sabem quanto foi gasto em "Assistência ao Idoso" e "Assistência aos portadores de deficiência" ?

ZEEEEEERRRRRO !!!!!

Bornier e Garotinho‏

Por Emplumadinho

Parece que a união dos dois está mesmo acertada. E nem será necessário Bornier sair do PMDB, uma vez que Jorge Picciani, que é quem manda de fato no partido no estado, já manifestou concordância. A Sergio Cabral, caberá engolir Garotinho como já engolira Lindberg.

Além disso, Bornier tem a seu favor o bom relacionamento com os manda-chuvas do partido em Brasilia. Não custa nada lembrar que ele é o ÚNICO político do Rio de Janeiro na executiva nacional do PMDB.

Será que agora vai ?!?‏

Por Emplumadinho

A atitude da prefeita Sheila Gama ontem, ao descer de seu gabinete, assumir o microfone e conversar com os servidores, independente do mérito da questão e do que foi dito, foi corajosa e emblemática, pois parece demonstrar que, finalmente, ela vai parar de esconder as mazelas que herdou de Lindb-ARGH.

Se fosse abordada na rua, ou em uma das muitas solenidades a que comparece, poderíamos dizer que ela teve uma reação emocional. Porém, ontem a prefeita teve tempo de refletir antes de ir ao encontro dos manifestantes, e certamente pesou as consequências administrativas e políticas deste ato.

Agora, ao expor publicamente esta mudança de atitude, fica claro também que ela já não conta mais com o apoio do ex-prefeito para 2012.

De qualquer forma, mesmo sendo uma decisão tardia, tomada mais de um ano depois de assumir, lembro que nunca é tarde para se começar a fazer o que é certo

PREFEITA GARANTE QUE VAI IMPLANTAR O PCSV‏

Durante manifestação realizada nesta terça feira (31/05) no paço municipal, que contou com cerca de 500 Servidores, a prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, veio ao encontro do grupo de servidores e da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Iguaçu e garantiu que a partir de junho começa a ser implantado o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. Uma reunião será marcada nos próximos dias para definir a formação de uma comissão de acompanhamento. O plano irá beneficiar cerca de 3.500 servidores.

Sheila Gama explicou que está trabalhando sempre com o intuito de oferecer bons salários aos servidores, mas lembrou que a Prefeitura passa por dificuldades financeiras. “Trabalho dia e noite para contornar diversos problemas, pois lido com o dinheiro público. Se eu pudesse, daria o melhor aumento para os servidores, mas infelizmente não posso. A Prefeitura está sem dinheiro. Prometi o plano para junho e estou cumprindo. Vamos implantá-lo paulatinamente ate dezembro”, disse.

A prefeita enfatizou ainda que recebeu o município com um rombo de R$ 400 milhões no Previni (Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu). A Prefeitura paga mensalmente R$ 3 milhões ao órgão para que os salários dos pensionistas e aposentados não atrasem. “Não faço aqui política partidária, mas sim a política de respeito aos funcionários públicos. Estou há um ano e um mês no governo e não assumo compromissos que não posso cumprir. Sou uma mulher que não abandona o trabalho. Quero dizer que estou ao lado de vocês, pois também quero mudar esse quadro de salários baixos”, arrematou.

A presidente do Sindicato, Elzi de Oliveira Soares, avaliou como positivo o fato de Sheila Gama ter conversado com os servidores e esclarecido algumas dúvidas. “A atitude da prefeita mostrou que ela está disposta a negociar, e o Sindicato também, pois esse é o caminho. Ela falou o que nós queríamos ouvir e garantiu que o plano será implantado de junho a dezembro”, concluiu, destacando que possíveis paralisações no serviço público estão suspensas. O vigia Altamiro Sarmento também ficou satisfeito com o desfecho das negociações: “Os prefeitos anteriores não nos atendiam. A prefeita foi para o paço e nos garantiu a implantação do plano de cargos e salários. Agora é só aguardar e acompanhar”, resumiu.