Por Emplumadinho
Pelo andar da carruagem, Nova Iguaçu terá mesmo 29 vereadores a partir de 2012. Esta é a quantidade máxima que a Constituição estabelece para municípios na nossa faixa populacional.
Como disse, a Carta Magna estabelece o máximo, cabendo aos próprios municípios determinar a quantidade exata. No caso de Nova Iguaçu, a Lei Orgânica prevê que a quantidade de vereadores será a máxima permitida pela Constituição. Assim, caso os vereadores não aprovem um projeto determinando outro número, teremos mesmo 29 vereadores.
Particularmente, sou contrário ao aumento do número de cadeiras com a Câmara recebendo o mesmo repasse da Prefeitura, pois vai aumentar ainda mais a dependência dos vereadores em relação ao Poder Executivo e seus numerosos cargos.
Porém, o que eu penso e nada é a mesma coisa, afinal, aqueles diretamente envolvidos serão todos beneficiados: o prefeito, que terá muito menos problemas com o Legislativo; os candidatos (incluindo os vereadores), que serão eleitos mais facilmente e os responsáveis pelos partidos, que elegerão bancadas maiores.
Fiz algumas simulações, por curiosidade:
1_Em 2008, com 21 vagas, o quociente eleitoral (quantidade de votos que um partido precisou para eleger um vereador) foi de 19.577. Se fossem 29 cadeiras, cairia para 14.176 votos;
2_A seguir, o total de vereadores eleitos por partido em 2008 e como seria com 29 vagas:
PARTIDO
21
29
DEM+PV
5
7
PT+PSB
3
4
PSDC+PMDB
3
3
PR+PT DO B
2
2
PSL+PPS
2
2
PSDB
2
2
PRB+PTB
1
2
PSC+PMN
1
2
PC DO B + PTN
1
2
PDT
1
1
PRP+PRTB
0
1
PP+PHS
0
1
Assim, teríamos na Câmara, além dos atuais vereadores, Birro, Berriel (ou Sodré, que é o seu suplente), Waguinho Neguinho, Fernandinho Moquetá, Jura e Eduardo do Doce.
Nenhum comentário:
Postar um comentário