27.5.13

Saneamento, drenagem e pavimentação

         Bornier investe pesado em obras para erradicar
          doenças que ainda afetam bairros abandonados

 Acompanhado da secretária de Obras, Carla Neves, Nelson Bornier chega ao bairro Figueira II para inspecionar o projeto BairroNovo.JPG
                 Bornier e a secretária de Obras, Carla Neves

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, meteu literalmente o pé na lama, neste final de semana. Ele inspecionou 11 quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação, que já chegaram aos bairros Rodilândia I e II, em Austin, e Figueira, em Miguel Couto, beneficiando cerca de 15 mil moradores.

         Os dois projetos fazem parte do Programa “Bairro Novo”, uma parceria com o governo do Estado e que tem financiamento do Banco do Brasil. Segundo a secretária municipal de Obras, Carla Neves, com apenas quatro meses à frente da prefeitura, Bornier já tem prontos outros 35 projetos de obras que deverão contemplar, até o final do mandato, cerca de mil ruas, o equivalente a 135 quilômetros de saneamento, drenagem e pavimentação em toda cidade.

         “A meta é contemplar, já neste governo, um quarto das ruas de Nova Iguaçu, ainda sem saneamento, usando recursos próprios, municipais. Já o governo do estado nos ajudaria, executando obras também em mais um quarto de ruas da cidade, na mesma situação e no mesmo período”, explicou a secretária.  

         Na avaliação do secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, que também acompanhou a comitiva do prefeito, a falta de saneamento interfere na qualidade de vida da população das comunidades mais pobres, afetando sobremaneira as crianças, geralmente vítimas de quadro sério de diarreia, sobretudo menores de cinco anos.

         Um dos mais renomados ortopedistas da Baixada Fluminense, Luizinho, como é chamado o secretário, explicou que saneamento básico é a primeira medida de saúde pública a ser adotada para a preservação da qualidade de vida da população.

 “Dar acesso ao saneamento, à rede de esgoto, de água potável, por exemplo, é fundamental para a gente acabar com doenças do século passado, mas que infelizmente ainda infestam as nossas crianças e idosos”, explicou o secretário. Ele disse ainda que 50% do atendimento médico na área da pediatria poderiam ser evitados se houvesse uma rede grande de saneamento na cidade.

         Bornier chegou a Rodilândia acompanhado da secretária de Obras, Carla Neves, e do vereador Fábio Rodilândia. Além dos cinco quilômetros de obras em 25 ruas do bairro, o prefeito anunciou também a licitação pública, já nesta semana, para a construção, na mesma região, do Colégio Municipal, que terá dez salas de aula e capacidade para 800 alunos, bem como campo de futebol, quadra coberta com vestiário e área de lazer para a comunidade.

          “A última vez que um benefício chegou a este bairro foi ainda no governo passado de Nelson Bornier. Depois disso, não houve mais investimento por aqui”, afirmou Carla Neves. Segundo ela, a população não dispõe nem sequer de creche e a única escola pública (Odir de Araújo) só tem espaço para receber 260 alunos.

         “O bairro estava, de fato, abandonado. Os políticos que passaram por aqui, sempre prometiam fazer obras, mas depois de eleitos ou reeleitos, desapareciam”, alfinetou Fabio Rodilândia.

         Detentor do pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município, o bairro Figueira II também está recebendo cerca de seis quilômetros de obras de saneamento, drenagem e pavimentação, num total de 28 ruas. “Aqui é um dos poucos lugares de Nova Iguaçu ainda com valas negras a céu aberto”, observou Carla Neves, anunciando também a construção, em breve, de uma creche e área de lazer para a comunidade da região.

         Para o vereador Gerciano, o bairro só aparecia na mídia por seu estado de abandono e miséria. “Com Bornier, este quadro de penúria vai acabar. Agora, me sinto honrado em fazer parte de um governo que se mostra realmente envolvido e preocupado com os problemas crônicos da nossa cidade”, disse.

           Na avaliação de Bornier existem ainda em Nova Iguaçu muitos bairros precisando da presença do governo. “Aqui, a situação é realmente muito preocupante, a ponto de os moradores não acreditarem mais que fosse possível receber as obras que estamos trazendo para esta região. Mas, se Deus quiser e se depender do meu governo, a qualidade de vida, aqui, vai melhorar”, prometeu o prefeito Bornier, ao lado do Líder do Governo na Câmara, vereador Carlão Chambarelli.

2 comentários:

Amigo disse...

Meu caro amigo almeida ñ vejo a hora do meu vereador predileto mauricio morais junto com o nosso prefeito bornier.fazer a tão sonhada obra na rua roselaine ramos,no conjunto rosa branca palhada.eu sabia q essa fidelidade do mauricio ao bornier iria da enredo de um belo samba.nois aqui da palhada estamos aguardando de braços abertos a nossa obra!!!!!

Unknown disse...

Prezado

Bairro de FIGUEIRAS FAz PARTE DO TERRITÓRIO DA URG DE VILA DE CAVA.

URG Vila de Cava [editar]
A URG Vila de Cava encontra-se em uma área total de 30,8867 km2 e é composta pelos bairros: Vila de Cava, Santa Rita, Rancho Fundo, Figueira, Iguaçu Velho e Jardim Corumbá.
Entre os bairros não-oficiais estão Bairro Amaral; Monte Castelo; Jardim Nazaré, Nova Brasília (Vila de Cava); Gerard Danon (Corumbá); Vila Iguaçuana (Santa Rita).
URG Miguel Couto [editar]
A URG Miguel Couto encontra-se em uma área total de 16,6876 km2 e é composta pelos bairros: Miguel Couto, Boa Esperança, Parque Ambaí, Grama e Geneciano.