21.5.13

Atendendo um pedido

"EXPOSIÇÃO LISBOA E RIO DE JANEIRO: BAIXA E CATETE EM TEMPO REAL

Brasil e Portugal são países irmãos, com uma História toda entrelaçada por caravelas, culturas, descobertas, reinados e independências.
O Museu da República, a Universidade Lusófona de Humanidade e Tecnologias, o SESI Cultural e o SENAI Maracanã, estão criando uma nova relação entre os dois países, com uma ponte tecnológica na Exposição “Lisboa e Rio de Janeiro: Baixa e Catete em Tempo Real”.
A exposição propõe um espaço interpretativo sobre a Baixa Pombalina, o coração cultural de Lisboa desde o século XVII e o bairro do Catete, coração política da história republicana do Brasil.
O visitante vai poder participar de várias experiências multimídias produzidas para a exposição:

Kinect – O visitante será identificado e reconhecido pelo equipamento. Seus movimentos gestuais são imitados por um Avatar do Marques de Pombal ou de Fernando Pessoa e exibidos em monitor.

Realidade Aumentada – Um mural estilizado da Baixa Pombalina incorpora objetos em 3D e animações com conteúdos da exposição. Estes objetos podem ser acessados de dispositivos móveis.

Exposição em Tempo Real – Um monitor exibe em tempo real a exposição que está ocorrendo em Lisboa e uma webcam transmite as imagens da exposição do Rio para Lisboa. O visitante do Rio pode interagir com o visitante de Lisboa ao vivo e trocar impressões sobre a exposição.

QRCode – Exibe vídeos e informações complementares à exposição, onde o visitante pode acessar posicionando seu smartphone com leitor de QRCode.

Redes Sociais – Exibe ferramentas do Twitter e do facebook que possibilitam ao visitante usuário compartilhar sua experiência na exposição.

Com esta Exposição as histórias do Brasil e de Portugal estão agora ligadas pela tecnologia “em tempo real”.
Como disse o nosso grande compositor e escritor Chico Buarque :
É... “...O rio Amazonas / que corre Trás-os-montes / E numa pororoca / Deságua no Tejo”.

Serviço:
Exposição “Lisboa e Rio de Janeiro: Baixa e Catete em tempo real”
Local – Museu da República (Palácio do Catete)
Rua do Catete, 153 - Catete - Rio de Janeiro
Horário – Terça a Sexta-feira, de 10 às 17 horas
Sábados, domingos e feriados, de 14 às 18 horas
Entrada – R$ 6,00
Estudantes têm 50% de desconto
Maiores de 60 e crianças até 10 anos não pagam
Quartas-feiras e domingos com entrada franca

Duração - 05/03 até 10/06 de 2013".

Nenhum comentário: