8.5.13

Da assessoria de Imprensa

"Prefeitura faz mutirão com moradores de rua
A manhã desta quarta-feira (8/5) foi voltada para a promoção da cidadania de pessoas que vivem em situação de rua, em Nova Iguaçu. A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, deu boas vindas e participou de um café da manhã com 70 usuários do Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua (Centro Pop).
Após a palestra de abertura, a equipe de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos orientaram os presentes. De acordo com Cristina Quaresma, o principal objetivo do trabalho no Centro Pop é resgatar a dignidade dos usuários do espaço. “Queremos que as pessoas deixem de viver nas ruas. Nosso trabalho está focado para que todos voltem ao mercado de trabalho e recuperem a autoestima. Dessa forma, eles poderão escrever um novo capítulo em suas vidas”, destacou a secretária.
Um mutirão para retirada de documentos foi realizado com apoio da Fundação Leão XIII. A ação gerou boas expectativas para Nax Antônio da Costa, de 53 anos, que procura por emprego, mas não consegue ser admitido por ter perdido toda sua documentação. “Fui viver nas ruas depois de uma forte depressão que sofri com a morte do meu pai. Não volto para casa porque tenho vergonha da minha situação. Mas estou com esperança. Aqui, vou conseguir a ajuda que tanto preciso para me reerguer e voltar a ter uma vida saudável”, afirma.
Uma equipe do programa Consultório de Rua, da Secretaria de Saúde, também participou da ação, oferecendo acesso e cuidados em saúde e saúde mental. No final da atividade, a secretária fez um apelo para a população iguaçuana. “Precisamos reerguer esses cidadãos. Nosso trabalho é cuidar dessas pessoas e acabar com a discriminação. Todos precisam ser respeitados”, concluiu.
Além de orientação, os usuários do Centro Pop recebem alimentação, roupas novas e quando retiram a segunda via dos seus documentos, são inscritos nos programas do Governo Federal, como o Bolsa Família. Cerca de 100 pessoas passam pelo espaço, diariamente. O Centro Pop fica na Rua Otávio Tarquino, nº 895, no Centro" 

Nenhum comentário: