13.5.13

Construção Civil

         "Mais de três milhões de pessoas que vivem na Baixada Fluminense podem ser beneficiadas por meio do “2º Encontro da Construção Civil e Prefeituras”, que aconteceu hoje, em Duque de Caxias. Para debater ideias e discutir as principais questões sobre as políticas de investimento no Programa Minha Casa Minha Vida, o vice-governador Luiz Fernando Pezão se reuniu com o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier; de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso; de Belford Roxo, Dennis Dauttmann; de Queimados, Max Lemos; e de Nilópolis, Alessandro Calazans. O objetivo é somar forças com os prefeitos da região para combater o déficit habitacional, além de construir uma Política Nacional de Habitação planejada e baseada no longo prazo. O Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, foi lançado em 2009 e que já totaliza mais de 2,5 milhões de unidades habitacionais contratadas.


Pezão declarou que este é o melhor programa já concebido, porque dá crédito a uma faixa de renda, de zero a três salários mínimos, que nunca teve vez. “O Programa deveria ser protegido por uma lei federal que o garantisse por muitos anos para pagar a dívida que nós temos com a população. Os prefeitos são fundamentais para a implementação do Programa, que irá contribuir para a minimização de um grave problema social, que é a falta de moradia”, enfatizou o vice-governado.
Bornier acredita que com a união entre os governos Federal, Estadual e Municipal o Programa irá deslanchar. “Já assistimos grandes tragédias, culpa da ocupação desordenada em encostas, margens dos rios e beira dos valões. Não podemos ficar de braços cruzados, precisamos oferecer local digno às famílias desamparadas, que lutam há anos por uma moradia. Mas para isso, precisamos de infraestrutura e planejamento. É possível sim mudar a realidade dessas pessoas e, ao mesmo, provocar o desenvolvimento da Baixada Fluminense”, disse o prefeito de Nova Iguaçu, que foi acompanhado do secretário Municipal Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone.
De acordo com o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Cláudio Martins, desde o início do Programa, foram contratadas 28.106 unidades habitacionais na Baixada Fluminense, sendo que 7.760 já foram entregues e outras 20.346 encontram-se em produção. “Esses números representam, além do atendimento às famílias, um investimento de quase R$ 2 bilhões na região, com geração de empregos, impostos e outros benefícios proporcionados pela cadeia produtiva da construção civil”, ressaltou Cláudio Martins.
O evento, realizado de 9 às 16h, foi repleto de palestras do subsecretário Estadual de Projetos de Urbanismo, Vicente Loureiro; do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio); Roberto Kauffmann; do diretor Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Teotônio Rezende; e do presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro, o prefeito Max Lemos. A programação contou, ainda, com Fórum Técnico da Superintendência Regional e das Áreas Técnicas da Caixa, além de debates e encaminhamento de propostas".
Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Thiago Rachid disse...

Almeida, o blog está ótimo, com bastante informação da Cidade. Parabéns!