27.5.13

Esportes

Bornier distribui uniforme e oferece 
exame clínico aos atletas de Handebol
                                                                        Foto de Charles Souza
 _DSC0182.JPG 
Para representar o Estado do Rio de Janeiro nos Jogos Abertos Brasileiros (JABS), em Criciúma, Santa Catarina, o prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, entregou uniformes para os 28 atletas do Nova Iguaçu Handebol Clube, do Colégio Estadual Antônio da Silva (CEAS). A distribuição para as equipes masculinas e femininas aconteceu na última sexta-feira (24.04), na Vila Olímpica, no Centro. A Prefeitura de Nova Iguaçu apoiou, ainda, com exame clínico para todos os atletas. O projeto “Educar através do Esporte é Transformação Social”, que existe há 27 anos, é uma realização da CCR Nova Dutra.
 “Eu faço questão de apoiar esse tipo de iniciativa e acho que grandes empresas e concessionárias deveriam investir mais em projetos sociais. Esse trabalho resgata o cidadão e garante um futuro melhor para os jovens”, destacou Bornier, que fez a entrega simbólica a um dos percussores do handebol na Baixada Fluminense Filojônio Santos. “O esporte em Nova Iguaçu estava esquecido. Com o novo governo, ganhamos um prefeito e um secretário Municipal de Esporte e Lazer preocupados e presentes. Esse apoio da Prefeitura é de extrema importância porque nos ajuda a tirar os adolescentes das ruas e da marginalidade”, ressaltou.
O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, revelou que acompanha o trabalho do CEAS há muito tempo e que o handebol praticado desde as categorias de base até a categoria adulto, atualmente, é uma referência nacional. “Não é por acaso que eles irão representar o Estado do Rio nos JABS. Parabenizo a todos que, de alguma forma, contribuem para o sucesso desse projeto”, disse o secretário.
Hoje, o CEAS, que oferece cinco categorias - mirim, infantil, cadete, juvenil e adulto, é considerado o principal time da modalidade do Estado, acumulando medalhas em competições como o Campeonato Estadual de Clubes (Carioca) e o Campeonato Sul-Americano de Handebol, que rendeu a medalha de prata. Nos Jogos Abertos do Interior (JAE), no ano passado, em Vitória, Espírito Santo, o feminino foi vice-campeão e o masculino ficou com 3º lugar. Nos Jogos da Baixada, neste mês, em Duque de Caxias, ambos conquistaram a quarta posição.
O fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Handebol e jogador do CEAS, Walber Camilo, e um dos técnicos do CEAS, o professor de Handebol Alexandre Abreu, são frutos do projeto. “Treinamos em nível de Seleção Brasileira, mas, ainda assim, o principal objetivo não são as medalhas, e sim os valores transmitidos pelo esporte. O projeto fomenta a formação esportiva e cultural de crianças e jovens”, enfatizou Alexandre Abreu.
Wallace Sebastian Trilha da Silva, 19 anos, morador de Comendador Soares, treina há oito anos e já é considerado uma das promessas do CEAS. O atleta, campeão brasileiro e vice-campeão no sul-americano, ambas em 2008, já recebeu convite de duas universidades fluminenses para treinar e estudar com bolsa de 100%. “Com o projeto, passei a me dedicar mais aos estudos, ganhei cidadania e visibilidade. Me orgulho de ter um prefeito que dá valor e entende a importância do esporte”, finalizou Wallace.
REINAUGURAÇÃO: Bornier aproveitou a visita à Vila Olímpica para conferir as obras de reforma da quadra, que estava interditada desde o governo passado. De acordo com o secretário Adriano Santos, a Prefeitura de Nova Iguaçu montou um projeto para voltar a contar com o apoio da Vale do Rio Doce, que liberou uma verba de R$ 132 mil. As obras incluem troca do telhado e do piso (taco), reforma dos banheiros e vestiários, pintura interna e externa. A reinauguração da quadra está prevista para o dia 22 de junho, quando irá reunir grandes nomes do futsal para um jogo profissional. Entre os atletas convidados estão Odair, Vander Carioca, Waguinho, Chuff, Guto e Jorge Bororó.

Nenhum comentário: